O que você precisa saber sobre desenvolvimento cognitivo

O desenvolvimento cognitivo diz respeito a forma como entendemos e processamos o conhecimento. Mas afinal, o que precisamos realmente saber sobre ele?

Você já percebeu que sua forma de apreender e processar informações é diferente da forma como outras pessoas entendem e processam conhecimentos? Isso se dá porque existem perfis cognitivos diversos, ou seja, cada indivíduo apresenta seu próprio desenvolvimento cognitivo. Exatamente por isso, pode se tornar complexo lidar com pessoas diferentes seja em situações familiares ou de trabalho.

Conviver e trabalhar com pessoas de diferentes perfis cognitivos permite ter uma experiência muito mais rica e de horizontes amplificados. Resolver problemas se torna muito mais simples com a percepção diferenciada que esses perfis podem oferecer. Continue lendo para entender melhor o desenvolvimento cognitivo e a sua importância no âmbito profissional.

O que é desenvolvimento cognitivo?

Antes de falarmos especificamente de desenvolvimento cognitivo, é importante conceituar cognição. A cognição diz respeito à forma como o indivíduo absorve e processa os novos conhecimentos. Cada indivíduo apresenta seus próprios padrões cognitivos, ou seja, a sua maneira de trabalhar o conhecimento.

O desenvolvimento cognitivo, por sua vez, consiste no processo através do qual os indivíduos adquirem conhecimentos no decorrer de suas vidas. No entanto, é essencial dizer que se trata de muito mais do que simplesmente o processo de aquisição e armazenamento de conhecimentos.

O desenvolvimento cognitivo abrange mais do que simplesmente adquirir um novo conhecimento, também diz respeito às mudanças de comportamento provenientes das experiências pelas quais o indivíduo passa. É importante ressaltar que o perfil cognitivo pode ser modificado inclusive na vida adulta. As pessoas estão em constante evolução e processo de mudança ainda que seja difícil identificar isso.

Ordem e desordem

De acordo com Jean Piaget, um dos psicólogos e pensadores de maior relevância do século 20, a aprendizagem se dá por meio de ordem e desordem do que já existe dentro de cada indivíduo. Uma pessoa que passa por confronto com novas informações pode ter algumas crenças substituídas (desordem).

O desenvolvimento cognitivo acontece considerando padrões cognitivos antigos, assim como novas informações. Piaget definiu que esse desenvolvimento acontece em quatro etapas distintas:

Sensório motor: estende-se até os 24 meses de vida do indivíduo.

Pré-operatório: acontece entre 2 e 6 anos de idade.

Operatório concreto: ocorre entre 7 e 11 anos de idade.

Pensamento formal: acontece após os 12 anos de idade.

Depois do quarto estágio de desenvolvimento cognitivo, as fases anteriores passam por um processo de aperfeiçoamento.

Busca por justificativas de desempenho

Como já citamos, um dos grandes nomes da área da psicologia cognitiva foi Jean Piaget, psicólogo, epistemólogo e biólogo suíço nascido em 1896 e falecido em 1980, cujas ideias têm grande influência na área de estudos cognitivos até os dias atuais. O psicólogo defendia que a compreensão da inteligência de uma pessoa deve ir além da avaliação em testes e se ocupar, também, da busca pelas justificativas para esse desempenho.

Grande parte do trabalho de Piaget se baseou na observação de crianças com o objetivo de compreender o seu desenvolvimento intelectual a partir do entendimento de sua lógica. O psicólogo defendia que a inteligência humana visa adaptar o homem ao ambiente em que ele vive. A inteligência das pessoas evolui com o passar do tempo, de maneira a fazer reflexões mais complexas ao longo da vida.

Logo, o desenvolvimento cognitivo consiste em uma espécie de maturação e especialização da inteligência do indivíduo, assim como de suas manifestações. A pessoa passa a ter insights e fazer ponderações que vão além da simples repetição de hábitos. As mudanças pelas quais passamos na vida causam desequilíbrios até que os novos conhecimentos estejam perfeitamente assimilados, retornando para o equilíbrio.

O nascimento da teoria cognitiva

Juntamente a Jean Piaget, podemos mencionar como participantes efetivos do desenvolvimento da teoria cognitiva nomes como Lev Vygotsky e Henri Wallon. A corrente de pensamento da teoria cognitiva surgiu entre as décadas de 1950 e 1960 como uma contraposição ao comportamentalismo.

De acordo com os teóricos do comportamentalismo, o aprendizado era resultado de situações baseadas em estímulos e respostas, criando, dessa forma, uma espécie de condicionamento para o desenvolvimento de intelectos.

A teoria cognitiva nasceu a partir da proposta de investigar qual seria o impacto das ações do indivíduo no processo de aprendizagem. A busca por um melhor entendimento das estruturas mentais abriu caminho para o a formulação da ideia de desenvolvimento cognitivo.

Contribuições de Piaget, Wallon e Vygotsky

Piaget contribuiu com a teoria descrevendo as fases de desenvolvimento da criança. Por sua vez, o médico, psicólogo, filósofo e político francês Henri Wallon acreditava que o entorno social do indivíduo tinha papel determinante para o seu desenvolvimento cognitivo.

O bielorrusso Vygotsky contribuiu com a teoria a partir do entendimento de que o ser humano adquiria seu conhecimento como resultado de interação com o meio. Ainda que algumas ideias desses teóricos sejam questionadas e modernizadas nos dias de hoje, é importante dizer que elas foram a base para a consolidação dessa teoria.

Entendendo os processos cognitivos

Se você consultar o significado da palavra processo em um dicionário, descobrirá que ela se refere à metodologia utilizada para realizar alguma coisa. Cognição, como já explicamos, nada mais é do que a forma como as pessoas percebem e interpretam o mundo à sua volta. Logo, processos cognitivos dizem respeito à metodologia usada pelo indivíduo para trabalhar um novo conhecimento adquirido, tornando-o parte de uma potencial mudança interna.

Quando uma informação é processada, passa pelo trabalho de mecanismos mentais para que seja apreendida e absorvida. A compreensão de mundo de cada indivíduo é resultado do conjunto de processos que ela utiliza para processar informações. A capacidade de processar o conhecimento é o que diferencia o ser humano dos animais irracionais.

Ao escutar uma informação, o homem tem a capacidade de refletir a respeito da mesma e transformá-la em algo útil. Piaget afirmava que a inteligência humana servia para acelerar a sua nossa capacidade de adaptação ao meio, sendo essencial para a expansão da espécie em todo o planeta. Cada pessoa processa informações de uma maneira, encontrando uma forma de se estabelecer em um ambiente diferente.

O desenvolvimento cognitivo continua ao longo da vida, sendo possível mudar suas crenças a partir da criação de novos métodos de pensamento. Se gostou, deixe seu comentário e compartilhe o conteúdo através das suas redes sociais, passando o conhecimento adiante!

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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