Valorize a si mesmo

Valorize a si mesmo

Valorizar a si mesmo é o primeiro passo para quem deseja alacançar a felicidade e plenitude.

Se alguém te perguntar quais são as pessoas que mais valoriza no mundo, lembraria de se incluir na lista? Esse é um tema muito importante a se pensar, porque, muitas vezes, dedicamos tanta atenção para as outras pessoas que esquecemos de olhar para nós. Valorize a si mesmo, essa é reflexão a qual este artigo propõe, continue lendo e saiba mais.

Valorize a si mesmo: por que isso é importante?

Para deixar clara a ideia dessa mensagem, observe um exemplo bastante comum: uma pessoa se apaixona e começa a devotar tanta atenção ao ser amado que se esquece de si mesma. Então, passa a se submeter a todas as vontades do outro e se anula, acreditando que é assim que se demonstra amor e consideração.

Por mais que um relacionamento envolva ceder e desejar ver o outro feliz, tudo isso deve acontecer sem a auto anulação. Você não precisa passar por cima das suas vontades e convicções para provar que ama alguém. Inclusive, esse tipo de comportamento tende até a prejudicar a relação, porque, com o tempo, a outra parte pode se sentir sufocada.

Agora, quando o indivíduo tem consciência sobre seu próprio valor e não abre mão disso, tudo acontece de maneira diferente. Ele continua demonstrando seus sentimentos com verdade, mas mantém o equilíbrio entre agradar e se anular. Entende que às vezes é preciso ceder, mas que isso não pode se tornar frequente. Trata-se de uma grande balança em que as vontades dos dois vão se equilibrando.

Utilizamos o exemplo de um relacionamento amoroso, mas a falta de valorização pessoal se aplica aos mais diferentes cenários. Em família e entre amigos, aqueles que não se valorizam também fazem de tudo para agradar. Esses indivíduos acham que as outras pessoas estão fazendo um favor de estarem ao lado deles e que, portanto, precisam retribuir constantemente.

Se valorizar é um ato de resistência, é enviar um recado ao universo e a todos que sabe o seu valor. Quem se valoriza reconhece seus limites e não se submete ao que não lhe faz bem. Se valorizar é libertador, uma vez que experimentar nunca mais irá voltar ao estado anterior.

[php_everywhere instance=”2″]

7 Atitudes para valorizar a si mesmo

Existe um pensamento atribuído a Buda que diz muito sobre a ideia de valorizar a si mesmo: “Você, tanto quanto qualquer outra pessoa em todo o universo, merece o seu amor e a sua afeição”. Reflita sobre isso, sobre o quanto tem se valorizado e o quanto pode se valorizar ainda mais. As atitudes a seguir irão te ajudar a colocar tudo isso em prática, acompanhe.

1 – Reconheça o seu valor e as suas qualidades

Antes de mais nada, é preciso que reconheça o seu valor e as suas qualidades. Procure se conhecer mais, identificar as coisas que faz bem, as características positivas que possui. Lembrando que todos têm pontos que precisam ser desenvolvidos e isso não reduz o valor de ninguém. Essa atitude envolve um processo, porque as coisas não irão mudar de forma automática, mas quanto antes começar, mais rapidamente a transformação irá acontecer.

2 – Evite as comparações

Se existe uma atitude que não ajuda em nada a auto valorização são as comparações. Inclusive, o efeito de se comparar aos outros é exatamente o contrário, a desvalorização de si mesmo. Entenda que cada indivíduo tem a sua jornada, não é porque você e um colega têm a mesma idade que deverão estar no mesmo patamar na carreira, por exemplo. Portanto, se esforce para crescer por si mesmo e não para se igualar aos outros.

3 – Saiba dizer não

Se você vem de um comportamento de anulação de si mesmo para agradar os outros, dizer não pode ser bastante desafiador. Mas saiba que a sensação de libertação valerá todo o esforço. Afinal de contas, compreender que pode recusar o que achar que deve, mesmo que seja um pedido de alguém que ama, é libertador. O amor se demonstra de diversas outras formas, o que não inclui a auto anulação.

4 – Aceite elogios

Geralmente, pessoas que não se valorizam não conseguem nem ao menos aceitar elogios. Quando alguém faz um comentário positivo sobre elas, automaticamente retribuem com algum argumento que tente cancelar aquelas palavras.

Por exemplo:

Elogio: “Seu texto ficou maravilhoso, gostei muito das palavras e dos argumentos que escolheu para abordar o tema”.

Resposta: “Imagina, escrevi correndo e sem pensar, fulano me ajudou com algumas ideias, se não fosse ele eu não teria conseguido”.

Veja que há um esforço da pessoa que recebe o elogio para dizer que não é digna daquelas palavras. Se alguma vez já fez isso, mude essa postura, agradeça e aceite o elogio, tanto para o outro quanto para si mesmo.

5 – Perdoe-se

O auto perdão é mais uma atitude fundamental para valorizar a si mesmo. Então, se você guarda alguma mágoa e se culpa por algo que tenha acontecido, entenda que todo ser humano erra. Talvez, se fosse outra pessoa que tivesse agido da mesma forma você já teria perdoado. Faça esse exercício de perspectiva e reflita sobre isso: será que não está se analisando com mais severidade do que analisa os outros?

6 – Demonstre amor sem se anular

O grande segredo para equilibrar a balança dos relacionamentos é entender que é totalmente possível demonstrar amor sem se anular. Você pode continuar sendo carinhoso com as pessoas, ser útil na vida delas, compartilhar momentos especiais, tudo isso sem esconder as suas vontades. Inclusive, essa verdade nas suas ações servirá para estreitar ainda mais os laços com seus entes queridos.

7 – Se aceite como é

Por fim, procure se aceitar como é, com suas qualidades, suas imperfeições e seus valores. A aceitação é fundamental para a auto valorização, o que não significa que não possa desejar evoluir, apenas que não irá se rejeitar. Se você aceita algo que precisa melhorar, se sente muito mais motivado para trabalhar isso e se desenvolver a cada dia mais.

Para finalizar, fique com uma frase de Eleanor Roosevelt: “Ninguém pode fazer você se sentir inferior sem o seu consentimento.”. E, então, que tal parar de consentir isso? Só depende de você!

Se este conteúdo fez sentido para você, passe-o adiante, enviando para os seus amigos e compartilhando através das suas redes sociais.

Imagem: Por Shift Drive

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010