A importância do centro de custo para gerenciamento do plano de contas

gráficos e calculadora

Saiba como os centros de custos podem auxiliar no gerenciamento de contas da sua empresa.

O controle financeiro de uma empresa se faz totalmente necessário para que empreendedores possam analisar de forma eficaz o lucro ou o prejuízo da organização em um determinado período. Muitas vezes, tais conceitos financeiros são inexplorados ou pouco utilizados pelos gestores. Consequentemente, isso pode acarretar em diversos problemas estratégicos e de controle no negócio em questão.

Nesse sentido, é essencial elaborar um plano de contas, o que depende de um centro de custos estratégico. Neste artigo, você vai compreender a importância desse processo, como ele deve ser feito e como beneficia a saúde financeira das organizações. Para saber mais sobre o tema, continue a leitura a seguir!

Centro de custos: o que é?

O centro de custos é uma ferramenta capaz de minimizar os custos e oferecer um sistema de controle financeiro eficiente. Ele divide os diferentes setores e atividades de uma empresa, e o seu objetivo é fazer com que o gestor tenha o controle das informações financeiras da organização e passe a entender as despesas e os ganhos do seu negócio.

Isso permite medir o desempenho de um centro de custo isolado para que decisões referentes aos gastos, produtos e/ou serviços possam ser tomadas. Portanto, essa importante ferramenta pode e deve ser adotada por organizações de todos os portes e segmentos de atuação, já que agrupa as informações por setores ou por projetos específicos.

O ideal é que os centros de custos sejam divididos em categorias, pois cada um deles é responsável por um projeto específico. Assim, as receitas ficarão interligadas aos centros de custos dos projetos aos quais elas pertencem. Cada um deles deve ser informado a todos os setores da empresa, bem como aos seus gestores e colaboradores.

O centro de custos apresenta uma vantagem muito positiva, que é a de permitir que cada setor ou departamento da organização funcione como uma “mini-empresa”, com mais autonomia. Assim, os diretores gerais da instituição podem distribuir as verbas organizacionais de acordo com as demandas de cada setor e com a produtividade de cada um deles. Por isso, por mais que o centro de custos seja uma ferramenta essencialmente financeira, ele impacta diretamente todo o planejamento estratégico.

Divisão dos centros de custos

São dois os tipos de centros de custos:

  • Centro de custos produtivos: é aquele ligado à produção e à comercialização dos produtos/serviços do negócio. Nas empresas de maior porte, esses custos costumam ser divididos em cada área da produção. Englobam, por exemplo, os setores de processamento de matéria-prima, corte, costura, soldagem, montagem, acabamento, embalagem, maquinário, e por aí vai.
  • Centro de custos improdutivos: referente aos custos que não influenciam diretamente a produção e a comercialização do produto/serviço, mas são indispensáveis ao funcionamento da organização. Também são conhecidos como custos administrativos, pois englobam os departamentos de apoio à organização, como o marketing, o RH, o financeiro, o comercial, entre outros.

Vantagens dos centros de custos

Conheça as vantagens da aplicação da ferramenta de centro de custos para o seu negócio:

  • O gestor entende de forma mais eficaz e simplificada qual departamento da empresa consome mais recursos financeiros e qual apresenta melhor retorno.
  • A responsabilidade passa a ser compartilhada. Os colaboradores envolvidos podem dar ideias para melhorar a relação custo-benefício dos seus setores e, consequentemente, se sentirão como parte responsável pelo lucro da empresa e trabalharão com o objetivo de sempre melhorar a gestão da organização.
  • O centro de custos identifica qual área necessita de mais dinheiro para realizar as suas atividades.
  • Sabendo o retorno de cada projeto, a empresa consegue definir metas futuras.

A finalidade do centro de custos é auxiliar o gestor na tomada de decisões e apresentar soluções pertinentes ao problema identificado. Com isso, a divisão em centros de custo é significativa para as empresas que possuem despesas e gastos diversos. O ideal é que o gestor fragmente a estrutura da organização e analise se a ferramenta é mesmo viável para o seu negócio.

Um auxílio especial: o coaching

Se você ainda tem dúvidas, saiba que o coaching é uma metodologia dotada de um mix de recursos e técnicas capazes de fornecer consultoria empresarial e ajudá-lo a entender melhor sobre a sua empresa, de modo que você consiga alcançar os seus objetivos de forma eficaz e acelerada. No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), contamos com profissionais de elevada experiência nas consultorias corporativas, podendo auxiliar, inclusive, na adoção do centro de custos para os planos financeiros.

Na estruturação da sua empresa, querida pessoa, a divisão de centro de custos seria viável? Como? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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