Liderança e humildade na busca por resultados positivos

O líder deve gerar inspiração e motivação de seus colaboradores

Quando falamos em liderança, automaticamente, para muitas pessoas, vem a imagem de um chefe rígido, do estilo “eu mando e você obedece”. Alguém sempre muito direto. Mas, ao contrário dessas características, para ser um profissional efetivo, ele necessita ter humildade, já que terá como uma de suas funções inspirar pessoas e diretamente influenciar seus colaboradores. Com humildade é possível desenvolver relações mais sólidas, e gerar confiança, estimular a participação, a proatividade e a criatividade dos liderados.

Através dessa característica é que se constrói um trabalho em equipe. Por isso, é essencial reconhecer que cada membro da tem valor e faz parte do processo de alcançar o sucesso dentro da organização. Conflitos, ruídos e confrontos não fazem bem e muito menos trazem resultados positivos. Muitas vezes, será necessário reconhecer atitudes erradas para se desenvolver. Assim, o que você pode fazer é enxergar nelas oportunidades de crescimento.

Lideranças pautadas na humildade criam um ambiente favorável para geração de bons resultados. Consequentemente, tendem a conhecer melhor a sua equipe e desenvolver relações mais sólidas e abertas.

No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre como a junção da liderança e da humildade contribuem para o alcance de resultados extraordinários. Se você ficou interessado, continue conosco nessa leitura e confira!

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Por que liderança e humildade são tão importantes?

Liderança e humildade são dois fatores que precisam caminhar lado a lado, para que, desta forma, não só a empresa saia ganhando, mas também o próprio líder e seus colaboradores. 

Para entender um pouco mais a importância disso, fique ligado nos parágrafos abaixo:

Geram resultados extraordinários

Se tem uma coisa que a liderança humilde gera são resultados extraordinários. Isso acontece porque o líder não se coloca em uma posição de superioridade, perante seus colaboradores. Pelo contrário, ele caminha lado a lado da equipe, orientando e guiando-os sempre em direção às metas e objetivos que devem ser alcançados por todos. 

Neste sentido, é essencial que a pessoa que ocupa cargo de liderança assuma essa postura, para que suas chances de obter resultados positivos sejam ainda maiores.

Mantêm colaboradores engajados e motivados

Conforme dissemos acima, a liderança humilde é a ideal para profissionais e empresas que desejam crescer continuamente em suas trajetórias. Por se mostrar sempre solícito e pronto para ajudar todos aqueles que precisam, este tipo de líder acaba por conquistar as pessoas ao seu redor e fazer com que elas mantenham-se sempre engajadas e motivadas a realizar um bom trabalho em seu dia a dia. 

Isso faz com que seja fundamental desenvolver e estimular a liderança e humildade, em empresas dos mais variados segmentos. 

Afasta todo e qualquer tipo de conflito

O líder que adota uma postura humilde dificilmente entra em conflito com alguém. Pelo contrário. A sua primeira ação diante de uma crise é procurar as melhores maneiras de contorná-la. O benefício disso são os bons relacionamentos que surgem com praticamente todas as pessoas que o rodeiam, principalmente aquelas que fazem parte de sua equipe. 

Aprende e ensina o que sabe

Ao contar com um líder humilde, tanto empresa, quanto colaboradores, têm a chance de conviver com uma pessoa ímpar. Isso porque trata-se de alguém que faz questão de investir em seu aprimoramento constante e de, consequentemente, passar adiante tudo aquilo que aprende para as pessoas ao seu redor.

Os benefícios de quem adota esta postura são inúmeros, entre eles o alcance de resultados positivos, tanto no âmbito coletivo, quanto no individual. 

É resiliente e tem inteligência emocional

Não só para o líder, mas também para profissionais das mais diversas áreas, ser uma pessoa resiliente e inteligente emocionalmente, contribui para que, verdadeiramente, os resultados positivos sejam alcançados. Isso acontece porque estamos falando de indivíduos que conseguem lidar bem com conflitos e não se deixam paralisar pelas experiências negativas, algo que é essencial para todo e qualquer tipo de ambiente organizacional.

Como desenvolver uma liderança humilde?

Acima vimos como é importante que liderança e humildade caminhem lado a lado. Agora, vamos conferir de que maneira você desenvolver esta habilidade e começar a implementar de imediato em seu dia a dia de trabalho enquanto líder. 

Veja algumas dicas:

Seja exemplo

Incentive seus colaboradores a serem mais humildes através de seu exemplo. Pense em formar futuros líderes com essa característica.

Deixe o orgulho de lado

Entenda que você não é perfeito, por isso está em um processo desenvolvimento constante, buscando hoje ser melhor que ontem. Portanto, fique atento em perceber suas falhas e procure corrigi-las. E lembre-se que você sempre tem muito a aprender, principalmente com seus colaboradores.

Pense nos membros da sua equipe e ouça-os

O feedback que eles podem passar, poderá ser de grande valia para seu crescimento e de toda a equipe.

Escolha bem as palavras

Sempre agradeça e diga algo positivo. Simples palavras ditas no momento certo fazem toda a diferença. Além de motivar o colaborador, ele saberá que poderá contar com você.

Humildade é a capacidade de saber utilizar suas qualidades nos momentos exatos, e não de escondê-las. E exercê-la com assertividade, sabendo se expressar com a firmeza exigida pela ocasião, mas de uma forma educada, sempre respeitando o próximo, com certeza, resultados extraordinários serão alcançados.

E você, o que acha da liderança humilde? Já tinha ouvido falar neste tipo de líder? Conhece algum com este perfil? Deixe sua contribuição nos comentários e compartilhe este artigo com as pessoas que você acredita que pode ajudar através dele.

 

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63