Qual o perfil do profissional do futuro

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Profissional do futuro é aquele que, além da formação acadêmica, também possui comportamento, habilidades, capacidades e valores alinhados à empresa. / Copyright: Shutterstock.

As constantes mudanças do mercado, os novos perfis de consumidor, as novas tecnologias e a globalização, resultaram em transformações também, no tipo de profissional que as empresas procuram. Entre as características valorizadas pelas organizações atualmente, o desenvolvimento humano do colaborador é uma das que possui mais destaque. Conheça nesse artigo, o conceito de profissional do futuro e suas principais qualificações.

Conceito de profissional do futuro

Quando falamos em profissional do futuro, logo pensamos nas profissões que serão destaques nos próximos anos. Salário, campo de trabalho, possibilidades de ascensão na carreira, satisfação e realização pessoal, são alguns dos fatores avaliados quando pensamos nas profissões que estarão em destaque no Brasil e no mundo.

Ficamos de olho nas tendências de mercado, pesquisando e analisando qual carreira se adequa mais ao nosso perfil, valores, crenças etc. Porém para o futuro, o profissional tem que ir além de seus conhecimentos técnicos.

Não apenas a formação acadêmica do profissional será levada em conta, independente das áreas e profissões que serão consideradas promissoras nos próximos anos, devemos pensar no comportamento, nas habilidades, capacidades, valores, ética e autoconhecimento dos profissionais. Esses já são e serão os diferencias competitivos do mercado no futuro.

Seguem algumas características que todo profissional deve buscar desenvolver:

Autoconhecimento                                                     

O profissional do futuro é aquele que busca identificar seus pontos positivos e prontos de melhoria e potencializar suas habilidades e competências, para assim, contribuir de forma positiva com a empresa em que trabalha, tomar decisões seguras, ter foco, otimizar processos e alcançar resultados eficazes.

Inteligência Emocional

É essencial que o profissional tenha capacidade de entender e lidar com suas emoções para então, contribuir com seu próprio desenvolvimento e dos demais colegas de trabalho.

Flexibilidade

O mercado e as estruturas organizacionais estão em constante mudança, nesse sentido, o ideal é que o profissional do futuro seja flexível a situações como imprevistos, novos desafios e consiga transformá-las em oportunidades e se adaptar as mesmas sem que a sua performance sofra consequências negativas.

Agilidade

Vivemos na era da tecnologia, assim, rapidez e agilidade são qualidades profissionais fundamentais aos bons colaboradores. Isso gera à empresa, diminuição de retrabalho, economia dos recursos financeiros, otimização dos processos e melhores entregas.

Capacitação

O profissional deve estar em constante aprendizado, fazer cursos, especializações, formações, workshops, capacitações etc. Através da busca por desenvolvimento profissional, o colaborador evidencia à empresa, sua busca por técnicas, habilidades e ferramentas capazes de gerar melhorias em sua produtividade.

Comunicação

Uma habilidade muito valorizada é o ato de, além de saber se expressar, também saber ouvir diferentes opiniões, entender as necessidades de toda a empresa, repassar processos e passar e receber feedbacks construtivos. Uma organização composta por equipes que conseguem difundir o relacionamento interpessoal, mantêm a alta performance e garante vantagem competitiva.

Proatividade

O profissional do futuro deve tomar iniciativa, dar ideias para melhorar os processos de trabalho, contribuir com o desenvolvimento da empresa e assim, colaborar com o seu destaque no mercado em que atua.

Criatividade

Exercer o lado criativo e criar novas formas de trabalho e projetos, garantem à empresa, capacidade de inovação, aprimoramento de novas habilidades e maximização da performance.

Equilíbrio

É essencial que o profissional do futuro saiba equilibrar a sua carreira e sua vida pessoal. Para ser um colaborador de destaque, a pessoa deve sim procurar por aperfeiçoamento, técnicas e ferramentas que garantam o seu crescimento, mas nada disso adianta se ele não buscar o alinhamento de outros aspectos da sua vida, como relacionamentos, hobbies, família, etc.

Profissional tradicional x Profissional do futuro

O profissional tradicional é aquele que realiza suas atividades dentro da empresa de forma linear, ou seja, as orientações sobre o seu trabalho são repassadas por profissionais de nível hierárquico mais elevado, o ambiente é impessoal e valoriza mais os processos do que o capital humano.

Já o profissional do futuro, é aquele que influencia de forma positiva todos a sua volta e trabalha em um meio que valoriza cada colaborador e o trabalho em equipe, bem como suas competências, necessidades e desenvolvimento.

Como o Coaching pode auxiliar o profissional do futuro

É visível que os profissionais atuais precisam se adaptar às mudanças do mercado e as novas tecnologias, nesse sentido, o Coaching é um processo eficaz para que a pessoa identifique suas qualidades, pontos de melhoria e limitações, seja capaz de desenvolver novas habilidades e competências, ter um bom relacionamento interpessoal com os colegas de trabalho, e assim, aumente sua produtividade e entrega de resultados para a organização.

Esses são alguns aspectos que podem auxiliar profissionais a se adequarem aos mercados futuros. Não há uma receita exclusiva para ser um bom profissional, pois isso depende de muitos outros fatores, mas é importante que você goste do que faz, sinta-se realizado tanto profissional quanto na vida pessoal.

 

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