Honrar pai e mãe – Se você pode, valorize-os

Honrar Pai e Mãe

Saiba a importância de Honrar e Valorizar Pai e Mãe

 

O pai e mãe são muito mais do que duas pessoas que têm um filho, eles são um conceito que significa amor incondicional. Como o amor é universal e não tem preconceito, esses pais podem ser biológicos ou não. A segunda opção é abrangente, pois o conceito de família evoluiu muito ao longo dos anos. Hoje em dia é possível que o conceito de pai e mãe seja traduzido em avôs, pai e pai, mãe e mãe, só a mãe e tantas alternativas. Não importa qual seja o seu modelo de família, se houver carinho, cuidado, respeito, alegrias, tristezas, brigas e reconciliações já está tudo certo.

Justamente por trazer tantos sentimentos bons, é essencial valorizar a família e cada momento em que é possível estar com ela. Afinal, por mais que a gente se previna, nunca estamos livres do acaso. Como diz a música Trem-bala da cantora brasileira Ana Vilela: “Segura teu filho no colo. Sorria e abraça os teus pais enquanto estão aqui. Que a vida é trem-bala parceiro. E a gente é só passageiro prestes a partir.”. Continue a ler o texto para saber mais sobre o assunto.

[php_everywhere instance=”2″]

Construção de caráter

Nunca é demais valorizar um ser humano quando se há amor recíproco. Por isso, nunca é demais valorizar a mãe e o pai. Ainda mais sabendo o quanto eles dedicam de emoção e esforço psicológico, físico e financeiro. A criação de uma criança não é uma tarefa fácil. Ela exige dedicação, cuidado, atenção, paciência e controle financeiro. Para balancear tanta preocupação, há muita felicidade. E são todos os momentos bons que compensam os ruins e qualquer dificuldade.

Quem cria uma criança com amor provavelmente vai transmitir o que considera que são valores bons da sociedade e reprimir os comportamentos que não são adequados. Por isso, que os responsáveis legais por um jovem são os grandes influenciadores da construção do caráter deste. Claro, que existem muitos fatores externos e até internos que podem forte influência.

Caminhos alternativos

Caso você não tenha mais o seu conceito de mãe e pai por perto por qualquer que seja o motivo, saiba que é possível honrar tudo que aprendeu com esse relacionamento para sempre. Os valores bons que se aprende em casa devem ser usados todos os dias e em todos os lugares. São virtudes relacionadas à honestidade, respeito, empatia, solidariedade, companheirismo e tantas outras que fazem parte de um ser humano.

Claro que não é fácil passar por alguns dias sem sentir aquela dorzinha da saudade. O problema desse sentimento é quando ele atrapalha nas atividades do dia a dia, principalmente nas profissionais. Para ajudar nessa tarefa, o coaching é um ótimo método que tem a inteligência emocional como um dos valiosos ensinamentos.

A inteligência emocional nada mais é do que o gerenciamento de sentimentos no cotidiano de maneira eficaz. Como saber quando uma pessoa está controlando bem suas emoções? É só observar como ela se comporta em situações de pressão. Se ela estiver conseguindo lidar com a tensão de maneira calma e inteligente, então está tudo certo. Mesmo que a solução não chegue, essa pessoa não deixou que o cenário se tornasse um grande drama.

Essa ferramenta do coaching ensina de maneira simples como chegar a esse nível de controle de sentimentos. Para que o processo seja assertivo, o método faz uma aliança com o autoconhecimento. Afinal, quando você entende mais de si mesmo, mais fácil é prever suas ações e reações. O exercício do autoconhecimento deve ser feito diariamente e isso é um dos pontos que o coaching ensina. Com essa prática, você será capaz de fortalecer suas qualidades, aflorar aquelas que podem estar escondidas e ainda eliminar as suas características sabotadoras.

Imagine que incrível combinar a sapiência do autoconhecimento com a inteligência emocional! Com certeza, se você fica mais sentimental por causa da perda de alguém, irá conseguir lidar melhor com isso no dia a dia, sem deixar de cumprir com os seus afazeres. Essa soma incrível pode ser alcançada com vários cursos do Instituto Brasileiro de Coaching (JBC).

Uma formação que se destaca nesse tema é a Psicologia Positiva. O curso é baseado em uma ciência criada no final do século XX e que tem como pai o professor americano de psicologia Martin Seligman (nascido em 1942). O objetivo dessa pesquisa é ensinar que pode existir mais de um ponto de vista sobre tudo que o ser humano é. A partir disso, é possível acordar e manter a felicidade autêntica. Para isso, é preciso que a pessoa tenha propósitos, realizações,

A ciência psicológica incentiva que os profissionais do setor trabalham com um ponto de vista mais amplo em cima dos potenciais e capacidades dos seres humanos, motivando a busca pela felicidade, emoções positivas, engajamento, fluidez, relacionamentos construtivos, propósitos e realizações para conseguir viver bem.

O curso do IBC tem 150 horas que são divididas em grupos de assunto. Para começar, claro que você irá se aprofundar no conceito da psicologia positiva e como aplicá-la e quais são os 5 elementos do bem-estar (modelo Perma). Com o tempo, você aprender sobre que realmente pode trazer felicidade; quais são as reais vantagens da alegria em todos os setores da vida; o que é o quociente da positividade; o que são intervenções positivas; quais são os sentimentos positivos; saber quais são os 3 canais da experiência subjetiva; quais são os fatores determinantes da motivação intrínseca; como construir e sustentá-los no trabalho; mecanismo de comparação social; quais são os 3 graus de influência nas redes sociais; o poder da gentileza e do altruísmo; Além de tudo isso, irá participar da Terapia do Abraço. E, é claro, que existem muitos outros temas super interessantes para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

O coaching não irá atuar somente na ascensão ou manutenção da sua carreira, o método é eficaz e direcionado para a transformação total e positiva da vida de uma pessoa. Por isso que ele é tão importante em vários momentos da vida, inclusive naqueles que precisamos de uma força para gerenciar as emoções.

Comente o que achou do artigo abaixo.

 

[php_everywhere instance=”1″]

Copyright: 789177085 – https://www.shutterstock.com/pt/g/dolgachov

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010