Hiring bônus – O que é e quais as suas vantagens?

Homem contando dinheiro

Confira as vantagens do Hiring bônus.

Em um contexto mercadológico cada vez mais competitivo, faz todo sentido a adoção do hiring bônus pelas empresas. Trata-se de uma bonificação financeira que é paga ao profissional no ato da sua contratação.

Essa estratégia é responsável por atrair e reter os principais talentos do mercado. Tem sido bastante usada porque torna as companhias mais competitivas diante dos talentos. 

Já é um fato conhecido que o capital humano é um dos recursos mais valiosos que uma organização possui. Dessa forma, quando há um talento proeminente disponível, é essencial fazer tudo o que estiver ao alcance para contratá-lo.

No artigo a seguir iremos explicar com mais detalhes o que é hiring bônus e quais são as suas vantagens. Vamos lá?

O que é hiring bônus? 

Em linhas gerais, o hiring bônus consiste em um tipo de bonificação financeira paga ao profissional no momento da sua contratação. Há casos em que essa estratégia visa a retenção do talento por algum tempo, de maneira que o valor é pago em parcelas, duas ou três. 

Geralmente, essa estratégia é utilizada para contratar profissionais para assumir altos cargos executivos. O hiring bônus pode ser usado para contratar diretores, líderes de equipe ou até gestores com poderes maiores dentro da organização. É incomum que esse recurso seja usado para a contratação de gerentes ou para preencher vagas de outros níveis hierárquicos iguais ou abaixo. 

Por que o hiring bônus é utilizado? 

Vivemos em plena era da transformação digital, o comportamento dos consumidores evolui e criou expectativas maiores em relação às empresas. Para atender a essas demandas modernas, tornou-se necessário contar com profissionais cada vez mais preparados.

Ao passo que as exigências do mercado aumentaram, se observou queda no número de talentos realmente preparados para os desafios. Tendo esse descompasso em mente, fica evidente que é importante para o setor de Recursos Humanos ter uma “carta na manga”.

Se há menos profissionais capacitados para uma área do que vagas abertas no mercado, é necessário garantir uma boa contratação. Ao se deparar com um talento que parece promissor, as companhias tendem a buscar formas de conseguir contratá-lo e retê-lo.

Quando o hiring bônus é uma boa estratégia? 

O hiring bônus funciona como um argumento de convencimento usado pela empresa durante a negociação com o profissional de seu interesse. O objetivo é usar essa compensação financeira como um elemento decisivo para que o contrato seja assinado.

Normalmente, é uma estratégia empregada para contratar profissionais de alto nível de maneira a garantir mais segurança para o contratado. Outra situação em que o hiring bônus se mostra estratégico é quando o profissional terá alguma perda financeira ao aceitar a proposta. Trata-se de um fator de atração e objetiva impedir que o profissional aceite a proposta de outra empresa.

Muitas companhias usam essa bonificação financeira como uma moeda de troca para manter os colaboradores por mais tempo em seus quadros. O período pode variar entre dois ou três anos. Cabe às partes negociarem entre si. 

Hiring bônus é apenas um acordo

É fundamental ressaltar que o hiring bônus se constitui em um acordo entre a organização e o profissional. Ainda que seja uma prática comum, não tem nenhuma sustentação legal que obrigue o profissional a se manter na instituição contra a sua vontade. Embora não tenha peso legal, é um recurso que costuma ser efetivo, trazendo benefícios para as empresas e os profissionais. 

Como o hiring bônus pode ser pago?

Uma forma do hiring bônus ser pago é diretamente na folha de pagamento do colaborador junto ao seu primeiro salário. No entanto, nesse modelo, a quantia está sujeita à tributação. Esse bônus pode ser pago separadamente, de maneira que não haja a incidência de encargos trabalhistas. Uma maneira de fazer isso é pagar o hiring bônus na forma de ajuda de custo, por exemplo. 

Nos casos em que o hiring bônus é parcelado, geralmente o primeiro pagamento é feito juntamente ao primeiro salário, com o início do contrato laboral. A segunda e a terceira parcelas tendem a ser pagas nos meses seguintes. Em uma situação em que o profissional decidiu sair da companhia antes do vencimento de alguma parcela, há a perda da mesma. 

A maneira como o hiring bônus consta na folha de pagamento (ou fora dela) varia de uma organização para a outra. É bastante comum que as companhias paguem essa bonificação na forma de ajuda de custo. Assim, o profissional recebe o valor líquido na sua primeira semana de trabalho. 

Vantagens do Hiring bônus

Ao longo do artigo explicamos com detalhes o que é e como é praticado o hiring bônus. A seguir iremos explicar quais são as vantagens dessa estratégia. 

1. Atrai talentos

Empresas que possuem orçamento para investir na aquisição de talentos podem e devem usar essa estratégia. Os resultados conquistados são bastante expressivos, pois o time corporativo é formado apenas por camisas 10. Diante da concorrência, a expertise desses talentos se transforma em uma vantagem competitiva. 

2. Manutenção salarial

O emprego da estratégia de hiring bônus contribui para o desenvolvimento do equilíbrio da estrutura salarial na companhia. Há margem para que os aumentos de salário se mantenham em um nível proporcional à performance do contratado. Com isso, a empresa se torna mais bem vista diante do mercado de trabalho. 

3. Compensação de riscos

O hiring bônus permite compensar os riscos, tanto para o contratado quanto para o contratante. O profissional precisa ter um nível de comprometimento elevado com a companhia para recusar as ofertas das concorrentes. O bônus financeiro funciona como um elemento para manter a estabilidade se as coisas não saírem como planejado. 

Já a companhia tem como recompensa a aquisição desse talento para seus quadros. Além de contar com o conhecimento desse profissional, também impede que a concorrência tenha um colaborador de destaque.

Dessa forma, o hiring bônus se torna um investimento viável e interessante para se consolidar no mercado. Afinal, a equipe tem grande responsabilidade sobre o sucesso da companhia. 

A estratégia de hiring bônus tem sido cada vez mais utilizada por empresas de diferentes setores!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63