Técnicas de comunicação: aprenda como vender seus serviços

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Investir em uma formação de Coaching em vendas é fundamental para impulsionar as vendas e lucros de uma empresa.

Vender não é uma tarefa simples, e para cada tipo de comércio existe uma técnica que favorece as vendas e impulsiona os resultados da empresa. Existe uma grande diferença entre vender um produto que é palpável e um serviço que é mais incerto e não pode ser avaliado de maneira física. 

Enquanto a venda do produto é mais baseada em características físicas e especificações de material, a venda de um serviço exige relacionamento, confiança e credibilidade. Considerando as particularidades da venda de serviços, elaboramos um artigo focado em dicas de técnicas que podem ser empregadas. Confira a seguir e descubra como fazer essa venda. 

Técnicas para vender seus serviços

A seguir listamos uma série de dicas de técnicas que podem ser empregadas para concretizar a venda dos seus serviços. 

1. Tenha um bom argumento

Ter bons argumentos é a principal dica para ter sucesso ao vender um serviço. É necessário convencer o cliente a respeito da qualidade do seu trabalho e da superioridade dos seus serviços em relação ao dos concorrentes. 

Fale para seu cliente sobre quais problemas você consegue resolver, as garantias que pode oferecer, o prazo de entrega e o preço que será cobrado. Uma boa argumentação se baseia na exposição de todos os fatores necessários para a concretização do negócio. O mais importante é evitar que fiquem não ditos e questões ambíguas nesse diálogo. 

2. Ofereça um serviço útil

Seu serviço é realmente útil? Atende a alguma necessidade específica? Ele oferece alguma vantagem ou benefício ao cliente? Agrega valor? Vai melhorar o negócio do cliente? Vai fazer diferença na vida dele? Ao responder a essas perguntas, você identifica justamente o que deve ser divulgado ao cliente na hora da venda.

Lembrando que o mais importante é encontrar relevâncias pertinentes para o cliente. Basicamente, isso significa não inventar diferenciais que não entregam nenhuma diferença. O vendedor deve conhecer profundamente o seu serviço de maneira que consiga apresentá-lo como algo plausível para mudar a realidade do cliente. 

3. Tenha referências

Ao oferecer seu trabalho mostre cases, atividades já realizadas, jobs executados com eficiência e referências de serviços já realizados com outros clientes. Visualizar o serviço na prática contribui para que o cliente decida pela compra. A diferença entre produtos e serviços está justamente no fato de que os primeiros são palpáveis.

Os clientes que compram produtos podem vê-los, tocá-los e até experimentá-los. Com toda certeza essa experiência sensorial contribui para aumentar a confiança para fechar negócio. Como os serviços tendem a ser mais abstratos, é essencial que se criem referências que possibilitem essa visualização do serviço em execução. Se o cliente consegue visualizar tem mais chances de querer comprar.

4. Invista em relacionamento

A melhor maneira de conquistar o cliente é por meio do relacionamento. Então, fale com ele, tire suas dúvidas, coloque-se à disposição e resolva todos os problemas que estiverem ao seu alcance. A forma mais estratégica de manter um bom volume de vendas é contar com clientes fidelizados. Assim, não é necessário estar o tempo todo captando novos potenciais compradores.

Para que seus clientes comprem mais vezes, é fundamental que se sintam satisfeitos com o seu atendimento e serviços. Além de prezar pela qualidade dos serviços prestados, é essencial ter uma boa estrutura de atendimento. Lembre-se que o cliente precisa ser bem atendido antes, durante e depois da compra. Não é porque a compra foi concluída que o relacionamento acabou, então se mantenha a disposição sempre! 

5. Inove sempre

Seu serviço precisa ser inovador. Se você oferecer exatamente o que outros profissionais fazem, seu trabalho dificilmente se destacará em meio à concorrência. Pense nas estratégias que você pode utilizar para alavancar o seu serviço e qual o diferencial do seu trabalho.

Como seu serviço pode ser aprimorado para atender a outras necessidades dos clientes? É possível fechar parcerias com outras empresas para entregar mais do que o esperado?

Em alguns casos, o diferencial pode ser obtido através de parcerias em que o cliente consegue contratar dois tipos de serviços de uma vez. Vale a pena olhar para o mercado tentando entender o que ainda não está sendo feito e que pode se tornar um diferencial valioso. 

6. Faça treinamentos de vendas com Coaching

O Coaching voltado para a área de vendas pode ser um excelente aliado para desenvolver seu lado empreendedor e vendedor. O processo de Coaching oferece uma série de dicas e técnicas poderosas para que você aprenda a vender e divulgar o seu negócio.

A abordagem promove a realização de perguntas poderosas que guiam o indivíduo a respostas grandiosas. Quando esse método é aplicado na área de vendas, ajuda a potencializar os resultados significativamente. 

Conheça a formação de Coaching em Vendas, um eficiente treinamento com foco em comércio e vendas baseado no Coaching. Essa é a mais eficaz e moderna metodologia de desenvolvimento e capacitação humana existente na atualidade.

7. Avalie seus processos

Uma parte bastante importante de qualquer processo é a avaliação do que foi realizado. Para aprimorar a sua capacidade de vendas, é essencial repassar todos os passos dados e como eles impactam nos seus resultados. Analise de forma crítica como as decisões tomadas ao longo do percurso contribuíram para o aumento ou não do número de conversões.

Lembre-se, também, que no âmbito das vendas tão importante quanto o aumento de consumidores é a taxa de fidelização. Quantos clientes foram conquistados e mantidos no período avaliado? As abordagens adotadas tiveram impacto real nos seus resultados? Como esse impacto se refletiu no fechamento das contas? Essas são questões essenciais de serem consideradas para analisar como o seu processo de vendas pode ser aprimorado.

Por fim, não deixe de ouvir com máxima atenção o que os clientes estão dizendo a respeito das suas abordagens. Os clientes estão satisfeitos com o método de atendimento? Dê abertura para que eles possam manifestar a sua satisfação e também a sua insatisfação. Somente assim se constrói um processo mais focado no sucesso. 

Com essas técnicas você terá mais facilidades para vender seus serviços e fidelizar os seus clientes!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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