O Desenvolvimento Pessoal e Profissional com Coaching

desenvolvimento profissional com coaching Características do desenvolvimento profissional com o coaching


O
Coaching é um termo que vem do inglês e significa “treinamento”. Inicialmente, a palavra coach era utilizada apenas no mundo dos esportes, para denominar a atividade da pessoa que ajuda um atleta a melhorar seu desempenho. Porém, com o passar do tempo, essa nomenclatura foi expandindo para outros campos da vida. A exemplo disso está o lado empresarial, profissional e pessoal dos indivíduos em geral.

O coach tem como principal atividade ajudar no desenvolvimento humano do seu cliente, também chamado de coachee. Para que ele seja capaz de potencializar ao máximo suas habilidades em determinada área ou situação da vida. O profissional que trabalha com Coaching tem como primeiro desafio entender o momento pelo qual a pessoa está passando.

Conheça ainda mais sobre essa metodologia incrível!
Acesse gratuitamente meu livro “Tudo Sobre Coaching”!

A partir daí, utilizando metodologias aprendidas em sua qualificação, desenvolver competências para que seu coachee seja capaz de traçar objetivos, planos de vida e metas. Para ser capaz de chegar a esse ponto, o profissional realiza um diagnóstico através de entrevista pessoal e uma série de questionários.

Um dos questionários servirá para medir o nível de desenvolvimento da pessoa em cada âmbito da vida ou carreira. Também existe um questionário de personalidade, no qual será avaliado o autodesenvolvimento da pessoa. Pode-se dizer que o coach trabalha como um “perguntador profissional”.
E será através destas perguntas que ele ajudará o seu cliente para que o mesmo seja capaz de encontrar o que é possível ser feito de diferente para realizar mudanças em seu atual estado. Assim, deixa evidente as potencialidades individuais que, provavelmente, não estão sendo usadas ou bem desenvolvidas.

No vídeo a seguir, eu explico um pouco mais sobre como o Coaching funciona. Confira:

Coaching no Brasil

Aqui nas terras tupiniquins, o Coaching chegou em meados dos anos 1990. Sendo que, nessa época, era focado no desenvolvimento exclusivo para executivos. A ideia de que o conceito é – com certeza – uma aplicação viável para as mais diversas áreas da vida como um todo, demorou um pouco mais.
Atualmente, podemos dividir o Coaching em áreas como: desenvolvimento pessoal, profissional e empresarial. As categorias são as mais diversas, cada uma focada em um ponto específico, visando a sua necessidade enquanto coachee. Mas podemos citar as três mais comuns, de forma geral, no mundo:

Executivo: quando a empresa contrata um coach para auxiliar o desenvolvimento do trabalho de seus profissionais, especialmente os que estão na alta gestão, com foco em metas da organização ou desenvolvimento de competência dos gestores.

Vida: uma pessoa contrata um coach para potencializar suas habilidades e alcançar metas particulares, como: trocar de casa, de carro, melhorar a convivência familiar, lazer, diversão, entre tantos outros pontos. Assim, nessa “categoria”, o foco é totalmente a vida pessoal.

Carreira: assim como o “executivo”, pode ser a empresa a responsável por contratar um coach, ou a própria pessoa. No caso se a organização realizar a contratação, o trabalho pode ser requisitado para o auxílio na promoção de um colaborador, por exemplo. Ou o próprio cliente, para que seja auxiliado em uma transição de carreira ou aprimoramento de suas competências.

Todos os setores de nossa vida precisam da devida atenção para que possamos viver em equilíbrio. Assim, é importante dizer que, se existe uma desordem em algum ponto, ou seja, se a vida pessoal está indo bem, mas a vida profissional nem tanto, não conseguimos nos sentir completamente realizados, uma vez que vamos ficar sempre com a sensação de que algo está faltando.

Deste modo, para nos auxiliar a nos encontrarmos e seguirmos com plenitude, surgem diversas metodologias, com a finalidade de conquistarmos nossos objetivos. Simplificando, o Coaching,  por meio de técnicas específicas é capaz de estimular a motivação, liderança e o engrandecimento pessoal.

Para entendermos melhor de que maneira o Coaching pode ser uma maravilhosa ferramenta de desenvolvimento humano, vou explicar um pouco mais como ele funciona e como pode ajudar na definição de metas e objetivos de vida. Acompanhe-me e confira.

Vida profissional e pessoal caminham juntas

Antes de começarmos a falar especificamente do Coaching e sua metodologia, acredito ser importante abordar um tema que ronda a cabeça de todos nós: o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Primeiramente é essencial ter em mente que, diferente do que muitos pensam, a vida pessoal está intimamente ligada à vida profissional. Ambas fazem parte de um ciclo natural da nossa existência. Se estes polos não estiverem em perfeito equilíbrio, você perceberá atritos e desarmonia no seu cotidiano.

Vejamos o que diz a notável citação de Confúcio: “Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”.

O que esta pequena frase está querendo nos dizer? A resposta é simples, a lição nos mostra que é possível conciliar os gostos pessoais com o trabalho, e quem faz isso não precisa trabalhar, pois quando fazemos aquilo que amamos a sensação de liberdade e satisfação fala mais alto.

Este aspecto reflete diretamente em nossa vida financeira. Todos os anos são lançados centenas de livros sobre desenvolvimento profissional e como se tornar o próximo milionário. Mas, a verdade é que o dinheiro é fruto de um trabalho bem feito, da disciplina e da satisfação com que as pessoas percebem os nossos afazeres. Amar o trabalho e conciliar a vida pessoal com os anseios profissionais, é caminhar no sentido da razão e da emoção. Ou ainda, unir satisfação pessoal e realização profissional.

O que quero dizer com isso é que ao nos darmos conta desta real conexão, entre vida pessoal e profissional, passamos a entender melhor como tudo funciona e deixamos de tentar separar uma coisa da outra, compreendendo que tudo o que acontece em um polo, impacta diretamente no outro. Assim, é importante encontrarmos maneiras eficientes de manter os dois em equilíbrio, para que tudo flua conforme esperamos em nossa vida.

Coaching e desenvolvimento pessoal e profissional

O Coaching é uma das formas de fazer com que seus sonhos se tornem realidade, de trazer o futuro para o presente, de traçar metas e poder cumpri-las, e uma excelente oportunidade de crescer como pessoa e profissional. Agora, vamos saber de que forma esta poderosa metodologia de desenvolvimento humano funciona e consegue ajudar os mais diversos tipos de indivíduos a alcançarem resultados extraordinários. Confira:

Determina metas e objetivos

Inicialmente, para que nos sintamos realmente completos e realizados, é preciso que saibamos para onde que queremos seguir, que ponto desejamos atingir. Tendo consciência disso, ou seja, quando sabemos quais objetivos queremos alcançar, precisamos determinar as metas para que estejamos cada vez mais próximos deles.

Com ferramentas eficazes, o Coaching ajuda qualquer tipo de indivíduo e profissional a encontrar seus objetivos, bem como as metas para alcançá-los, de maneira rápida e eficiente.

Desenvolve o autoconhecimento

Para nos desenvolvermos pessoal e profissional, é preciso, antes de tudo, desenvolvermos o nosso autoconhecimento, entendermos melhor o que nos motiva, o que nos faz levantar todos os dias, o que de fato queremos e precisamos para nos sentirmos seres inteiramente realizados.

Quando temos consciência disso, tudo fica mais claro em nossa mente e conseguimos encontrar os mecanismos para a realização de nossos sonhos e objetivos. Este é um dos principais caminhos que o Coaching toma para auxiliar as pessoas a se encontrarem.

Identifica pontos positivos e de melhoria

A partir do momento em que é iniciado o processo de autoconhecimento, com ele, é possível elucidar os pontos fortes que cada indivíduo possui e como estes podem auxiliar no autodesenvolvimento.

Além disso, o Coaching também lança luz sobre os pontos de melhoria, ou seja, aqueles que podem acabar atrapalhando este processo de desenvolvimento pessoal e profissional. É importante ter consciência das ações, comportamentos e atitudes que impedem que a evolução contínua aconteça, para que assim seja possível lidar com cada um e crescer.

Indica tarefas para medir o progresso

Para medir a evolução dos indivíduos que passam pelo Coaching é necessário que estes façam tarefas, indicadas pelo profissional especializado no processo. Isso garante que os resultados esperados sejam realmente alcançados. Além disso, a determinação das tarefas também faz com que o as pessoas que desejam se desenvolver pessoal e profissionalmente, se comprometam verdadeiramente e se tornem realizadas e ainda mais felizes.

Muitas vezes, queremos que as coisas mudem em nossas vidas, mas sempre praticamos os mesmos atos e comportamentos. Mas, a partir do momento em que mudamos nossos hábitos, os resultados colhidos são outros e com certeza muito melhores. Portanto, mude, inove, crie, ouse e veja sua vida mudar para muito melhor.

Contribui para a elaboração de um plano de carreira

No âmbito voltado mais para o desenvolvimento profissional, o Coaching, através de técnicas e ferramentas específicas, ajuda o indivíduo a desenvolver um plano de carreira eficaz, com metas, objetivos, plano de ação, entre outros pontos fundamentais, para que este mesmo indivíduo consiga alcançar o patamar que almeja em sua vida profissional, atingindo o sucesso na trajetória que trilhar, seja dentro da empresa para a qual presta serviço, ou como autônomo, tornando-se, assim, empreendedor.

Fique atento!

Como a profissão coach tem ganhado cada vez mais espaço no mercado nacional, muitas pessoas acabam aproveitando e agindo sem a devida certificação. Ou seja, atuam sem a formação e a especialização necessária.

Muitas pessoas, que trabalham ou não na área, ao observarem o sucesso dos coaches profissionais, mudaram a nomenclatura de sua profissão, para que pudessem fazer mais sucesso. Mas saiba que os processos utilizados por um coach são completamente diferentes de quaisquer outras profissões.
Por isso, ao buscar um curso ou profissional da área, pesquise instituições de referência. Como o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC!

Conheça ainda mais sobre essa metodologia incrível!
Acesse gratuitamente meu livro “Tudo Sobre Coaching”!

Faça Coaching e aumente a sua performance pessoal e profissional

Ainda falando sobre procurar instituições certificadas, a minha próxima dica, para que você se desenvolva, pessoal e profissionalmente, com maestria, é conhecer e realizar a melhor e mais completa formação em Coaching do mercado.

Estou falando do Professional & Self Coaching – PSC. Trata-se de um curso essencial para indivíduos que querem ir além sempre, saindo de suas zonas de conforto e transformando positivamente a sua realidade e a realidade das pessoas que lhes rodeiam. Ao longo da formação os participantes obtêm conhecimentos e aprendem técnicas e ferramentas de Coaching, que vão lhes ajudar a potencializar habilidades e competências, pessoais e profissionais, para que assim seja possível dar continuidade ao processo de desenvolvimento, fundamental para quem almeja sucesso em todos os âmbitos da vida.

Mesmo antes do fim da formação é possível, não só aplicar todo o conhecimento adquirido, como também perceber as mudanças positivas acontecendo, como o desenvolvimento do autoconhecimento, aumento do foco, eliminação de crenças negativas e hábitos nocivos, que prejudicam o crescimento, aprimoramento da capacidade de liderança, a determinação clara de metas e objetivos, entre muitos outros benefícios.


Aproveite esta super oportunidade que surge agora em sua jornada e invista em Coaching para potencializar ainda mais o seu processo de desenvolvimento pessoal e profissional.

Gostou deste novo conteúdo do nosso blog? O que você achou destas dicas que compartilhei hoje aqui? Deixe o seu comentário, me dizendo o que achou e lembre-se sempre de se lembrar de continuar nos acompanhando e se fizer sentido para você, de compartilhar com seus amigos este artigo, em suas redes sociais.

Gostou do artigo?

Esses e outros aspectos da liderança são abordados com mais intensidade na nossa formação PSC - Professional & Self Coaching. Preencha o formulário abaixo e fale agora com um consultor especializado. Desenvolva sua
vida pessoal e sua carreira com a metodologia mais transformadora do mercado.

Copyright: 424953871 – https://www.shutterstock.com/pt/g/tashatuvango

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010