Quais os objetivos da avaliação de desempenho nas empresas

Avaliação de Desempenho Objetivos da Avaliação de Desempenho nas empresas

 

O alcance de resultados positivos dentro de uma empresa depende de uma série de fatores. Entre eles está a necessidade de planejar, realizar ações que coloquem tudo o que foi planejado em prática e, por fim, acompanhar todo o processo para que assim se tenha a oportunidade de saber se tudo o que está sendo realizado está surtindo o efeito esperado e, caso não esteja, seja possível fazer mudanças de rotas, que evitem futuros prejuízos aos objetivos organizacionais de uma forma geral. 

Fazer este monitoramento é essencial em todo e qualquer tipo de negócio, uma vez que permite às empresas terem maior consciência, não só sobre o bom andamento de seus processos internos e externos, mas também sobre o desempenho de seus colaboradores, no sentido de saberem se este está verdadeiramente satisfatório ou não. 

Assim, no artigo de hoje vou focar neste último tipo de acompanhamento, que, mais especificamente, se trata da avaliação de desempenho, mostrando os objetivos de sua aplicação dentro das empresas. 

Acompanhe-me nesta poderosa leitura e confira!

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O que é avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho abrange um conjunto de ferramentas de grande relevância para a gestão das empresas. Trata-se de um meio para quantificar o trabalho de colaboradores ou setores e, a partir dos resultados obtidos, trabalhar nos pontos considerados deficientes para que se adequem e alcancem a produtividade desejada.

Trata-se de uma forma verdadeiramente eficiente das empresas terem maior clareza sobre os problemas que enfrentam em seu dia a dia, bem como dos próprios colaboradores entenderem, com precisão, se estão tendo um bom desempenho no trabalho ou se precisam melhorar em determinados pontos, sendo esta uma grande oportunidade, tanto para organização, quanto para que profissionais, desenvolvam cada vez mais suas habilidades e competências e contribuam para o sucesso de todos. 

Objetivos da avaliação de desempenho nas empresas

Entender o que se pretende alcançar ao aplicar avaliações de desempenho dentro das empresas é essencial, pois assim cada vez mais organizações realizarão este processo e terão melhores resultados no dia a dia empresarial. 

Continue a leitura e veja quais são os objetivos da avaliação de desempenho nas empresas. 

Acompanhamento individual e coletivo

Um dos primeiros objetivos da avaliação de desempenho que vou abordar é a possibilidade que ela dá a gestores, líderes e empreendedores de compreender e acompanhar a performance, bem como o desenvolvimento individual dos colaboradores e também o trabalho em equipe que estes estão realizando.

Esta possibilidade permite que se tenha uma visão mais ampla do que acontece na empresa e assim ajustes mais assertivos podem ser realizados de tempos em tempos. 

Descoberta de potencialidades

Outro objetivo que a aplicação da avaliação de desempenho pretende alcançar é o de permitir, tanto à empresas quanto a colaboradores, a descoberta de suas potencialidades. 

Isso quer dizer que com os resultados obtidos com este processo avaliativo é possível ter maior consciência sobre os pontos fortes de cada colaborador, ou seja, suas melhores habilidades e competências, que ajudam a organização a crescer conforme almeja, e também sobre seus pontos de melhoria, aqueles que necessitam de ajustes, para atender às expectativas organizacionais com maior assertividade. 

Resultados extraordinários

A partir do momento que se tem acesso aos relatórios e gráficos de desempenho da avaliação aplicada, a empresa tem a oportunidade de investir, de forma efetiva, na construção de uma equipe forte e verdadeiramente preparada para lidar com desafios e lhe ajudar a garantir um bom posicionamento no mercado em que atua, a construir uma boa imagem diante de seus principais stakeholders, alcançando, assim, resultados extraordinários e o retorno financeiro que deseja. 

Como é feita uma avaliação de desempenho?

Utilizando de diversos métodos de avaliação de desempenho, os gestores empreendem uma análise detalhada da atuação dos colaboradores e dos diferentes setores da empresa.

Os relatórios fornecerão informações relativas ao desempenho e, a partir da análise e comparação com o padrão esperado, indicarão os pontos positivos — que propiciaram um bom rendimento — e os pontos negativos, que limitaram ou impediram uma boa produção. A partir daí, é fundamental que os comportamentos identificados como positivos sejam estimulados na empresa, gerando melhores rendimentos.

A avaliação de desempenho foi concebida com o objetivo de fazer com que a gerência tenha meios de avaliar a atual situação dos colaboradores na empresa, bem como suas competências, potencialidades e nível de desenvolvimento profissional. Com base nos resultados obtidos, a avaliação fornece:

– Auxílio para que o colaborador se adapte às exigências do cargo e atenda às expectativas da empresa;

– Informações aos setores de Recursos Humanos para a construção de programas de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores;

– Indicadores que servem de orientação para escolha dos funcionários agraciados com promoções e prêmios.

Tipos de avaliação de desempenho

Antes de aplicar este tipo de avaliação em sua empresa é preciso, primeiramente, que você faça uma análise de seus processos de forma integral, para que assim possa utilizar o método que mais se adeque às suas necessidades e que esteja em sintonia com os aspectos de sua política organizacional, já que cada uma possui a sua cultura, tendo esta que ser verdadeiramente respeitada. 

Para que você possa fazer uma escolha consciente, apresento algumas metodologias, que você pode perfeitamente analisar e levar para o seu negócio agora mesmo. Confira:

Coaching Assessment

Trata-se de um sistema desenvolvido exclusivamente pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, em que é possível fazer um mapeamento das tendências comportamentais dos colaboradores. A partir de um software, que possui validação científica, o profissional responde a um questionário, que gera um relatório preciso de seus pontos fortes e pontos de melhoria. 

Com isso, tanto ele quanto a empresa, têm a oportunidade de utilizar as informações obtidas através deste relatório a seu favor, no sentido de traçar estratégias que fortaleçam ainda mais os pontos positivos e ajustem os pontos a serem melhorados. 

Assista ao vídeo abaixo e veja como esta poderosa metodologia funciona:

Avaliação 360º

Esta também uma metodologia desenvolvida pelo IBC, que permite a empresas fazerem uma avaliação do desempenho de seus colaboradores, principalmente aqueles que ocupam cargos de gestão. Também através de um software o gestor é avaliado pelos profissionais que fazem parte de sua equipe, por seus pares e por seus superiores, devendo estes responderem a um questionário, que permite a geração de um relatório preciso da forma como líder age em seu dia a dia. 

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O grande diferencial da Avaliação 360º é que ela também possibilita que o próprio gestor faça uma avaliação de si mesmo, para que assim possa confrontar as informações obtidas e, com isso, implementar melhorias em seu comportamento e fortalecer os pontos que estão trazendo bons resultados, tanto para ele, quanto para a equipe e para a empresa de uma forma geral. 

Confira no vídeo abaixo mais informações sobre esta metodologia de avaliação de desempenho:


Avaliar o desempenho é uma atividade que sempre foi feita nas organizações, mas de maneira intuitiva, quase sempre baseada apenas na observação. A administração moderna concebeu metodologias e ferramentas mais completas, provendo subsídios aos gestores para a tomada de decisões e elaboração de estratégias cada vez mais assertivas.

Assim, conseguimos observar que realmente vale a pena investir neste processo, pois ele tem um grande potencial de trazer resultados extraordinários para todos que nele estão envolvidos.
Agora me conte, querida pessoa: gostou do artigo? Na sua empresa é realizado algum tipo de avaliação de desempenho? Comente no espaço abaixo e lembre-se de compartilhar este poderoso conteúdo em suas redes sociais.

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