Lionel Messi, um exemplo de profissional

Messi

Conheça mais sobre Lionel Messi!

Lionel Andrés Messi, argentino, canhoto, 1,69 m e dono de sete prêmios Bola de Ouro (2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019 e 2021). Além de Messi, apenas Pelé foi considerado o melhor jogador do mundo por sete vezes. 

Em 2022, Messi viveu uma das maiores emoções que um jogador de futebol pode ter na vida: levantar a taça de campeão do mundo com a camisa da seleção do seu país. Encerrando a sua jornada como jogador, Messi provou que dedicação e disciplina são essenciais para realizar sonhos profissionais.

No artigo a seguir iremos analisar com mais detalhes o perfil profissional de Messi. Afinal, o que podemos aprender com o capitão da seleção campeã do mundo de 2022? Como aplicar a filosofia de Messi e ser bem-sucedido? 

A ascensão de Lionel Messi

Um dos maiores jogadores de futebol da história que ainda não tinha uma Copa do Mundo no currículo. Essa “injustiça” foi devidamente corrigida em 2022 quando a seleção albiceleste venceu a seleção francesa tornando-se a campeã da Copa do Catar.

Lionel Messi marcou dois dos três gols da Argentina na final e foi o responsável por erguer a taça no alto para que todos os argentinos pudessem celebrar. O principal destaque da conquista do tricampeonato argentino provavelmente não retornará para a Copa de 2026.

Com 35 anos de idade, a taça era o único troféu que faltava na prateleira de Messi. Eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 2022, Messi também recebeu esse reconhecimento na Copa do Brasil, em 2014. No entanto, nessa ocasião o prêmio teve um gosto amargo uma vez que a Argentina perdeu o mundial para a Alemanha.

Inclusive, nessa copa a imagem de Messi olhando com tristeza para a taça ficou eternizada. Em 2022, não somente o sorriso voltou ao rosto do jogador, como ele finalmente pode soltar o grito de campeão. Contudo, se você pensa que foi sorte, saiba que foi uma jornada de superação e disciplina que levaram o craque para o lugar mais alto do pódio.

Para se destacar é preciso estar em equilíbrio consigo mesmo.
Quer descobrir qual o seu nível de felicidade? Faça o nosso teste!

Humildade e disciplina: a base de trabalho de Lionel Messi

Messi é conhecido entre os jogadores como GOAT (o melhor de todos os tempos). Porém, apesar do apelido, ele faz questão de ressaltar que se considera somente mais um jogador. Em 2018, ele disse em uma entrevista que no campo todos os jogadores são iguais.

O jogador também enfatiza que os resultados que conquistou não se devem ao talento e sim a sua dedicação. A chave do sucesso, nas palavras do craque, é trabalhar duro sempre. Todos os anos ele procura formas de melhorar a sua rotina de treinos para se aperfeiçoar constantemente.

Teoria da Mentalidade de Crescimento

Lionel Messi é o perfeito exemplo da teoria da mentalidade de crescimento, desenvolvida pela psicóloga norte-americana Carol Dweck. Nessa teoria, o talento é apenas um ponto de partida que não define uma pessoa como profissional. 

Confira a seguir quais posturas de Messi fazem dele um exemplo de profissional com mentalidade de crescimento:

  • Reconhecer que seu talento não é um fim em si, o treino é fundamental para o jogador alcançar resultados;
  • Dedicação para se aperfeiçoar constantemente;
  • Acolhimento de críticas para melhorar e crescer;
  • Persistir mesmo diante de grandes adversidades;
  • Inspirar-se nos resultados de outras pessoas.

Os colegas de Messi costumam comentar que o jogador tem um comportamento tímido no vestiário e se transforma em campo. É interessante perceber o quanto Messi leva seu trabalho a sério e está sempre buscando formas de se aperfeiçoar, mas sem que isso se torne cobranças desmedidas. 

O que podemos aprender com Lionel Messi? 

Em um exercício de observação e reflexão, o que podemos aprender com o melhor jogador do mundo que possa nos ajudar a atingir a excelência em nossa profissão e vida pessoal? Vejamos alguns pontos:

Humildade

Uma das principais características do jogador, além do talento com a bola, é claro. Em entrevistas com seus companheiros de equipe e com pessoas que convivem com ele, frequentemente destacam isso no jogador. 

Para ser o melhor, é fundamental ter humildade. Com a humildade, sempre estaremos dispostos a aprender mais e a ouvir nossos colegas de trabalho. Messi não teria erguido a taça de campeão do mundo se não tivesse uma equipe jogando com ele. Ninguém, independente de quanto seja bom, constrói grandes resultados sozinho. 

Disciplina e foco

Um atleta deve ter bastante cuidado para manter sua alimentação e condicionamento físico. O seu corpo é a sua ferramenta de trabalho. Diferentemente de vários outros jogadores, não se ouve dizer que Messi estava em baladas ou faltou treinos. Ou seja, ele é disciplinado e focado em estar 100% para o seu trabalho. 

Uma lição importante para nós. Se quisermos alcançar a excelência, devemos dar o máximo que podemos. A disciplina é a maior aliada dos resultados, pois não há como chegar ao topo da escada sem subir cada um dos degraus, não é mesmo? 

Superação 

Quando criança, Messi tinha um problema de desenvolvimento ósseo que lhe rendeu um prognóstico de que teria 1,50 m de altura quando chegasse à fase adulta. Graças ao apoio familiar e sua habilidade, ele conseguiu que seu atual clube financiasse o seu tratamento. 

Segundo Leonardo Faccio, autor de uma biografia sobre o jogador, quando Messi começou a sua carreira, ele não apenas lutava para ser um jogador de futebol, mas pela sua própria saúde. Mesmo diante das adversidades, Messi não desistiu de seus sonhos e trabalhou ainda mais do que seus colegas. 

Valorização da família

É preciso dar atenção àqueles que nos cercam.  A nossa família é a base para podermos crescer de forma segura, tanto profissional como pessoalmente. E família não é definida apenas por parentescos, mas sim pela cumplicidade, apoio, sinceridade e amor daqueles que nos cercam. 

Existem várias pessoas que se tornam a sua família ao decorrer da vida. Valorize-as sempre que puder! Quando perguntaram como Lionel Messi comemora suas conquistas, ele respondeu: “Como sempre, com a família.”. Valorizar quem caminha junto com você atribui muito mais sentido ao seu esforço.

Gostou de conhecer mais sobre Lionel Messi e seu perfil profissional? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe este conteúdo com aquela pessoa que precisa ler isso!

Imagem: Asatur Yesayants

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010