O que é liderança organizacional e sua importância para o sucesso de uma gestão

escolhas na liderança organizacional

Grandes escolhas podem ser feitas em uma liderança organizacional

As constantes mudanças do mercado exigem que as empresas, além de infraestrutura de qualidade e tecnologias, tenham uma boa liderança, que garanta o sucesso organizacional.

Atualmente, as empresas precisam de profissionais capazes de administrar e gerir, tanto os processos, quanto as pessoas. Dessa forma, a organização será capaz de realizar suas atividades com maestria, com uma equipe motivada e que alcance resultados eficazes.

Portanto, a liderança organizacional refere-se a um conjunto de ações, como: a escolha assertiva de estratégias, organização das atividades, motivação dos colaboradores, manutenção do relacionamento interpessoal, desenvolvimento de habilidades e competências, gestão de crise, etc.

Uma liderança organizacional de excelência, garante empenho e cooperação de todos os profissionais, nesse sentido, para que ela surta efeito, o líder precisa ser dinâmico, carismático, assumir desafios e inspirar os demais.

Características de um líder

Conheça a seguir, outras características de um bom líder:

  • Criatividade;
  • Intuição;
  • Transformação;
  • Pro atividade;
  • Bom exemplo;
  • Ética;
  • Preocupação com os demais profissionais;
  • Motivação;
  • Desenvolvimento;
  • Comunicação;
  • Respeito;
  • Execução;
  • Empatia;

Como desenvolver a liderança organizacional

Algumas ações são importantes para que um líder organizacional de excelência seja formado. Saiba mais:

Não diferencie os profissionais por nível hierárquico

Um bom líder não se coloca acima dos outros colaboradores, mas sim, sabe ouvir a todos, valoriza as diferentes opiniões e dá espaço para que todos participem dos processos da empresa. Isso garante estreitamento das relações, minimização do medo e maior confiança.  

Comunique os colaboradores a respeito das atividades

Ser sincero quanto o andamento dos processos com os colaboradores, permite que os mesmos fiquem cientes das estratégias adotadas e dos reais direcionamentos da organização.

Reconheça as habilidades e pontos de melhoria dos colaboradores

A partir do momento que o líder reconhece as competências e limitações dos profissionais, ele garante um melhor direcionamento das atividades, o que resulta na realização de um trabalho de excelência por parte dos mesmos.

Tome nota a respeito dos problemas da equipe

É papel do líder estar atento quanto aos problemas da sua equipe, com tal conduta, ele consegue se antecipar, desenvolver ações para corrigir as falhas identificadas e motivar de forma assertiva os profissionais.

A partir do momento que o líder coloca em prática tais ações, ele promove motivação a toda a equipe e aumenta a produtividade dos colaboradores. A metodologia de Coaching através de técnicas e ferramentas comprovadas, também auxilia todo esse processo pois, desenvolve habilidades e competências de liderança, promove diferencial competitivo e garante mudanças e evolução profissional.

Dessa forma, o líder estará apto a desenvolver suas equipes através do Coaching, garantindo alta performance e resultados de excelência para a empresa.  

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