Metas alcançadas: a importância da participação nos lucros da empresa

Metas alcançadas: a importância da participação nos lucros da empresa
A participação nos lucros é uma excelente forma de associar o alcance de bons resultados à motivação dos funcionários por meio de bônus financeiros.

As empresas têm, cada vez mais, se preocupado com a motivação e satisfação de seus funcionários. Uma excelente maneira de fazer isso é por meio da participação de lucros, um tipo de benefício que funciona como bônus que é oferecido ao trabalhador de acordo com o alcance das metas empresariais. Este pagamento é de natureza não salarial, e pode ser acertado por meio de acordo coletivo.

Participação de Lucros: como é feito o pagamento?

O pagamento da participação de lucros acontece mediante a estipulação de uma meta que, quando atingida, gera um bônus financeiro para o colaborador. Quem decide esta meta e a porcentagem do bônus é a diretoria da empresa, juntamente com um representante dos funcionários e com o sindicato.

Este é um benefício que pode movimentar a vida de um funcionário, fazendo-o trabalhar horas a fio para chegar ao patamar vencedor da bonificação. E é exatamente isto que a empresa espera: maior produtividade por parte dos seus colaboradores.

Por que a participação de lucros é importante?

Esta bonificação é importante porque as pessoas são movidas por sonhos e pela possibilidade de realiza-los. O valor que representa a participação nos lucros da empresa é mais do que um bônus qualquer: ela representa o sucesso profissional, já que o alcance de uma meta estipulada pela empresa traz um sentimento de satisfação e até mesmo de orgulho.

Nesse sentido, a participação nos lucros não simboliza apenas um valor a mais na conta bancária, mas a capacidade de o colaborador vencer os obstáculos impostos. Isso é muito bom para o crescimento pessoal do funcionário — o que, consequentemente, gera maior produtividade e bons resultados para a empresa.

Quais os benefícios para a empresa?

A participação nos lucros é um investimento que traz diversos benefícios para a empresa, especialmente no que diz respeito à dedicação dos funcionários, alcance de metas e aumento da produtividade da empresa como um todo.

O que você achou deste conteúdo? Use o espaço abaixo para deixar um comentário e, se fizer sentido para você, compartilhe o artigo em suas redes sociais.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Imagem: bizvector / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010