Entenda a diferença entre headhunter e recrutador

homem de terno apontando para de muitos retratos de candidatos

Confira os perfis do headhunter e do recrutador.

É relativamente comum que os termos headhunter e recrutador sejam empregados como sinônimos. No entanto, apesar de estarem relacionados não significam o mesmo, há várias diferenças entre eles.

No artigo a seguir iremos explicar com mais detalhes quais são esses pontos diferenciais. Entenda qual é o perfil do headhunter e do recrutador e como cada um pode contribuir na sua jornada em busca da vaga ideal. 

O que é headhunter?

Quando uma empresa tem uma vaga aberta que demanda habilidades específicas, pode utilizar o serviço de um headhunter. Basicamente, esse profissional é contratado pelas organizações para encontrar candidatos adequados para a posição em questão. Podemos dizer que se trata de um tipo de caça-talentos.

O objetivo do headhunter é encontrar candidatos alinhados com vagas de alto nível. Em muitos casos, essas vagas são confidenciais. Podem entrar no escopo do headhunter profissionais que estejam ou não trabalhando. O que realmente importa é que o profissional atenda às exigências da vaga.

Está cada vez mais comum que headhunters se especializem em áreas ou nichos específicos. A especialização permite formar uma rede de profissionais com excelente qualificação e experiência para atender as necessidades de uma área específica do mercado. 

Conheça as características de um headhunter

Confira abaixo as principais características de como atua um headhunter.

– O headhunter é contratado pelas empresas para encontrar um profissional perfeito para uma vaga, geralmente de alto nível;

– É bastante comum que os headhunters se especializem em uma determinada área de atuação; 

– O headhunter não realiza a contratação dos candidatos, somente apresenta uma lista com os nomes dos melhores para a companhia contratante;

– Normalmente, é procurado para ajudar a preencher vagas de cargos gerenciais, executivos ou estratégicos;

– Trabalha com candidatos ativos e passivos, ou seja, os que estão ou não estão procurando emprego; 

– Possui uma ampla rede de contatos;

– Possui experiência executiva.

O que é recrutador?

O recrutador é um profissional que trabalha realizando processos de contratação de candidatos de forma geral. Entre as suas atribuições pode estar a publicação da vaga, contato inicial com os interessados e efetivação dos colaboradores. Porém, diferente do headhunter, geralmente realiza processos seletivos para todas as áreas de atuação e níveis hierárquicos. 

Conheça as características do recrutador

Confira a seguir as principais características do trabalho do recrutador. 

– Normalmente não procura ativamente por candidatos. Seu método inclui a publicação de anúncios de vagas; 

– Tem outras funções como as tarefas do departamento de Recursos Humanos e a contratação dos candidatos;

– Participa de diferentes etapas do processo de recrutamento. Pode ser o responsável por publicar a vaga, selecionar os currículos, fazer as entrevistas, realizar as dinâmicas e testes;

– Em grande parte dos casos, é um funcionário permanente da empresa. Contudo, também pode ser um profissional que atua em uma agência de recrutamento; 

– Tem contato com os candidatos ativos, isto é, os que estão procurando uma vaga de emprego.

Headhunter x Recrutador: quais são as diferenças?

O recrutador, assim como o headhunter, tem a missão de encontrar os melhores candidatos para as vagas abertas. Contudo, a forma como eles buscam esses profissionais é o que difere seus trabalhos. Confira a seguir os perfis do headhunter e do recrutador. 

Perfil do headhunter

O headhunter se caracteriza por ser um profissional externo da companhia. Pode atuar como freelancer ou ser temporariamente contratado. Esse profissional faz a busca pelos melhores candidatos, observando o perfil da vaga.

Na sequência, entrega para a organização uma lista com os nomes daqueles que estão alinhados com a vaga. O trabalho desse profissional termina quando a lista de nomes é entregue. 

Perfil do recrutador

O recrutador é um profissional responsável por desenvolver e implementar um plano de recrutamento interno com metas previamente estabelecidas. Cabe a ele anunciar as vagas, fazer a triagem dos currículos, fazer as entrevistas e efetivar as contratações. 

Sendo assim, os recrutadores participam ativamente até a conclusão do processo de contratação. Além disso, podem se envolvem com a realização de tarefas diárias do departamento de Recursos Humanos. 

Outros profissionais

Tanto o headhunter quanto o recrutador trabalham para empresas, ou seja, eles não estão à disposição de candidatos em busca de trabalho. Os profissionais que estão em busca de emprego devem procurar o auxílio de um job hunter. Os job hunters costumam manter uma relação próxima com headhunters para encontrar boas vagas para seus clientes. 

Para aqueles que desejam fazer uma mudança de área pode ser mais interessante procurar um Coach de Carreira. Nesse caso, é essencial ter uma orientação a respeito de como passar por esse processo de mudança com autoconfiança e mais autoconhecimento. O ideal é desenvolver uma boa rede de contatos para ter mais chances de ser lembrado quando boas vagas surgirem.

Quero ser encontrado por um recrutador: o que faço?

Os interessados em conquistar uma vaga de trabalho devem procurar pelos anúncios e se candidatar. Essa é a forma mais fácil de entrar no radar dos recrutadores. Além disso, os profissionais podem e devem manter um perfil atualizado no LinkedIn além de investir no networking

O seu currículo deve ser mantido atualizado para ter mais chances de passar pela triagem feita pelos recrutadores. É importante utilizar palavras-chave da sua área para se destacar.

Lembre-se de que, ao participar de um processo seletivo, ainda que não consiga a vaga, não deve ignorar a possibilidade de construir um relacionamento com o recrutador. Pode ser que você seja lembrado para uma próxima vaga.

Quero ser encontrado por um headhunter: o que faço?

Para ser encontrado por um headhunter é necessário manter um perfil ativo e atualizado no LinkedIn. Também é decisivo investir no seu marketing pessoal, cultivando uma boa rede de contatos. Normalmente, os headhunters procuram profissionais com ampla experiência para assumir o cargo para o qual estão procurando candidatos. 

Evite desperdiçar oportunidades, se for contatado por um headhunter para uma vaga que não é do seu interesse, considere se não tem ninguém para indicar. O fato de colaborar com o headhunter pode te ajudar a ser bem-visto por ele e, assim, estar no radar para outras vagas que sejam do seu interesse. 

Agora você já sabe qual é a diferença entre headhunter e recrutador. Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para levar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds