A humanização a favor das empresas

equipe juntando as mãos

Confira a definição de humanização nas empresas.

Humanizar as organizações é algo que pode prover grandes benefícios às empresas, como melhor relacionamento interpessoal, maior produtividade e resultados destacados.

Nos últimos anos, muito se tem falado a respeito da importância de humanizar as organizações. O modelo de negócios das startups tem contribuído para aumentar a ideia de flexibilização nesse contexto de negócios.

Há cada vez mais foco na melhoria da qualidade de vida dos colaboradores. Tornar os ambientes mais propícios à retenção dos profissionais está entre as prioridades de muitos gestores. A humanização das companhias é um processo que aproxima o ambiente do lado pessoal dos indivíduos. 

Hoje em dia, é relativamente comum se deparar com itens lúdicos nos escritórios, como videogames, salas de descanso e até espaço para os pets dos colaboradores. Diferentemente do que se pensava, essas ações contribuíram para aumentar a produtividade dos profissionais. 

Contudo, é imprescindível que tais ações estejam alinhadas com um propósito maior. Os resultados positivos são obtidos na proporção em que há um sentido realmente válido. Continue lendo para entender melhor o processo de humanização.

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O que é humanização? 

Humanização, segundo o dicionário Michaelis, é o ato ou efeito de humanizar, que significa tornar humano, benévolo, afável, dar a condição de homem, humanizar-se, civilizar. Trata-se do esforço direcionado a humanizar a si próprio, ou a alguém, e também às organizações. O que pode propiciar a elas um diferencial competitivo frente aos concorrentes. 

Humanizando organizações

Uma organização é constituída essencialmente de pessoas. Pessoas que convivem umas com as outras no dia a dia, compartilhando não somente temas necessários para o desenvolvimento das atividades profissionais, como também aspectos da esfera pessoal de cada um.

Em todas essas relações interpessoais, desempenhamos um comportamento que influencia tanto quem está à nossa volta como a nós mesmos. Essa influência pode ser positiva ou negativa no ambiente de trabalho, favorecendo ou prejudicando o clima organizacional.

Quando falamos em humanizar organizações, significa empreender esforços para conseguir o engajamento dos colaboradores. Fazê-los aderir a um plano de ação que objetiva a valorização do trabalho, bem como o fortalecimento dos vínculos com a empresa.

Esse conceito tem como base a adoção de medidas que potencializem a satisfação e sensação de felicidade com o trabalho. Essas ações têm como foco construir ambientes mais harmônicos e propícios à criatividade e à entrega de bons resultados. O capital humano é o recurso mais importante de uma empresa e deve ser tratado dessa forma. 

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Vantagens da humanização das empresas

Sendo o capital humano tão relevante para as empresas, é bastante simples entender por que se deve agir para valorizá-lo. A humanização das empresas diz respeito exatamente a esse processo de reconhecer o valor que os colaboradores possuem. Essas ações potencializam a qualidade de vida dos profissionais, aumentando o nível de retenção de talentos da organização.

Além disso, permite estabelecer e fortalecer relações mais respeitosas e democráticas entre os colaboradores e os líderes. Outro ponto crucial é que ajuda a reduzir as diferenças entre os profissionais independentemente de sexo, religião, etnia etc. O crescimento e desenvolvimento dos colaboradores é devidamente fomentado através da humanização corporativa. 

Dicas para incentivar a humanização nas empresas

Investir em ações pró-humanização não implica, necessariamente, no dispêndio de grandes quantidades de dinheiro. É perfeitamente possível alcançar resultados significativos a partir de práticas simples. Veja abaixo:

1. Quadros de colaboradores multidisciplinares 

Estimule o trabalho em equipes multidisciplinares, criando grupos de trabalho para dar suporte a um novo sistema cooperativo, compassivo aos companheiros. Esse sistema deve ser dedicado à produção dos serviços prestados pela empresa com a devida contribuição de todos os envolvidos. A multidisciplinaridade é crucial para ampliar os horizontes de ideias criativas e também para construir ambientes corporativos mais democráticos. 

2. Gestão participativa 

Crie mecanismos de gestão participativa, envolvendo mais as pessoas em um projeto da empresa. Assim será atribuída maior responsabilidade aos colaboradores e a organização será mantida em constante manutenção do relacionamento interpessoal. Algo que diminui as distâncias ocasionadas por estruturas hierarquizadas. 

Grande parte do processo de humanização diz respeito à horizontalização do sistema de trabalho. Os profissionais precisam se ver como parte do todo e como agentes participativos na tomada de decisões. Quando o colaborador se coloca em uma postura passiva de apenas acatar o que vem de cima, não entrega o seu melhor para a companhia.

3. Qualificação

Encontros quinzenais que tratem de temáticas específicas podem ser uma boa prática, pois propiciam aos participantes uma constante interação e maior interatividade dos envolvidos.

A constante qualificação é imprescindível para que os profissionais tenham os seus horizontes ampliados. Lembre-se de que o processo de humanização corporativa tem como linha condutora a sua constância.

4. Manutenção 

É importante que o processo de humanização de uma empresa não seja algo passageiro, apenas concebido e logo abandonado. É necessário, para um melhor aproveitamento, que gestores se envolvam no projeto e que ele, inclusive, seja documentado, planejado e controlado durante seu desenvolvimento. 

A gestão do processo de humanização é crucial para que as organizações possam se manter em uma crescente. Além disso, também é uma forma de garantir que esse processo não ficará parado no tempo, mantendo-se dessa forma sempre renovado e atualizado.

5. Respeito 

Outro aspecto primordial a ser considerado pela organização é o respeito ao espaço e à privacidade de cada colaborador. Algumas pessoas não se sentem muito confortáveis em expor suas intimidades. E é preciso aceitar seu distanciamento, sempre demonstrando que será bem-vindo, caso deseje interagir com as equipes.

Uma abordagem válida e interessante é a de contar com um profissional da área de saúde mental disponível para os colaboradores. Um psicólogo pode ser de grande ajuda no caso de profissionais que estão passando por um momento difícil. A humanização deve ter como foco a compreensão das particularidades de cada um.

6. Opções de lazer

Uma forma de evitar que os colaboradores da sua empresa fiquem estressados é disponibilizar para eles algumas opções de lazer. Um videogame, uma sala para descansar, uma área diferenciada para o cafezinho, entre outras medidas, podem ter excelente resultado. Tudo o que ajudar os profissionais a relaxar contribui para potencializar o seu rendimento.

Gostou de saber mais sobre o processo de humanização nas empresas? Comente abaixo!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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