Beabá do Marketing Digital – O que é e como funciona?

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Confira alguns tópicos relevantes para a realização de um bom marketing digital.

O marketing digital é fundamental para qualquer empresa que deseja se consolidar no mercado. Consiste basicamente no conjunto de estratégias e ações realizadas online com o objetivo de atrair novos interessados. Também contribui para o desenvolvimento da identidade de marca que se reflete em um potencial aumento de vendas online. 

Podem ser citados como exemplos de marketing digital as redes sociais, e-mail marketing, links patrocinados, entre outros. Cada vez mais as empresas têm utilizado essas estratégias para se posicionar no mercado. Continue lendo para conferir o beabá a respeito desse tipo de marketing. 

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Marketing Digital: o que é e como funciona?

Como citamos acima, o marketing digital abarca as estratégias que visam consolidar uma empresa no universo digital. Trata-se do trabalho realizado no sentido de desenvolver uma marca forte e com presença online. Saber como atrair os potenciais compradores para os canais virtuais da marca é determinante para alcançar o sucesso.

Para compreender melhor o conceito de marketing digital e como ele funciona apresentaremos abaixo três passos para melhor trabalhar com ele. 

Passo 1 – Lista de e-mails 

A lista de e-mails é uma forma antiga de se trabalhar com marketing digital e que ainda se mostra bastante efetiva. Inicialmente, era uma ferramenta considerada poderosa por muitas empresas que estavam aderindo a esse tipo de marketing. No entanto, com o passar do tempo, perdeu um pouco a credibilidade pelo fato de que algumas companhias passaram a comprar listas de e-mails. 

A compra de listas de e-mails deu início à explosão SPAM, um método não indicado para tentar efetivar vendas online. Para ser bem-sucedida, a lista precisa ser orgânica, ou seja, os e-mails devem ser obtidos diretamente com os donos das contas. Em outras palavras, o interessado na sua empresa deve fornecer o e-mail porque quer para receber informações.

O consentimento de contato é fundamental para que as estratégias de marketing digital sejam efetivas. A partir disso, é possível construir uma relação sólida com os clientes e prospects. É uma forma válida de trabalhar para melhorar o desempenho de vendas da sua organização.

A obtenção de e-mails deve ser feita através do uso de estratégias de marketing de conteúdo e marketing de relacionamento. A ideia é simples, ofereça algo valioso para o potencial interessado em troca do e-mail. Trata-se de uma troca, a sua empresa dá algo (em geral conteúdo) em troca do endereço de e-mail.

Passo 2 – Presença nas redes sociais

É difícil encontrar alguém que atualmente não tenha perfil em redes sociais, não é mesmo? Essa presença massiva nas redes sociais tornou esse um ambiente propício para o desenvolvimento do marketing digital. Afinal, a sua marca deve estar presente onde o potencial público está. 

Observe que provavelmente as suas concorrentes já estão nas redes, então a sua empresa não pode perder tempo em se inserir nesse espaço. Hoje em dia, as pessoas adquirem boa parte de produtos e serviços online. A internet é o caminho mais fácil de interação com o seu público. Mesmo que a sua empresa não esteja online, seu público estará.

A presença nas redes sociais permite estabelecer e fortalecer vínculos criando um contato mais assíduo com a sua audiência. Em médio e longo prazo, a presença online se refletirá em grandes ganhos para a sua marca. 

O ideal é manter a frequência de posts nas redes sociais e lembrar-se que os seguidores querem conteúdo e não apenas publicidade de seus produtos. Quando uma marca realiza um bom trabalho de consolidação nas redes sociais, adquire mais relevância para os algoritmos e para as pessoas. 

Passo 3 – Sites de busca

Fazer seu site aparecer em um dos primeiros resultados do Google é extremamente relevante no que diz respeito à publicidade online. Contudo, esse lugar de destaque não é conquistado tão facilmente. O Google, assim como outros buscadores, utiliza determinados critérios para elencar os resultados. 

É aí que entra o processo chamado SEO (Otimização para Mecanismos de Pesquisa). O objetivo dessa otimização é realizar mudanças que tornem o site mais relevante entre os resultados de busca. Há inúmeros fatores cruciais analisados pelo Google, contudo, dois merecem destaque, confira abaixo: 

Site responsivo

Sites responsivos – aqueles que preservam sua funcionalidade e navegabilidade em dispositivos móveis como smartphones e tablets – ficam melhor posicionados no Google. Basicamente, o buscador dá preferência para sites que são mais fáceis de acessar e navegar independentemente do dispositivo utilizado pelo usuário.

Rapidez de carregamento

A rapidez com que o site da sua empresa é carregado também influi no seu posicionamento no buscador. 

Questões relevantes do Marketing Digital

Confira a seguir tópicos relevantes para a realização de um bom marketing digital.

Padrões de compra

As empresas precisam ter uma boa estratégia de marketing digital para se consolidar no mercado. Estamos vivendo um momento em que os padrões de compra das pessoas passaram por grandes transformações. Cada vez mais os consumidores compram online e, por isso, é essencial estar alinhado com as novidades do mercado.

Maiores expectativas

Nesse novo modelo de vendas online, é natural que os compradores desenvolvam expectativas cada vez mais altas e as empresas precisam estar prontas para superá-las.

Acesso a mais facilidade

Os internautas estão buscando cada vez mais facilidade de acesso a informações a respeito de produtos. Os prazos de entrega precisam ser cada vez menores para atender aos desejos dos consumidores. 

Foco na experiência

As empresas precisam focar em oferecer sempre experiências melhores para os seus consumidores. O marketing digital tem uma relação íntima com a oferta de boas experiências para os clientes. Quando a empresa tem um site responsivo, fácil de navegar e com uma entrega rápida, tende a se tornar uma das favoritas da audiência. 

Recompensas

Fidelizar os consumidores é tão ou mais relevante do que conquistar novos interessados. Uma boa estratégia para realizar essa fidelização é oferecer recompensas pelo relacionamento. Isso contribuirá para aumentar as vendas pela internet. 

Gostou de saber mais sobre o marketing digital? Aplique essas estratégias para o crescimento da sua empresa! Aproveite para deixar seu comentário sobre o tema abaixo e enviar este conteúdo para seus amigos empreendedores!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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