Entenda como funciona a dinâmica das flores e seus principais benefícios

Dinâmica das Flores Saiba como funciona a Dinâmica das Flores

 

A dinâmica das flores é uma atividade que incentiva a interação e comunicação entre pessoas que ainda não se conhecem, evitando que este contato inicial seja engessado ou esquisito. O objetivo da dinâmica é quebrar o gelo do primeiro encontro, e fazer com que as pessoas se movimentem para se conhecer.

Esta é uma dinâmica que auxilia um grupo a se unir e quebrar as barreiras do primeiro encontro, além de fazer com que os participantes tenham pensamentos positivos em relação ao objetivo da ação.

Continue a leitura e veja como esta poderosa dinâmica funciona, bem como seus principais benefícios para todas as pessoas e ambientes em que ela for aplicada. 

Baixe aqui o nosso manual completo sobre

Dinâmicas

Iamgem ebook

Como funciona a dinâmica das flores?

Entenda a seguir, como funciona e de que maneira você pode aplicar a dinâmica das flores, seja na sua empresa, em casa, em um encontro com os amigos, ou nos locais onde você acreditar que ela verdadeiramente fará a diferença. 

Separe cinco flores de cores diferentes. Elas podem ser feitas de papel, plástico ou qualquer material de sua preferência. Como sugestão de cor, destaque para as opções: vermelho, amarelo, azul, verde e laranja, que representam simbolicamente as ações do treinamento.

Edson Ponik criou um roteiro de história para que essa dinâmica fosse aplicada, de modo a garantir que a aplicação da atividade seja feita corretamente. Esse roteiro deverá ser contado por um instrutor, ao som de músicas relaxantes e calmas.

A ideia é fazer com que o instrutor conte a história enquanto cada participante da atividade segura uma flor nas mãos. Quando o coordenador disser uma ação e uma cor, as pessoas que estão com a cor citada na história farão o que a ação pede, garantindo a interação. Conheça a história que completa a dinâmica das flores:

“Era uma vez um jardim encantado. Neste jardim havia muitos canteiros. Em cada um deles havia flores de todos os tipos, tamanhos, cores e com variados e deliciosos perfumes. Neste jardim encantado não chovia, embora todas as flores necessitassem de muita água para viver. Por não chover no jardim encantado, as próprias flores desenvolveram a capacidade de se transformar em jardineiras. Assim, elas sobreviviam regando umas às outras com gotas de água de diferentes tipos.

Havia no jardim encantado um tipo de gota de água que se chamava Olhar Carinhoso. Estas gotas eram produzidas e distribuídas pelas flores Azuis. Todos os dias, de manhã bem cedinho, as flores Azuis se transformavam em jardineiras e regavam cada uma de suas amigas com as gotas de Olhar Carinhoso para viver aquele dia.

Outra espécie de água chamava-se Palavra de Ânimo, estas gotas eram produzidas e distribuídas pelas flores Verdes, da mesma forma como a anterior, estas espalhavam entre as companheiras Palavra de Ânimo, que eram sussurradas no ouvido de cada flor do jardim.

Diariamente todas as flores precisavam de gotas de água chamadas Um Aperto de Mão, estas eram produzidas e distribuídas pelas flores Laranja. A cada altura do dia elas se transformavam em jardineiras e espalhavam Apertos de Mão carinhosos para cada uma das flores.

As flores do jardim encantado eram regadas com gotas conhecidas por Carinho no Rosto, quem as produzia e distribuía eram as flores Amarelas. Havia ainda gotas muito especiais que as flores jardineiras precisavam muito, estas eram produzidas e distribuídas pelas flores Vermelhas. Todas as flores esperavam com ansiedade a visita das flores Vermelhas. As gotas que elas distribuíam chamavam-se: Abraço Cheio de Amor.

E assim, as flores do jardim encantado viviam muito felizes. Todas davam e recebiam as gotas necessárias para viver uma troca ilimitada. As flores do jardim viviam muitos anos, esbanjando cores e formas lindas até desaparecerem felizes para dar lugar às novas flores que nasciam diariamente. Estas flores logo davam e recebiam as gotas especiais que faziam daquele jardim um lugar Encantado.”

Entendendo a história da dinâmica das flores

Como eu disse mais acima, esta história que acabei de apresentar é contada pelo responsável por conduzir a dinâmica e cada um de seus parágrafos contém as instruções e ações que devem ser realizadas pelos demais participantes, ou seja, quem está com as flores:

  • Azuis: deve lançar um olhar carinhoso para os demais participantes que estão com as outras cores de flores nas mãos;
  • Verdes: contempla seus colegas com uma palavra de ânimo, que deve ser sussurrada em seu ouvido;
  • Laranja: deve oferecer um aperto de mão, que demonstre carinho, afeto e compreensão aos demais;
  • Amarelas: oferece aos colegas um carinho no rosto;
  • Vermelhas: abraços cheios de amor é o que os participantes com as flores vermelhas nas mãos devem oferecer a seus colegas. 

Principais benefícios da dinâmica das flores

Continue a leitura e veja quais são os principais benefícios obtidos ao aplicar a dinâmica das flores. 

Interação

Independentemente se as pessoas se conhecem ou não, algo de importante que a dinâmica das flores proporciona e a interação entre estas. Trata-se de um forma verdadeiramente eficiente de quebrar o gelo inicial que existe em determinados contextos, levando todos a se conhecerem e, a partir disso, construir relações saudáveis, principalmente nos ambientes organizacionais. 

Pensamentos positivos

A partir do momento que cada participante tem a missão de fazer ou dizer algo positivo aos demais, estas ações, por si só, já fazem com que a mente de todos seja rodeada de bons pensamentos e boas sensações, o que contribui ainda mais para que a interação entre todos seja cada vez maior. 

Clique aqui e tenha acesso a mais de 30 dinâmicas incríveis!
São Dinâmicas escolhidas a dedo para te ajudar em todas as situações!

Acolhimento e fortalecimento

Acredito que um dos principais benefícios que a aplicação desta dinâmica traz para todos os seus participantes é a sensação de acolhimento que ela desperta. Digo isso, pois cada um de nós, diariamente, enfrenta desafios e dificuldades, que muitas vezes as pessoas ao nosso redor não têm o menor conhecimento. 

Assim, a partir do momento que temos a oportunidade de participar de uma experiência poderosa como esta, em que ouvimos palavras de incentivo, que recebemos um olhar carinhoso, um abraço apertado, um aperto de mão bem forte e um carinho no rosto, além de nos conectarmos verdadeiramente com estas pessoas nós também nos sentimos melhores, sentimos que não estamos sozinhos no mundo, que podemos contar com aqueles que nos amam verdadeiramente, e, em consequência disso, nos sentimos fortalecidos para superar nossos desafios e nos tornarmos indivíduos vencedores. 

Momentos como este são importantes também, pois nos proporcionam bem-estar em meio à correria que vivemos em nosso dia a dia, em que não temos tempo nem para cuidar de nós mesmos. Neste sentido, poder contar com demonstrações de carinho, vindo de pessoas que muitas vezes nem conhecemos muito bem, pode ser o incentivo que falta para não desistirmos e continuarmos lutando bravamente pelos nossos sonhos e objetivos, não é mesmo?!

O que você achou dessa ideia? Pronto para sugerir na próxima integração de colaboradores na sua empresa? Deixe um comentário com a sua opinião sobre o assunto e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de continuar nos acompanhando, pois diariamente trazemos conteúdos de qualidade para contribuir com seu crescimento pessoal, profissional e empresarial

Gostou do artigo?

Desenvolva mais técnicas de gestão e torne-se um líder preparado com o e-book Dinâmicas de grupo. Preencha o formulário, é de graça.

Copyright: Vladimir Gjorgiev / Shutterstock

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010