Lições do livro “O Milagre da Manhã” para uma rotina produtiva

Mulher lendo um livro

Confira uma lista com 10 lições preciosas do livro “O Milagre da Manhã”.

Você tem o hábito de acordar cedo? Já parou para pensar no quanto se levantar um pouco antes do habitual pode ser transformador? Essa é a proposta apresentada pelo livro “O Milagre da Manhã”, escrito por Hal Elrod.

Siga a leitura para saber mais sobre as principais lições que o livro ensina e descobrir como ter uma rotina mais produtiva.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O que o livro “O Milagre da Manhã” propõe?

A proposta central que o autor Hal Elrod faz aos leitores de “O Milagre da Manhã” é acordar mais cedo do que o habitual e usar esse tempo para seguir alguns passos. Os leitores que começaram a praticar a rotina são chamados de “5AM Club”, ou seja, Clube das 5 da manhã, em referência ao horário em que acordam.

Os passos para desfrutar do milagre da manhã envolvem: 

  • Escrever motivos pelos quais se sente grato;
  • Meditar ou permanecer em silêncio por alguns minutos;
  • Fazer afirmações positivas sobre os objetivos que pretende alcançar ao longo do dia;
  • Fazer um exercício de visualização;
  • Ler;
  • Praticar atividade física.

De acordo com o autor, usar as primeiras horas do dia para realizar essas atividades permitirá que tenha uma rotina mais produtiva. Afinal, são ações que contribuem para isso de diversas formas, contemplando corpo, mente e espírito.

10 Lições de “O Milagre da Manhã”

Depois de saber um pouco mais sobre a proposta do livro, é hora de falarmos sobre as principais lições que ele nos traz. Além de toda a questão de como iniciar a rotina, o autor aborda temas voltados para o desenvolvimento pessoal e a busca por objetivos.

1. Assuma a responsabilidade pela sua vida

A primeira lição é a que dá base para que toda a transformação aconteça. Envolve compreender a responsabilidade que você tem sobre a sua própria vida.

Você costuma se responsabilizar sobre o que lhe acontece ou terceirizar essa função? Saiba que, por mais que ações externas possam nos impactar, somos nós quem decidimos como reagir.

Ao assumir essa postura ativa poderá usufruir de todo o poder que tem para construir a sua realidade.

2. Faça suas escolhas com sabedoria

Em hipótese alguma temos como ter controle sobre tudo o que acontece em nossa vida. Contudo, podemos fazer as escolhas que cabem a nós com sabedoria, e isso faz toda a diferença.

Se alguém faz algo que te tira do sério, por exemplo, você pode escolher como irá reagir, se é se deixando levar pelo impulso ou mantendo o controle. Lembre-se de que quando age com impulsividade está mostrando ao outro que ele tem poder sobre você.

3. Acredite no seu valor

Uma lição muito importante do livro é acreditar em nosso próprio valor. Ele é uma das bases para o crescimento e a realização. Afinal de contas, uma pessoa que não acredita em si não conseguirá encontrar motivos para tentar realizar algo.

Jamais se deixe enganar por pensamentos limitantes, acredite em sua capacidade. Se, hoje, não se sente preparado para realizar algo, vá em busca desse preparo em vez de se manter inerte.

4. Confie na sua trajetória

Todas as experiências servem para te ensinar lições e te fortalecer. Então, em vez de lamentar sobre como e onde está hoje, escolha confiar na sua trajetória. Acredite, o degrau que está pisando hoje é extremamente importante para que chegue ao topo.

5. O sucesso vem quando você se mostra preparado para ele

Imagine uma pessoa que não tem hábitos positivos, não se dedica a  crescer e fica se lamentando por não ser bem-sucedida. Onde está o erro desse comportamento?

Se você deseja alcançar o sucesso, prepare-se para ele. Saiba exatamente as áreas que quer desenvolver, se planeje, se dedique, aprenda com as falhas e siga adiante. Assim, o sucesso virá como uma consequência natural de todo o seu esforço.

6. Lute contra a mediocridade

Nós podemos escolher entre dois caminhos: o básico ou o extraordinário. Se você deseja uma vida extraordinária precisa seguir por caminhos que nem sempre serão os mais fáceis e cômodos.

Sempre que perceber que está deixando de fazer algo que poderá trazer um resultado grandioso por medo ou mesmo comodismo, lute contra isso. Lembre-se sempre de que o esforço extra que irá empregar em uma atividade mais desafiadora será recompensado com um resultado à altura.

7. O que começa na manhã se estende por toda a vida

O livro “O Milagre da Manhã” fala sobre muito mais do que simplesmente acordar cedo. A proposta do autor é realmente uma grande mudança de vida para uma rotina mais produtiva. O fato de acordar mais cedo é apenas o primeiro passo para a transformação.

8. Seu passado não determina o seu futuro

Existem pessoas que deixam de adotar ações positivas em suas vidas por acharem que não são capazes de realizá-las. Elas usam como desculpa o fato de já terem vivido até aqui dessa forma. Entretanto, o passado de ninguém precisa determinar o futuro.

Se você viveu anos dessa forma, que tal aproveitar o hoje para promover a mudança? As experiências vividas devem servir como aprendizado e nunca como desculpa para deixar de crescer e evoluir.

9. Escolha o certo no lugar do fácil

As escolhas que fazemos determinam a vida que vamos viver. A cada decisão que toma considerando o fácil em vez do certo está moldando sua identidade para seguir por um caminho que não traz crescimento.

Prefira sempre optar pelo que é certo, mesmo que o caminho seja mais desafiador. Os resultados dessas ações irão te mostrar que é esse o tipo de escolha que deve fazer sempre.

10. A forma como acorda determina a sua vida

Por fim, o livro ensina que o hábito de acordar mais cedo e realizar as atividades que citamos no início do artigo irá determinar toda a sua vida. Quando você se levanta e tem um tempo para cuidar de si, tem seu ânimo e motivação renovados. Assim, tem força para lutar por seus objetivos e ousar ir além!

Você já leu o livro “O Milagre da Manhã”? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe as dicas com amigos que também estejam em busca de uma rotina mais produtiva!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds