Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

Entenda o conceito de promoção horizontal e vertical e como usá-los numa gestão

12/10/17
promoção horizontal de cargo
A promoção horizontal é sonhada por muitos colaboradores, saiba as vantagens dessa oportunidade

É comum em algum ponto da carreira do profissional, a empresa e o próprio colaborador, avaliarem sua capacidade e habilidades, se o mesmo está na função adequada, estipularem um plano de carreira, identificarem como sua experiência pode agregar valor aos resultados desejados, entre outros aspectos. Todo esse processo serve de auxílio para promover a carreira do colaborador e garantir uma melhor gestão para a organização.

Existem duas formas que podem contribuir para que isso ocorra: a promoção horizontal e a promoção vertical. Conheça a seguir, o conceito de cada uma delas.

Promoção horizontal

A promoção horizontal ocorre quando a empresa oferece ao profissional, a possibilidade de um aumento salarial, sem que ele mude de nível hierárquico. Esse aumento ocorre quando o colaborador apresenta alto desempenho e se destaca dos demais colegas de trabalho do mesmo cargo ou equipe, ou seja, é um reajuste por mérito.

Vantagens da promoção horizontal

Conheça as vantagens da aplicação da promoção horizontal:

  • A empresa demonstra ao profissional, reconhecimento pelo seu trabalho;
  • O colaborador cresce profissionalmente ao se deparar com novas oportunidades e experiências;
  • Desenvolve o relacionamento interpessoal;
  • A organização tem a chance de promover novos desafios ao seu colaborador;
  • O aumento salarial gera motivação e permite que o profissional aumente sua produtividade;
  • Com uma alta performance, o colaborador é capaz de atingir as metas e resultados estipulados pela empresa.

Promoção vertical

Já a promoção vertical, refere-se a concessão de aumento de salário através do deslocamento de um cargo para outro (de grau de exigência, instrução e responsabilidades mais elevadas). Tal promoção pode ocorrer associada a uma vaga já existente ou através da criação de um novo cargo.

Para que o processo ocorra de forma eficaz, o profissional candidato passa por um processo de avaliação, para que o departamento de Recursos Humanos verifique se as habilidades e competências do mesmo são coerentes com as exigências da vaga. As modalidades da promoção vertical, são: promoção na mesma carreira, promoção com mudança de carreira e promoção para um cargo hierárquico mais elevado.

Vantagens da promoção vertical

Conheça as vantagens da aplicação da promoção vertical:

  • Promover um colaborador que já está dentro da empresa é mais econômico do que começar um recrutamento externo;
  • O processo seletivo que ocorre com os profissionais da organização é mais rápido;
  • É uma maneira de motivar os colaboradores e garantir a alta performance;
  • Os investimentos em capacitação e desenvolvimento de pessoal é aproveitado;
  • A empresa retêm talentos;
  • Estreita a relação entre organização e colaborador;
  • Fideliza o profissional;
  • O colaborador já está familiarizado com a cultura organizacional da empresa.

Ao implementar uma promoção horizontal ou uma promoção vertical, tanto empresa, quanto colaborador precisam analisar as opções e benefícios de cada uma e qual delas é a mais viável, tanto para o crescimento do profissional, quanto para uma melhor gestão e entrega de resultados.

Você implementa algum dos tipos de promoção na sua empresa? Quais foram os resultados obtidos? Comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Copyright: fizkes 

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais