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Principais métodos de avaliação de desempenho de funcionários

23/09/16

Conquistar e manter seus colaboradores motivados, produtivos e com foco em resultados é um desafio constante para todas as organizações.

Com as inúmeras atividades a cumprir e metas a bater, entretanto, é normal que o desempenho dos funcionários ocasionalmente apresente quedas. É por esse motivo que é fundamental fazer uma avaliação de desempenho de funcionários periodicamente, além de investir em ferramentas que podem maximizar performances e acelerar resultados — como treinamento, aperfeiçoamento de técnicas e dinâmicas de motivação.

A avaliação de desempenho é importante porque faz uma análise panorâmica e profunda sobre a equipe e cada colaborador. A partir dela, é possível identificar pontos positivos do time, bem como aqueles que precisam ser melhorados na equipe como um todo ou individualmente.

Principais métodos de avaliação de desempenho

Existem no mercado diversos métodos para avaliar desempenhos. Confira alguns deles:

Coaching Assessment

O Coaching Assessment é uma poderosa ferramenta de avaliação comportamental fundamentada pelo teste psicológico DISC. Essa ferramenta pode ser aplicada digital ou manualmente, e fornece um relatório detalhado e preciso de cada colaborador e equipe.

Por meio deste método, é possível obter informações preciosas sobre o perfil comportamental de cada colaborador, pontos fortes e características a serem melhoradas, além da identificação do estilo de liderança e comportamentos em momentos de desafio ou pressão.

Avaliação 360º

Eficiente ferramenta de feedback em que o profissional é avaliado por si mesmo, seus superiores e outros colaboradores.

Esta avaliação é fundamental a qualquer profissional, pois propicia uma profunda reflexão sobre si, seus comportamentos e objetivos. Além de trazer críticas construtivas de outras pessoas que podem auxiliar no desenvolvimento e aprimoramento profissional.

Autofeedback

Capaz de fornecer uma análise estratégica de cada colaborador, esse método consiste em um questionário em que o próprio profissional responde a respeito de si mesmo. Itens como uma frase, um livro e um filme que identifica o indivíduo, o que as pessoas pensam a respeito dele quando o veem pela primeira vez, pontos fortes, de melhoria, oportunidades, limitadores, entre outros são fundamentais para que o próprio colaborador possa fazer uma avaliação de si mesmo e de seu desempenho enquanto profissional.

Teste de Sistemas Representacionais

Esta avaliação de desempenho é um questionário de cinco perguntas que fornece análise precisa sobre o sistema representacional de cada colaborador. Segundo a Programação Neurolinguística – PNL, existem quatro tipos de sistemas representacionais: digital, sinestésico, auditivo e visual. Destes, cada indivíduo tem um predominante.

A partir deste teste, é possível conhecer o tipo de comportamento, pontos fortes, estilo de aprendizagem e processamento de informações, maneira de interação com o ambiente de trabalho, modo de organização, características, entre outros.

Avaliação de Perfil Comportamental

Esse teste com 25 perguntas fornece uma poderosa e profunda análise do perfil comportamental de cada profissional. O resultado, detalhado e preciso, compara quatro tipos de perfis a diferentes animais: gato, águia, tubarão ou lobo.

Por meio desta avaliação, é possível identificar o perfil predominante de cada colaborador, bem como seus principais comportamentos, pontos fortes, motivações, valores, e muitas outras questões.

A avaliação de desempenho é o método mais eficaz de demonstrar acompanhamento no desempenho dos colaboradores.  Manter este tipo de avaliação traz mudanças positivas e benefícios na gestão de pessoas, garantindo sucesso pessoal e profissional.

 

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Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

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