Sobrecarga no trabalho – Quais os sinais para ficar de olho?

Homem exausto

Confira 7 Sinais da sobrecarga no trabalho.

Você sente que está com mais obrigações do que é capaz de cumprir? Saiba que a sobrecarga no trabalho é um problema que pode gerar vários danos para a sua saúde, além de comprometer o seu desenvolvimento profissional.

Ficar de olho aos sinais é muito importante para evitar que essa situação se prolongue. Por mais que a dedicação seja necessária para alcançar o sucesso, é preciso considerar que o ser humano possui necessidades que precisam ser supridas e limites que devem ser respeitados.

Siga a leitura para saber mais sobre a sobrecarga no trabalho, os principais sinais e dicas para evitar chegar a esse ponto.

Quer eliminar hábitos tóxicos da sua vida?

Preencha AGORA o formulário para saber como!

logo detox branca

O que é a sobrecarga no trabalho?

Conforme a própria palavra sugere, a sobrecarga ocorre quando uma pessoa possui um excesso de cargas em seu trabalho. É como se alguém tentasse carregar algo mais pesado do que o seu corpo é capaz de suportar.

Quando falamos de itens físicos fica mais fácil assimilar e enxergar os limites. Contudo, quando o assunto é carga mental, nem todos conseguem perceber que já não dão conta de assumir mais responsabilidades e é aí que entra a importância do autoconhecimento.

Em se tratando de carregar pesos com os braços, a resposta sobre a quantidade que cada um consegue suportar é mais objetiva. Geralmente, uma pessoa comum não consegue carregar algo mais pesado que ela mesma. Por ser algo que pode ser mensurado com números, ninguém contesta.

Já quando o assunto é a carga mental, que é um tema subjetivo, ou seja, varia de acordo com cada indivíduo, fica um pouco mais difícil de mensurar o quanto se é capaz de suportar. Por isso, esse é um assunto que precisa ser debatido, uma pessoa precisa reconhecer seus limites e respeitá-los.

O que a sobrecarga no trabalho pode causar?

A sobrecarga no trabalho pode causar diversos danos para a saúde de uma pessoa. Síndrome de Burnout, estresse, transtornos de ansiedade e depressão estão entre os problemas mais comuns.

Isso sem contar em outros impactos negativos, como: problemas nos relacionamentos, má alimentação, sono irregular, sedentarismo e outros ligados à falta de tempo gerada pelo excesso de trabalho.

7 Sinais da sobrecarga no trabalho

Um ponto importante para aprender a reconhecer os próprios limites é conseguir perceber os sinais da sobrecarga no trabalho. Veja, a seguir, quais são os indicativos mais comuns desse problema.

1. Não ter tempo para fazer nada para si mesmo

Quando foi a última vez que fez algo por si mesmo? Seja assistir a um filme, ir a uma consulta médica ou qualquer outra coisa com o único objetivo de cuidar da sua saúde e prezar pelo seu bem-estar. Estar há muito tempo sem realizar nada voltado ao autocuidado por falta de tempo é o primeiro indício de sobrecarga no trabalho.

2. Sentir-se estressado com frequência

Em uma escala de 0 a 10, com que frequência se sente estressado? É claro que é natural se sentir assim vez ou outra, mas quando se torna algo rotineiro é preciso ligar o sinal de alerta. O excesso de estresse é altamente prejudicial para a saúde, podendo gerar problemas como insônia, hipertensão arterial, transtornos mentais e gástricos.

3. Continuar assumindo tarefas mesmo tendo muitas a cumprir

Sua agenda está completamente cheia, você tem trabalhado até mais tarde todos os dias e aos finais de semana, mas ainda assim continua assumindo novas tarefas. Esse descontrole sobre o próprio tempo é bastante comum entre pessoas que estão sobrecarregadas. É como se elas não conseguissem se dar conta de que precisam parar.

4. Ficar doente com frequência

Quando há sobrecarga de trabalho, as habilidades mentais e físicas sofrem uma queda. Isso leva a uma baixa na imunidade e, consequentemente, ao aumento das chances de adoecer. Além disso, o fato de cuidar menos de si por conta da falta de tempo, faz com que os riscos de adoecimento sejam aumentados.

5. Sentir-se constantemente sem energia

Uma pessoa sobrecarregada se sente constantemente cansada, ela começa o dia esgotada, como se não tivesse dormido nada. Isso ocorre exatamente por causa do excesso de preocupações, mesmo dormindo, a mente não repousa completamente. Assim, o sono não é reparador e o cansaço vai se acumulando cada vez mais.

6. Descontar o estresse em outras pessoas

O ser humano tende a se sentir estressado quando suas necessidades não estão sendo supridas. Isso faz com que uma pessoa se comporte de forma que não faria em seu estado normal. Se você está descontando o estresse em outras pessoas e depois sente que se excedeu, pode ser um sinal de que está mesmo sobrecarregado.

7. Dificuldade de concentração

Uma mente que está cansada não consegue se concentrar, assim, as tarefas levam mais tempo para serem concluídas. Como a lista de obrigações é extensa, isso vai se transformando em uma bola de neve e se agravando até que alguma atitude seja tomada.

Como evitar a sobrecarga no trabalho?

Se você concluiu que está sobrecarregado ou que está caminhando para algo assim, saiba que pode tomar atitudes para mudar isso. Confira algumas ações capazes de te ajudar.

Reconheça os excessos: é fundamental que aceite a situação, porque é assim que irá se motivar a resolvê-la. Não é o momento de se culpar, compreenda o que está acontecendo e concentre-se em buscar soluções.

Peça ajuda: converse com seu supervisor e explique a situação. Se for você o dono do negócio, fale com a equipe.

Delegue o que for possível: pessoas com tendência ao controle têm muita dificuldade de delegar. Se esse é o seu caso, quebre essa barreira e confie mais nos seus colegas ou colaboradores.

Organize sua rotina: comece a definir horários para as suas tarefas. Mesmo que precise fazer adaptações ao longo do dia, isso te ajudará a ter mais controle sobre o seu tempo.

Se coloque como prioridade: enquanto continuar colocando o trabalho à frente de tudo, o seu bem-estar nunca será priorizado. Portanto, mude isso e reconheça que precisa estar bem para se dedicar às atividades profissionais.

A sobrecarga no trabalho é um problema bastante comum e que deve ser visto com seriedade. Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo através das suas redes sociais para levar a informação adiante!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds