Principais métodos de avaliação de desempenho de funcionários

Avaliação de Desempenho

Conheça a avaliação de desempenho de funcionários e seus principais métodos

 

Conquistar e manter seus colaboradores motivados, produtivos e com foco em resultados é um desafio constante para todas as organizações.

Com as inúmeras atividades a cumprir e metas a bater, entretanto, é normal que o desempenho dos funcionários ocasionalmente apresente quedas. É por esse motivo que é fundamental fazer uma avaliação de desempenho de colaboradores periodicamente, além de investir em ferramentas que podem maximizar performances e acelerar resultados — como treinamento, aperfeiçoamento de técnicas e dinâmicas de motivação.

A avaliação de desempenho é importante porque faz uma análise panorâmica e profunda sobre a equipe e cada colaborador. A partir dela, é possível identificar pontos positivos do time, bem como aqueles que precisam ser melhorados na equipe como um todo e individualmente.

Convido você a me acompanhar nesta leitura e conhecer os principais métodos utilizados para se realizar uma avaliação de desempenho que gere bons resultados para as equipes e também para a empresa como um todo.

Conheça poderosas Ferramentas de Gestão, que vão ajudá-lo a obter ainda mais resultados extraordinários em sua empresa!

O que é avaliação de desempenho?

Quando se fala em avaliação de desempenho, está-se referindo ao método utilizado para medir a performance dos colaboradores que fazem parte de uma organização, no sentido de comparar o que está sendo entregue por cada um, com que a empresa verdadeiramente deseja que estes entreguem.

Por meio deste processo avaliativo é possível acompanhar com proximidade o crescimento e desenvolvimento individual dos colaboradores, bem como o trabalho realizado em equipe, analisando os resultados que estão sendo obtidos a partir desta performance.

Como dito anteriormente, adotar um método de avaliação de desempenho dentro das empresas se faz essencial, pois contribui para a descoberta dos talentos existentes em cada um e de que forma estes podem ser explorados e, ao mesmo tempo, potencializados, para que todos consigam alcançar resultados extraordinários, a partir de suas próprias ações e comportamentos.

É uma maneira eficiente de valorizar o trabalho desenvolvido pelos colaboradores, uma vez que estes terão feedbacks precisos sobre seus desempenhos, assim como a oportunidade de melhorarem de maneira constante, contando sempre com a ajuda e apoio da organização como um todo para isso.  

Fique por dentro do programa de desenvolvimento profissional e empresarial, que vai potencializar a performance de equipes, colaboradores e dos seus negócios!

Principais métodos de avaliação de desempenho

Existem no mercado diversos métodos para avaliar desempenhos. Confira alguns deles:

Coaching Assessment

O Coaching Assessment é uma poderosa ferramenta de avaliação comportamental, fundamentada pelo teste psicológico DISC. Essa ferramenta pode ser aplicada digital ou manualmente, e fornece um relatório detalhado e preciso de cada colaborador e equipe.

Por meio deste método, é possível obter informações precisas sobre o perfil comportamental de cada colaborador, pontos fortes e características a serem melhoradas, além da identificação do estilo de liderança e comportamentos em momentos de desafio ou pressão.

Trata-se de uma poderosa ferramenta, utilizada por empresas como Unilever, Atento Brasil, Anglo American, entre muitas outras, que contribui para que haja uma gestão de talentos cada vez mais eficiente no ambiente corporativo.

Avaliação 360º

Eficiente ferramenta de feedback em que o profissional tem a oportunidade de se autoavaliar, bem como de receber a avaliação de seus superiores e de seus pares no dia a dia de trabalho.

Esta avaliação é fundamental a qualquer profissional, pois propicia uma profunda reflexão sobre si, seus comportamentos e objetivos, além de trazer críticas construtivas de outras pessoas, que podem auxiliar no desenvolvimento e aprimoramento profissional.

Autofeedback

Capaz de fornecer uma análise estratégica de cada colaborador, esse método consiste em um questionário em que o próprio profissional responde a respeito de si mesmo. Itens como uma frase, um livro e um filme que identificam o indivíduo, o que as pessoas pensam a respeito dele quando o veem pela primeira vez, pontos fortes, de melhoria, oportunidades, limitadores, entre outros são fundamentais para que o próprio colaborador possa fazer uma avaliação de si mesmo e de seu desempenho enquanto profissional.

Teste de Sistemas Representacionais

Esta avaliação de desempenho é um questionário de cinco perguntas que fornece análise precisa sobre o sistema representacional de cada colaborador. Segundo a Programação Neurolinguística – PNL, existem quatro tipos de sistemas representacionais: digital, cinestésico, auditivo e visual. Destes, cada indivíduo tem um predominante.

A partir deste teste, é possível conhecer o tipo de comportamento, pontos fortes, estilo de aprendizagem e processamento de informações, maneira de interação com o ambiente de trabalho, modo de organização, características predominantes, entre outros.

Avaliação de Perfil Comportamental

Esse teste com 25 perguntas fornece uma poderosa e profunda análise do perfil comportamental de cada profissional. O resultado, detalhado e preciso, compara quatro tipos de perfis a diferentes animais: gato, águia, tubarão ou lobo.

Por meio desta avaliação, é possível identificar o perfil predominante de cada colaborador, bem como seus principais comportamentos, pontos fortes, motivações, valores, e muitas outras questões.

Clique aqui e faça o download do e-book que vai te apresentar Ferramentas poderosas para uma Gestão cada vez mais eficiente nas empresas.

Avaliação do superior imediato

Este é um dos tipos de avaliação mais comuns e praticados dentro das empresas atualmente. Trata-se de um estilo em que o superior do colaborador faz a avaliação de seu desempenho como um todo, ou seja, da execução de suas atividades, bem como das ações e comportamentos que este tem com seus colegas e com o próprio gestor.

Apesar de ser ainda bastante utilizado, este método pode prejudicar o colaborador, caso o seu relacionamento com seu superior não seja um dos melhores. Neste sentido, é imprescindível que o gestor seja o mais imparcial possível, para que a avaliação retrate apenas a realidade do que o profissional apresenta na empresa.

Avaliação de potencial

A avaliação de potencial é um tipo de análise que é realizada no sentido de identificar se o colaborador tem as habilidades e competências necessárias para realizar funções que lhes serão atribuídas no futuro.

Além disso, este tipo de avaliação também permite que seja feita uma verificação dos talentos dos profissionais e se estes estão sendo bem aproveitados nas funções e atividades que ele executa. Caso não esteja, é possível fazer as adequações necessárias para que o potencial do colaborador seja melhor aproveitado.

O que é preciso para que se faça uma boa avaliação?

Ter conhecimento sobre as ferramentas existentes para realizar avaliações de desempenho dentro das empresas é extremamente necessário para que se obtenha bons resultados a partir da aplicação deste processo. Além disso, é necessário também dar atenção a alguns pontos, que vão contribuir para que uma boa avaliação seja realizada e se consiga alcançar os objetivos propostos.

Pensando nisso, compartilho agora com você o que é preciso para que se faça uma boa avaliação de desempenho e se alcance resultados extraordinários. Confira:

Imparcialidade

Este é um pré-requisito para aqueles que se colocarão no papel de avaliadores, sejam eles gestores ou colaboradores avaliando seus superiores. Ser imparcial, fornecendo informações condizentes com a realidade, faz com que seja possível ter um resultado preciso e assertivo, que verdadeiramente contribua para o crescimento e aprimoramento do profissional.

Diante disso, neste momento, é essencial que se deixe de lado questões pessoais, atendo-se apenas a fatores profissionais, técnicos e comportamentais acerca do indivíduo avaliado, para que ele tenha a oportunidade de ter um feedback que realmente o ajude.

Sinceridade

Outro ponto bastante importante para que se faça uma avaliação assertiva está no fator sinceridade. Somente a partir de respostas verdadeiramente sinceras, por parte daqueles que estão se submetendo à avaliação, como é o caso do Coaching Assessment, é que é possível gerar um relatório que seja fiel ao que o profissional é em seu dia a dia no trabalho.

Ser sincero nas respostas permite que as oportunidades de melhoria surjam e o indivíduo possa crescer em sua carreira, sabendo os pontos em que está acertando e aqueles que ainda precisam ser desenvolvidos, tanto comportamental, quanto tecnicamente.

Feedback

Neste processo é fundamental que o indivíduo que está sendo avaliado tenha acesso ao resultado de sua avaliação, bem como a um feedback preciso sobre como está o seu desempenho dentro da empresa. Este feedback vai lhe permitir saber os pontos que está acertando, que podem ser mantidos em sua atuação diária, e aqueles que precisam ser eliminados ou melhorados, para que assim o seu trabalho seja cada vez mais assertivo e traga os resultados que a organização espera dele.

Orientação

Com as informações sobre a sua perfomance diária em mãos o indivíduo está pronto para iniciar o seu processo de melhoria contínua, certo? Nem sempre. Muitas vezes o profissional fica confuso, em dúvida, sem saber o que fazer os dados obtidos a partir de sua avaliação de desempenho.

É neste momento que a empresa, na figura de seu gestor e também do departamento de Recursos Humanos – RH, deve lhe orientar, elaborando, ao seu lado, estratégias que lhe ajudem a implementar, aos poucos, melhorias em sua atuação no trabalho.

Acompanhamento

Após o profissional ter acesso ao seu resultado, ao seu feedback e às orientações necessárias para que a sua performance seja potencializada no dia a dia, ele está pronto para colocar em prática estas ações e implementar as mudanças necessárias para que o seu trabalho seja cada vez mais valorizado e reconhecido.

Assim, é essencial que haja um acompanhamento, no sentido de observar os progressos que estão acontecendo, as limitações que ele está enfrentando, os sucessos alcançados a partir das mudanças e também os fracassos que podem surgir. Tudo isso para que ele sinta-se sempre amparado e pronto para mudar de rota caso seja necessário.

Conheça o programa do IBC que vai aperfeiçoar ainda mais a sua performance profissional e empresarial!

Torne-se um Consultor em Análise Comportamental

Você sabia que é possível aprimorar seus conhecimentos sobre avaliação de desempenho, tornando-se Consultor em Análise Comportamental? Estou falando de um dos cursos oferecidos aqui pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, que ajuda os mais diversos tipos de profissionais a se tornarem especialistas no funcionamento do perfil comportamental de cada indivíduo.

Esta formação prepara o profissional para aplicar o questionário do Coaching Assessment em outros profissionais, bem como para fazer a leitura do relatório, permitindo, assim, que seja possível fornecer um feedback preciso e assertivo sobre o perfil comportamental do indivíduo avaliado.

Trata-se de um curso que contribui para que cada vez mais profissionais iniciem o seu processo de autoconhecimento, descobrindo quais são os pontos existentes em sua personalidade, bem como as habilidades que mais lhe ajudam e a crescer pessoal e profissionalmente, além de elucidar questões relacionadas aos pontos de melhoria existentes em cada um.

Tendo acesso a estas informações, por meio do relatório do Coaching Assessment, e fornecendo-as ao profissional avaliado, ele passa a ter a oportunidade de evoluir, pois vai fortalecer seus pontos fortes e eliminar ou trabalhar em seus pontos de melhoria, para que estes possam ajudá-lo ao invés de lhe atrapalhar em sua carreira.

Se você é gestor, profissional de RH, psicólogo, terapeuta, líder, coach, profissional de T&D, entre muitos outros tipos de profissionais, convido você a conhecer este curso e se especializar ainda mais no mapeamento do comportamento humano, para que assim contribua para o desenvolvimento e aumento da performance de seus colaboradores.

Conheça a formação Consultor em Análise Comportamental e inscreva-se agora mesmo para a próxima turma!

Ser de Luz, é importante que você saiba que a avaliação de desempenho é o método mais eficaz de demonstrar acompanhamento da performance dos colaboradores.  Manter este tipo de avaliação traz mudanças positivas e benefícios na gestão de pessoas, garantindo sucesso pessoal, profissional e empresarial a todos.

Permita-se ir além e implemente este processo transformador em sua empresa!

Agora compartilhe comigo: o que você achou deste conteúdo? Já realiza avaliações de desempenho periodicamente em sua empresa? Qual método utiliza? Deixe o seu comentário e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de continuar nos acompanhando, pois sempre trazemos novos conteúdos, capazes de gerar resultados extraordinários em sua vida pessoal e na sua carreira.

Copyright: 552090199 – https://www.shutterstock.com/pt/g/nd3000

 

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010