Como avaliar um profissional em dinâmicas de grupo?

Dinâmica de grupo Dicas para te ajudar a avaliar um profissional em uma Dinâmica de Grupo

O uso de dinâmicas de grupo é uma opção de ferramenta que traz mais segurança e assertividade para as empresas, já que o seu uso na tomada de decisões torna possível analisar as competências comportamentais de cada É muito comum os jovens participarem dessas dinâmicas, sem entender o seu objetivo. Mas, para uma organização que se encontra em um processo de seleção de um grande número de pessoas pré-selecionadas, a dinâmica de grupo facilita e muito na hora de filtrar tantos candidatos e avaliar um mix de comportamentos. Mas afinal o que vem a ser uma dinâmica de grupo? E como avaliar um profissional neste momento? Para saber mais sobre este assunto, continue a leitura! 

Dinâmica em grupo e as avaliações 

A dinâmica de grupo está relacionada ao movimento e a vida, é a interligação entre os participantes desse grupo. Durante um processo de seleção é muito comum a utilização das dinâmicas de grupo para apresentação dos candidatos, identificação de comportamentos em uma determinada situação, fazer com que os candidatos se sintam mais a vontade, ‘quebrar o gelo’ e provocar a espontaneidade individual. Mais importante do que realizar uma dinâmica de grupo é conhecer as reais necessidades de uma organização, ter um objetivo claro para sua utilização.

O objetivo de uma dinâmica é avaliar se o perfil comportamental dos candidatos está compatível com o da vaga em questão, mas para isso é necessário identificar as características que se quer avaliar. Porém a dinâmica de grupo não traz benefícios somente para a empresa, ela também traz uma oportunidade para o candidato apresentar suas principais características, vivenciar uma nova experiência, isso sem falar no que essas situações podem agregar em sua vivência profissional. É preciso entender que durante uma dinâmica de grupo as pessoas deixam transparecer suas características pessoais, o que facilita e muito descobrir quem é empreendedor, metódico, ágil ou criativo.

Ajuda também, a identificar as dificuldades em liderança, flexibilidade, trabalho em equipe e comunicação. Em alguns casos, os candidatos cometem alguns deslizes na hora da dinâmica. Abaixo temos alguns exemplos que precisamos nos atentar ao participar de uma dinâmica de grupo.

Como se sair bem em dinâmicas de grupo

Para te ajudar a aproveitar as dinâmicas a seu favor, confira algumas dicas que preparamos especialmente para você. 

1- Pesquise informações sobre a empresa e a vaga a qual você se candidatou.

Antes de ir para a entrevista, conheça a empresa que te entrevistará. Um bom meio para conhecer a empresa é a internet. Portanto, veja as redes sociais e também o site da empresa.

2 – Cuidado com o seu português e dificuldade em expressar suas ideias verbalmente.

Evite usar gírias e expressões idiomáticas. Para facilitar a expressão verbal de suas ideias, procure ter o hábito de ler frequentemente. Livros, revistas, e-books e reportagens são bons meios para que você se garanta no português.

3 – Tenha humildade, seja modesto ao falar de suas qualidades.

É importante destacar suas qualidades em uma entrevista. Porém, fique de olho para não exagerar neste destaque. Tenha modéstia na hora de falar sobre seus pontos positivos.

4 – Participe das atividades, interaja, exponha sua opinião.

Nas dinâmicas em grupo é importante que você participe. Não tenha vergonha nem acanhamento na hora de participar das atividades. Fale, mostre a sua opinião e também as suas ideias.

5- Controle o seu nervosismo.

Procure formas para se tranquilizar antes de ir para a empresa para participar da dinâmica em grupo (e da entrevista). O nervosismo não é um bom aliado na hora de mostrar suas qualidades. Faça atividades de relaxamento, respire fundo e acredite em seu potencial!

6 – Tome cuidado na escolha da roupa.

Dê preferência por roupas confortáveis e que combinem com o ambiente de trabalho da empresa. Evite transparências e roupas excessivamente justas.

Mas não é preciso desespero caso você seja reprovado em uma dinâmica de grupo, isso não quer dizer que você seja um mau profissional. Isso só mostra que você não tem os comportamentos de acordo com que a organização está buscando, o que não te impede de ser perfeito para outra empresa.

E você, o que pensa sobre o tema? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva e você acredita que ajudará outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

Copyright: https://www.shutterstock.com/home

Gostou do artigo?

Desenvolva mais técnicas de gestão e torne-se um líder preparado com o e-book Dinâmicas de grupo. Preencha o formulário, é de graça.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010