Não consigo emprego na minha área, como o Coaching pode me ajudar?

nao-consigo-emprego-na-minha-área-como-o-coaching-pode-me-ajudar
Entenda como o Coaching pode ajudar pessoas que não conseguem emprego em sua área;

A crise atual do país resultou em altos índices de desemprego, são inúmeros brasileiros procurando por uma vaga diariamente e em alguns casos, esse período dura mais do que uma pessoa espera. Passar meses procurando emprego causa uma série de desafios: as contas se acumulam, as outras pessoas fazem pressão, o estilo de vida precisa ser adaptado à nova realidade, as empresas nem sempre retornam as ligações e e-mails, a ansiedade aumenta e a autoestima se abala.

Apesar de ser um momento conturbado, é necessário que a pessoa deixe o desânimo de lado e se empenhe para conseguir um novo emprego. Ou seja, ela precisa se preparar para as entrevistas posteriores, estudar sobre as empresas que ela deseja trabalhar, estruturar adequadamente seu currículo, entre outras ações.

Porém, muitas pessoas, por conta da ansiedade causada pelo desemprego, não conseguem traçar devidamente ações e estratégias para passar por todo esse momento e acabam se sentindo perdidas ou desistem nas primeiras adversidades. Quando isso ocorre, o caminho mais correto é o indivíduo procurar ajuda para assim, reingressar ao mercado de trabalho na sua área de atuação. Mas quem pode ajudar nessa empreitada? O Coaching pode ser a solução.

[php_everywhere instance=”2″]

Não consigo emprego! Entenda como Coaching pode te ajudar

O Coaching é uma metodologia que tem como foco, auxiliar no desenvolvimento, pessoal ou profissional de uma pessoa, resultando assim, em mudanças positivas e potencialização de resultados. Através de perguntas poderosas, ferramentas e técnicas assertivas de áreas como psicologia, administração, gestão de pessoas etc, o indivíduo é capaz de realizar uma autorreflexão, definir suas metas e objetivos, ampliar sua visão sistêmica, identificar novas oportunidades na sua área de atuação, entre outros aspectos. Veja a seguir, alguns fatores trabalhados pelo processo de Coaching:

Identificação dos pontos fortes

A metodologia auxilia a pessoa a identificar quais são os seus pontos fortes em âmbito profissional. Dessa forma, ela consegue visualizar em que momentos tais pontos podem ser colocados em prática ou podem auxiliá-la a encontrar um emprego na sua área mais rapidamente. Por exemplo, o indivíduo tem facilidade para conversar em público? Ele consegue bater facilmente as metas de vendas? Ele transmite uma imagem positiva às pessoas? O Coaching trabalha no intuito de evidenciar a vocação e os talentos do indivíduo.

Identificação dos pontos de melhoria

Por mais experiente que possa ser uma pessoa profissionalmente, ela terá pontos a serem melhorados. Nesse sentido, o Coaching também atua na identificação dos mesmos. Que aspectos estão atrapalhando o seu crescimento profissional que precisam ser aprimorados? O indivíduo não domina outro idioma? Ele tem dificuldade em trabalhar em equipe? Não é muito criativo? Possui algum comportamento que precisa ser mudado? A partir da identificação dos seus pontos de melhoria, a pessoa será capaz de traçar ações para melhora-los.

Identificação da motivação

O processo de Coaching, através das suas técnicas e ferramentas, auxilia o indivíduo a identificar os cenários que mais lhe trariam engajamento profissional, como por exemplo, um salário alto, flexibilidade de horário, um ambiente de trabalho descontraído, etc. Com essa informação em mãos, a pessoa pode procurar por vagas de trabalho capazes de incentivar a sua motivação e aumentar a sua força de vontade em procurar emprego.

Desenvolvimento da inteligência emocional

Em um momento tão conturbado como a busca por um trabalho na área de atuação, é normal o profissional se sentir ansioso, estressado e desanimado. Nesse aspecto, o Coaching trabalha no intuito de desenvolver a inteligência emocional da pessoa e fazer com que ela não se deixe abalar com tal situação, aumente sua confiança e seja capaz de cultivar sentimentos positivos que a ajudem a se recolocar no mercado de trabalho.

Estabelecimento de metas

Mesmo desempregada, a pessoa precisa traçar metas que o auxiliarão a encontrar um emprego na sua área de atuação. Essas metas podem ser: um número de envios de currículos por semana, a realização de cursos, entre outras. Através do Coaching e com muito foco, o profissional será capaz de realizar todas as metas estipuladas e assim, progredir na sua busca por um emprego.

Desenvolvimento do networking

Mesmo fora do mercado de trabalho, é imprescindível que o indivíduo mantenha uma rede de contatos. O Coaching contribui para que a pessoa identifique e estabeleça conexões que ajudarão a pessoa encontrar um emprego em sua área. Um amigo, um professor da faculdade, um ex colega de trabalho, muitas pessoas podem agregar valor nesse momento.

Obtenção de informações do mercado

Estar desempregado não quer dizer que a pessoa não precise estar atualizada sobre as informações do mercado, bem como as atualizações da sua área de atuação. O Coaching contribui para que através desses dados, o profissional saiba identificar as melhores oportunidades de emprego.

Gestão do tempo

É muito importante que ao buscar um emprego em sua área, a pessoa tenha um roteiro a ser seguido, ou seja, separe um tempo para procurar novas vagas, mandar currículo, se dedicar a cursos, acompanhar processos etc. O Coaching auxilia o indivíduo no cumprimento dessa rotina.

Desenvolvimento da resiliência

A busca por um emprego nem sempre é um processo fácil, portanto, é normal que as pessoas se sintam desanimadas e ansiosas. Para tornar essa caminhada um pouco mais fácil, o Coaching desenvolve a resiliência do indivíduo, ou seja, a capacidade do mesmo em encontrar soluções perante os problemas e superar as dificuldades e os desafios.

Mesmo o Coaching sendo capaz de auxiliar a pessoa a conseguir um emprego na sua área, é essencial que ela não se deixe abater nesse momento tão conturbado e coloque os objetivos, metas e ações identificados no processo em prática, para que ele seja realmente eficaz e auxilie o indivíduo a conquistar a tão sonhada vaga.

Você já passou pela situação de não conseguir um emprego na sua área? Que medidas você tomou para reverter tal situação? Comente e compartilhe o artigo nas redes sociais!

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010