Como avaliar o desempenho de um funcionário

Palavra avaliação

Confira algumas ferramentas que podem ser aplicadas para avaliar o desempenho de um funcionário.

Conquistar profissionais engajados e comprometidos com grandes resultados da empresa é, sem dúvida, a busca constante de muitos líderes e organizações. Por isso, é fundamental que os gestores façam, regularmente, uma avaliação de desempenho para verificar se os comportamentos, atividades e resultados estão de acordo com as expectativas da organização.

A avaliação de desempenho é importante não apenas para medir a produtividade e a performance de um colaborador, mas também pode auxiliar na busca por melhoria e maximização de resultados do negócio como um todo.

Existem diversas ferramentas que podem ajudar no processo de avaliação de desempenho de colaboradores. Conheça algumas dessas técnicas e saiba como avaliar a performance dos seus funcionários.

A importância de avaliar o desempenho dos funcionários

No dia a dia de trabalho, pode acontecer de gestores e supervisores não perceberem exatamente como está o desempenho de cada membro da equipe. Afinal, com a rotina cheia de atividades fica difícil ter uma visão individual, sendo mais fácil verificar os resultados obtidos em grupo.

Se não forem realizadas avaliações de desempenho individuais, uma série de problemas podem acontecer. Pode haver funcionários que não estão se dedicando como deveriam, além de casos em que o profissional tem potencial, mas, por algum motivo, não o está desempenhando totalmente.

Mais um aspecto que mostra o quanto é importante avaliar o desempenho dos colaboradores é que os seres humanos são únicos, cada um tem suas características. Nesse sentido, avaliar cada um individualmente permite à empresa obter uma visão mais profunda. Conhecendo o profissional e o ser humano por trás dele fica mais fácil conduzir o time rumo ao sucesso.

Avaliações de desempenho não servem apenas para identificar funcionários ineficientes e dispensá-los e sim agir para que se tornem eficientes. O excesso de demissões não é positivo para nenhum empreendimento e deve ser deixado para situações extremas. Sempre que possível, vale mais a pena se aproximar e entender o que falta para o indivíduo entregar os resultados que a companhia espera dele.

5 Formas de avaliar o desempenho de um funcionário

Existem diversas ferramentas que podem ser aplicadas para avaliar o desempenho de um funcionário. Veja, a seguir, as opções que selecionamos e conheça os seus benefícios.

Coaching Assessment

O Coaching Assessment é uma poderosa ferramenta de avaliação comportamental exclusiva do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, fundamentada na famosa metodologia DISC.

Trata-se de um questionário, aplicado digital ou manualmente, que fornece uma análise completa e precisa sobre o perfil comportamental de cada colaborador da organização.

As respostas permitem avaliar comportamentos em momentos de pressão e desafios, identificar pontos fortes e que precisam de melhoria, estilo de liderança, e outros inúmeros aspectos importantes para a avaliação de desempenho.

Avaliação 360º

A avaliação 360º é, sem dúvida, uma das principais ferramentas de avaliação de desempenho utilizadas atualmente. Ela é altamente eficaz para profissionais, equipes, gestores e líderes.

Fornece a oportunidade de avaliar a si mesmo e outros colaboradores, analisando comportamentos, objetivos, além de promover crescimento e aprendizagem contínua por meio de um feedback genuíno e construtivo.

O nome 360° é uma referência à amplitude da avaliação, que não é realizada apenas pelo supervisor do funcionário em questão. Um conjunto de pessoas que fazem parte da empresa, de diferentes níveis, apresenta sua visão sobre o desempenho do colaborador. Assim, é possível ter acesso à opinião de cada um, obtendo resultados bastante esclarecedores.

Orientação para resultados

Esta é outra poderosa e excelente ferramenta para avaliar o desempenho por meio de um plano de ação executado com base em nove perguntas, que são:

  • O que?;
  • Quem?;
  • Quando?;
  • Onde?;
  • Por quê?;
  • Como?;
  • Quanto custará?;
  • Quais são os elementos limitantes?;
  • Quais são os recursos necessários?

Com esse plano de ação, o supervisor, juntamente com o funcionário, pode fazer um planejamento de ações, com prazos e datas, para o segundo alcançar. Após concluído, será possível avaliar se os resultados saíram conforme planejado.

Verificação de produtividade

Uma forma de avaliar o desempenho de um funcionário no dia a dia é verificando sua produtividade. Embora seja mais desafiador realizar isso em empresas maiores, com grandes equipes, em pequenos negócios é algo simples de ser feito. Escolha uma forma que faça sentido considerando as atividades realizadas.

Um meio de fazer isso com praticidade é através de plataformas de gerenciamento de projetos. Nela, cada colaborador registra a atividade que está realizando, as que foram concluídas e as que serão iniciadas. Como é possível verificar o tempo gasto em cada uma, torna-se fácil medir a produtividade de cada um.

Feedback Burger

Muito eficiente para avaliar profissionais e equipes, essa ferramenta fornece feedback por meio de 3 passos, observe:

  1. O primeiro é fazer um elogio verdadeiro sempre com foco no positivo, como “Você fez o melhor que pôde naquela situação”.
  2. O segundo passo é realizar o feedback dando uma sugestão de melhoria, como “Se você tomar essa decisão x, será que poderá aumentar seus resultados?”.
  3. O terceiro passo conclui o feedback construindo uma ponte ao futuro com foco no positivo: “Parabéns! Continue sempre assim e você conquistará grandes resultados”.

Essa técnica é essencial para avaliar não só o desempenho, mas também para estimular o colaborador a produzir mais. Isso porque, ao começar elogiando e finalizando com um feedback positivo, você cria receptividade e evita que comportamentos sabotadores sejam repetidos.

O Feedback Burger é indicado para aplicação após a utilização de outras ferramentas. Assim, permite que o resultado seja transmitido a cada colaborador de forma adequada, com clareza e, ao mesmo tempo, acolhimento.

Conclusão

Avaliar o desempenho de um funcionário é a melhor forma de conhecê-lo, entender se está utilizando todo o potencial que possui e identificar possíveis dificuldades. A intenção não é punir e sim encontrar caminhos para melhorar. Afinal, quanto mais produtiva é a equipe, melhores são os resultados alcançados. Assim, a empresa cresce e os colaboradores podem crescer com ela.

Viu só como avaliar o desempenho de um funcionário é importante? Você costuma realizar essas avaliações com frequência em sua empresa? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe o conhecimento em suas redes sociais!

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63