O que significa infoprodutos e por que eles são tão importantes?

Mão de uma mulher e um tablet

Saiba como os infoprodutos são criados.

Os infoprodutos vêm ganhando cada vez mais espaço dentro do marketing digital e sua importância sendo mais reconhecida. Porém, como ainda são relativamente novos, geram uma série de dúvidas. No artigo a seguir iremos explicar o que são infoprodutos e qual é a sua importância. Assim você terá as suas principais questões sobre o tema solucionadas. Boa leitura!

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O que são infoprodutos?

Infoprodutos são conteúdos, de todos os tipos, distribuídos em formato digital na internet, gratuitamente ou mediante pagamento. Há diversos formatos possíveis para infoprodutos, como videoaulas, webinar, cursos online, videocast, e-book, screencast, podcast, audiobook, entre outros. 

O objetivo dos infoprodutos é transmitir conhecimentos, solucionar um problema ou facilitar o dia a dia do público. O sucesso desse tipo de produto está no fato de ser digital, uma característica que amplia o seu alcance pela audiência. O público passa a contar com alternativas para solucionar suas demandas. Conteúdos disponíveis online podem ser acessados a qualquer hora e em qualquer lugar. 

Como os infoprodutos são criados?

O nível de exigência dos consumidores desse tipo de conteúdo é elevado. Logo, os produtores de infoprodutos devem prezar pela qualidade e especialmente pela entrega de soluções pertinentes. Muitas empresas utilizam os infoprodutos como uma estratégia de marketing para se aproximar da audiência e para conseguir dados dos potenciais consumidores.

Sob esse ponto de vista, é necessário que o infoproduto seja desenvolvido com foco em atender uma demanda desse público. Definindo um tema relevante para o público-alvo, chega o momento de escolher o formato que o produto terá. Nessa fase os produtores devem se colocar no lugar dos potenciais consumidores da marca: qual formato eles mais consomem?

O público para quem o infoproduto é direcionado tem o hábito de assistir vídeos, ler, ouvir podcasts? Fica a dica de fazer pesquisas para conhecer melhor o perfil da sua audiência para chegar a uma resposta satisfatória.

Outro ponto de grande importância é verificar o que já foi produzido a respeito do tema. Essa análise contribui para entender o que funciona e o que não funciona. Além disso, também ajuda a pensar em diferenciais. 

A etapa seguinte é a da produção propriamente dita do infoproduto. Com o conteúdo pronto, chega o momento de disponibilizá-lo. A apresentação do produto é determinante para convencer o público a comprar seu conteúdo ou então fornecer dados em troca do mesmo. 

Por que os infoprodutos são importantes?

Ao longo dos últimos anos, muitas empresas aderiram à estratégia dos infoprodutos para alavancar as suas marcas. Além de funcionar como um recurso que confere autoridade para a companhia, ajudam a ampliar a base de dados da empresa. A estratégia consiste em oferecer um infoproduto para o público-alvo em troca do fornecimento de dados. 

Esses dados permitem que a empresa conheça melhor o perfil dos seus potenciais compradores. Afinal, quem está fornecendo dados em troca de um conteúdo específico demonstra interesse por ele.

Por isso, é crucial que o tema do infoproduto tenha relação com a sua marca e com os produtos/serviços com que ela trabalha. Esses materiais contribuem para a construção da imagem de uma marca que conhece seu mercado e tem as respostas para as principais questões.

Infoprodutos: um passo a conversão

Os infoprodutos podem também assumir um caráter educativo, no sentido de orientar a audiência sobre a importância dos produtos/serviços da sua empresa. Nem sempre os potenciais consumidores sabem que têm uma determinada necessidade. A partir do contato com os conteúdos dos infoprodutos, esses indivíduos adquirem o entendimento de que possuem uma demanda.

Os consumidores dos infoprodutos tendem a associar a marca da empresa fornecedora do conteúdo à ideia de uma potencial solução. Assim, quando forem efetivamente comprar um produto ou serviço para solucionar a questão, se lembrarão da sua marca. No entanto, é claro que essa conversão apenas será efetiva se o conteúdo tiver qualidade. 

Infoprodutos: a importância da especialização

Para que os infoprodutos da sua empresa sejam efetivos para conquistar a audiência, devem ser focados na resolução de problemáticas. Somente um especialista poderá fornecer respostas satisfatórias. Logo, os conteúdos dos infoprodutos devem ser produzidos por especialistas que consigam se comunicar com clareza com os usuários.

Mais uma vez, ressaltamos o quanto é importante saber quem é o público-alvo desses produtos. Somente com o conhecimento do perfil do usuário é possível desenvolver uma linguagem adequada que cumprirá a sua função. Ao decidir trabalhar com infoprodutos, a empresa deve estar ciente de que precisa prezar pela qualidade dos mesmos.

Afinal, se a sua audiência se deparar com um conteúdo ruim, irá associar essa imagem a sua marca. Se a empresa não conseguir transmitir um conhecimento da área em que atua, provavelmente não tem bons produtos/serviços, esse será o pensamento do público. 

Infoprodutos: potencial fonte de renda

Além de serem boas ferramentas para conversão e formação de banco de dados, os infoprodutos podem ser realmente produtos, ou seja, ser comercializados. Nesse caso, a venda de conhecimento pode ser feita tanto por profissionais independentes quanto por empresas, inclusive algumas tem esse tipo de produto como carro-chefe.

Nesse caso, os conteúdos já funcionam como a solução final, eles não tem a função de apresentar uma problemática. Para ter sucesso na venda de conteúdos, é essencial se atentar para a relevância do tema a ser trabalhado. A audiência somente será conquistada se entender que o infoproduto ajudará a transpor uma barreira.

Há uma série de exemplos de infoprodutos com essa perspectiva, como cursos na forma de videoaulas, e-books sobre determinados assuntos, screencasts de orientação, entre outros. Os interessados em fazer do seu conhecimento seu produto principal devem encontrar uma plataforma através da qual possam fazer suas vendas.

Atualmente, há várias possibilidades nesse sentido, canais de venda para colocar seu conhecimento à disposição daqueles que querem pagar por ele. O marketing para que seus infoprodutos cheguem à ciência dos potenciais interessados é o segredo do sucesso. E, claro, que o conteúdo deve ser de qualidade e ser eficiente na educação de quem está acompanhando. 

Infoprodutos já estão entre as principais estratégias adotadas no marketing digital!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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