Rotina de autocuidado para empreendedores

Homem respirando fundo

Saiba como ter uma rotina focada no seu autocuidado.

Empreender é uma decisão bastante corajosa, pois demanda grande dedicação a empresa para alcançar o sucesso. Nessa jornada, muitas vezes árdua, nem todo empreendedor se atenta para algo essencial: o autocuidado. A rotina corrida do dia a dia pode fazer com que os empresários descuidem de coisas básicas, como fazer boas refeições e manter uma boa relação com os familiares.

Cuidar de si mesmo é essencial para ter energia e criatividade para realizar seu trabalho com mais interesse e possibilidade de sucesso. Estar à frente de uma empresa, independentemente do porte, pode ser bastante estressante e exigir muito de si.

Para os empreendedores que chegaram aqui cheios de dúvidas sobre como conciliar autocuidado com o trabalho sem-fim de gerir uma empresa, daremos dicas preciosas. Acompanhe!

O que é autocuidado?

Autocuidado é um termo bastante utilizado na área da saúde. Refere-se a ações feitas pelo próprio indivíduo para preservar a sua saúde, evitando o desenvolvimento de enfermidades. No escopo do autocuidado estão as necessidades fisiológicas básicas, como se alimentar, beber água e dormir, e necessidades emocionais como interagir socialmente. 

Muito se tem falado sobre autocuidado nos últimos anos devido à compreensão de que cuidar bem de si mesmo é essencial para viver mais e melhor. O conceito tem abrangido seus horizontes, indo além de ter uma alimentação balanceada e praticar atividade física. Hoje em dia, o autocuidado também tem relação com estar focado em suas emoções e desenvolver relacionamentos saudáveis.

Rotina de autocuidado para empreendedores 

Ser empreendedor não é simples, além de ter uma grande responsabilidade demanda muito tempo dedicado ao trabalho. Nessa configuração é extremamente importante conseguir desenvolver uma rotina de autocuidado com foco na saúde mental, física e emocional. A seguir listamos dicas de como ter uma rotina focada no seu autocuidado. 

1. Respire e relaxe

A primeira dica é relativamente simples, você só precisa respirar profundamente para que possa relaxar. Prestar atenção à sua respiração pode trazer uma série de benefícios, como reduzir o estresse, por exemplo. Para isso, foque em manter uma respiração controlada e consciente.

A respiração curta contribui para potencializar a ansiedade enquanto a respiração profunda ajuda a desacelerar os batimentos cardíacos. Isso permite estabilizar a pressão arterial. Tenha em mente que para ser mais produtivo é fundamental reduzir o ritmo. Procure fazer pausas ao longo do dia apenas para respirar profundamente e relaxar. 

2. Pratique atividade física

A atividade física é importante para a redução do estresse, melhorando, assim, a sua qualidade de vida. Um adulto precisa, em média, de 150 minutos semanais de atividade física. Para quem se assustou com esse número, esclarecemos que esses minutos podem ser divididos em períodos curtos de 10 a 20 minutos diários no decorrer da semana.

Também ressaltamos que você não precisa se matricular em uma academia para iniciar as suas atividades físicas. Passear com seu cachorro ou simplesmente caminhar no entorno da empresa já conta como exercício físico. A prática regular de exercícios aeróbicos ativa a área do cérebro responsável pelo aprendizado e memória. 

3. Invista na sua qualidade do sono

Falta de sono pode afetar consideravelmente a sua saúde mental, além de reduzir a sua produtividade e aumentar o risco de acidentes. Trabalhar durante a noite pode parecer uma forma de adiantar as tarefas da empresa, mas qual é o custo para a sua saúde?

O ideal é ter uma rotina em que estejam incluídos bons hábitos de sono. Caso você não consiga dormir 8 horas contínuas pode tirar cochilos de 10 a 30 minutos durante o dia. 

Para boa parte dos adultos a recomendação é dormir de 7 e 9 horas por noite. No entanto, mais do que se atentar para a quantidade de horas, é essencial observar a qualidade desse sono. Algumas pessoas dormem 8 horas por noite e, ainda assim, acordam sonolentas de manhã. 

4. Alimentação balanceada

Ter uma alimentação saudável e balanceada é importante para ser uma pessoa mais produtiva. Muitos empreendedores acabam se alimentando muito de fast food e alimentos pouco saudáveis porque acreditam não ter tempo para serem saudáveis. No entanto, além de esse hábito ser prejudicial para a saúde, não te dá a energia necessária para trabalhar bem. 

Com um pouco de organização é possível tornar a sua alimentação mais saudável e alinhada com as suas necessidades nutricionais. Se possível, consulte um nutricionista para entender quais são as necessidades do seu organismo. Tente se organizar para cozinhar sua comida em um dia específico da semana ou então invista na compra de marmitas saudáveis. 

Ter uma dieta balanceada ajudará a preservar a sua saúde e também a melhorar sua produtividade. Saiba que o que você come impacta diretamente o seu desempenho cognitivo. Evite o consumo demasiado de alimentos com baixo valor nutricional e estabeleça uma forma de ter pequenos lanches disponíveis ao longo do dia. 

5. Interaja socialmente

A sensação de solidão pode prejudicar a saúde física e psicológica. Quando um profissional deixa de ser empregado em uma empresa para se tornar empreendedor, passa a dispor de menos tempo livre para interações sociais. Muitos empreendedores se sentem ocupados durante 24 horas por dia, sete dias por semana. 

Se essa é a sua realidade, saiba que um importante autocuidado a ser inserido na sua rotina é o de interagir socialmente com outras pessoas. Você pode ir a um café para trabalhar ou mesmo promover reuniões com outros empreendedores locais para debater temas relevantes. Busque formas de tornar a sua vida o mais sociável possível, interagindo com outras pessoas. 

6. Tenha um tempo para tomar sol

Essa dica pareceu curiosa? Saiba que tomar uma dose de sol diariamente é essencial para se manter saudável, física e emocionalmente. Tomar sol te permite absorver vitamina D e ainda te ajuda a se sentir mais contente.

Aproveite que você é o seu próprio chefe e permita-se colocar a sua cadeira de trabalho mais próxima da janela.  Caso sua sala seja um ambiente sem janelas, saiba que precisa corrigir isso o quanto antes. 

7. Tenha um bom espaço de trabalho

Já que você vai passar um bom tempo do seu dia no trabalho é essencial que este ambiente seja confortável e bem pensado para atender às suas necessidades. Invista em uma decoração agradável e em móveis ergonômicos. Adicionar plantas ao ambiente contribui para criar uma sensação de um ambiente mais vivo. Tudo o que puder ser melhorado pode e deve ser repensado. 

Gostou dessas dicas de autocuidado? Aplique em seu dia a dia!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63