Como se aplica o conceito de subcontratação e os seus benefícios

Subcontratação
A subcontratação se dá quando uma empresa contrata outra e entrega uma parte dos seus serviços a esses especialistas.

 

No artigo de hoje vamos falar sobre os principais pontos a respeito da subcontratação. Se já ouvir falar, mas ainda tem dúvidas de como funciona a sua aplicação, se quer pistas de como usar esse modelo ou se está curioso é só continuar lendo, pois este artigo vai mostrar o “caminho das pedras”. Acompanhe!

Seu RH está preparado para trabalhar com estratégias de contratação? O quanto as estratégias do seu departamento estão alinhadas?

Tenha um alto nível de performance na área de recursos humanos de sua empresa!

O que subcontratação

A palavra subcontratação vem do inglês outsourcing. O conceito do termo remete acontece quando uma empresa é contratada para executar determinado serviço, porém esta não detém o conhecimento técnico para a realização de todo as as etapas do processo. Então, ela usa os serviços de um terceiro, ou seja, faz uma subcontratação. Desse modo, a empresa se concentra no que sabe fazer de melhor, conta com a ajuda remunerada de um fornecedor e consegue entregar um produto/serviço de qualidade para o consumidor ou contratante.

Conheça quais são os 5 principais benefícios da contratação de terceiros

Para que você entenda melhor o que é subcontratação e os benefícios dessa estratégia, confira abaixo quais são as principais vantagens:

  1. Garantia de qualidade: a escolha da atividade se baseia na melhoria de determinado serviço ou produto. Ao contratar uma companhia que saiba realizar melhor uma atividade, a empresa contratante é capaz de oferecer algo de boa qualidade e um bom atendimento ao cliente.
  2. Gestão do tempo e qualidade: com pessoas especializadas realizando determinados serviços, os funcionários da organização podem trabalhar somente em atividades que lhes competem.
  3. Redução planejada dos custos operacionais: imagem que a corporação aceita realizar um trabalho mesmo sem ter a propriedade intelectual para completar todas as tarefas. Pior do que isso, ela não faz questão de contratar um fornecedor ou profissional que sabe fazer as atividades que não fazem parte do core business. É provável que os envolvidos tenham que aprender de forma acelerada a como lidar com as partes que não têm conhecimento. Esse processo pode ser bem sucedido ou não. Caso não seja, pode ocasionar em horas extras e desgaste para os colaboradores, pois há acúmulo de tarefa e função, além de pressão na curva de aprendizagem. Ainda há a possibilidade de a entrega final não ser ideal, ocasionando na temida reprovação. A subcontratação evita o desgaste interno da empresa e ainda diminui muito a chance do feedback negativo, pois todos os envolvidos estão fazendo o que sabem, aumentando a produtividade e o nível de qualidade.
  4. Possível inserção da contratante em novos mercados ou crescimento sem grandes investimentos: uma entrega de qualidade pode fazer com que a organização passe a atuar em um meio que não tem conhecimento, mas que consegue executar, pois conta com mão de obra especializada de terceiros. Além disso, os prestadores de serviços subcontratados dispõem de inovações na área, o que acarreta em resultados com maior impacto positivo.
  5. Bons índices da qualidade de vida no trabalho e clima organizacional: como os funcionários não ficarão sobrecarregados de atividades e de pressão, podem executar seu escopo com mais atenção e produtividade, realizando entregas de alta categoria.

Há mais algum benefício importante que não está na lista acima? É só escrever qual é nos comentários!

Aproveite para fazer uma leitura complementar a sobre o que mudou com a reforma trabalhista.

Como analisar a necessidade um fornecedor

Agora que você já sabe o que é subcontratação e conheceu as principais vantagens, resta saber se algumas o seu negócio pode usufruir desse modelo de trabalho. Reúna os gestores e faça um exercício de reflexão com eles a respeito do que estão entregando. A análise pode considerar a necessidade de uma subcontratação para:

  • Terceirizar algumas das etapas do processo que acontece atualmente, otimizando a produção;
  • Ofertar mais opções de produtos/serviços ao mercado;
  • Concentrar esforços internos em inovações, enquanto a produção não para;
  • Dar tempo para a contratação de novos colaboradores que irão realizar as tarefas;
  • Dar tempo para que os funcionários atuais que estão interessados possam aprender a executar as atividades mais tarde.

Esse tipo de verificação envolve a diretoria, a gestão e a liderança e compete a todos os setores, tais como recursos humanos (RH), produto, marketing, financeiro e muito mais.

Abra caminhos com o coaching

Para fazer a análise acima com mais precisão, busque no coaching uma forma de identificar os pontos de melhoria da sua empresa e de gestão para poder oferecer produtos/serviços de qualidade aos seus stakeholders.

A formação Leader Coach Training (LCT) é ideal para os líderes que desejam melhorar sua performance para trazer melhores resultados para a organização. Com técnicas específicas, esse curso do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) contribui para que a sua gestão seja assertiva e efetiva sem perder o auto truísmo que o cargo também exige.

Em etapas bem definidas e com aulas teóricas e práticas, você aprende sobre coaching, auto gestão, liderança, quais são as ferramentas do leader coach, como participar ativamente da coordenação de mudanças, como aperfeiçoar a capacidade de se comunicar com diversos públicos, como formar equipes de alto desempenho e muito mais. Durante o treinamento, você ainda obtém conhecimento a respeito de como adquirir habilidades de coaching para aplicar imediatamente em todos os quadrantes da liderança; desenvolver uma nova filosofia para obtenção de resultados humanizados; criar o sentimento de comprometimento para o alcance de metas e alta performance do time todo; reter talentos e desenvolver quem já está na equipe; aumentar os índices positivos de qualidade de vida no trabalho e clima organizacional; impulsionar a aderência à cultura organizacional; e muitos outros temas que serão transmitidos por materiais recheados de conteúdos ricos e por instrutores altamente capacitados.

Essa formação do Instituto Brasileiro de Coaching é ideal para o gestor ou líder que deseja evoluir sua capacidade analítica ou até para capacitar membros do time de liderados. Ainda há outros cursos que podem lhe ajudar a cumprir com as necessidades que a sua empresa tem no momento.

Quer mais provas? Uma pesquisa da International Coach Federation (ICF) e da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, mostra que 70% dos profissionais que passaram pelo processo de coaching conseguiram aumentar seu desempenho. Além disso, 86% afirma que o ROI foi positivo. Para completar, quase 50% das empresas realizam o coaching para desenvolver as lideranças.

Para deixar ainda mais personalizado, você pode contar com as soluções corporativas, um setor do IBC que possui diferentes formatos efetivos. Coaching Corporativo & Organizacional, Day Training com Coaching, Formação de Coaches Internos, Avaliação 360°, Programa de Desenvolvimento de Liderança com Coaching, Coaching Assessment DISC, workshop, palestra e outras alternativas que podem ser customizadas.

Realizar esse tipo de trabalho com o grupo mostra a dedicação que a gestão está colocando no desenvolvimento de cada um. Com o tempo, irão aparecer resultados como crescimento da produtividade e qualidade; prática do autodesenvolvimento constantemente;  mais comprometimento com metas; números positivos relacionados ao clima organizacional e qualidade de vida no trabalho; ínicio do sentimento de coletividade; construção de relacionamentos interpessoais fortalecidos; mais interesse pela aplicação da cultura organizacional; e muito mais.

Seu RH está preparado para trabalhar com estratégias de contratação? O quanto as estratégias do seu departamento estão alinhadas?

Tenha um alto nível de performance na área de recursos humanos de sua empresa!

Vá em frente

Depois de ler sobre o modelo de subcontratação e coaching é hora de começar a aplicar as mudanças na sua empresa. Claro que não é uma tarefa fácil, mas não é impossível. Inclua essa reflexões na hora de elaborar o seu planejamento estratégico, converse com outros profissionais e esteja atento às mudanças do mundo e do mercado. Boa sorte!

Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais.

Imagem: sodafish / Shutterstock

[php_everywhere]

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010