A Psicologia do Desenvolvimento Humano e o Coaching

A Psicologia do Desenvolvimento Humano é um estudo que foi projetado e desenvolvido pelo psicólogo suíço Jean Piaget. O foco do estudioso era a abordagem sobre as mudanças que ocorrem nos comportamentos das pessoas no decorrer de sua vida.

As modificações dizem respeito à formação da identidade de cada ser humano. Compreendem ainda o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, físicas, das emoções, dos aspectos sociais como também a percepção de conceitos e formas.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

De acordo com Piaget essas mudanças são adquiridas em determinadas fases da vida. E estas alterações são divididas em quatro estágios do desenvolvimento humano. São eles:

Período Sensório-Motor (0 a 2 anos): Percepção das coisas, criação de laços afetivos e demonstração dos primeiros movimentos e reflexos.

Período Pré-Operatório (2 a 7 anos): Além de aprimorar os comportamentos anteriores a pessoa ainda desenvolve a fala e as habilidades físicas.

Período das Operações Concretas (7 a 12): Aprimoramento das habilidades anteriores e também o desenvolvimento da capacidade de raciocinar e de decidir algumas questões mais simples.

Período das Operações Formais (12 anos em diante): Capacidades e competências totalmente desenvolvidas. Nessa fase a pessoa agrega valores morais à sua conduta, além de conseguir tomar decisões mais complexas.

O desenvolvimento e/ou mudanças que ocorrem na vida das pessoas, acontecem através da influência de basicamente quatro aspectos. São eles: crescimento orgânico, maturação neurofisiológica, hereditariedade e estímulos ambientais.

Quer saber como está a sua felicidade nas áreas: profissional, pessoal, qualidade de vida e relacionamento?
Clique aqui e faça nosso teste.

Esse processo está ligado a nossa linha cronológica, ou seja, quando nascemos e somos criança, estamos passando pelo processo de aprendizagem. Já na fase da adolescência começamos a decidir coisas a partir do nosso próprio entendimento. E quando alcançamos a idade jovem e adulta nosso comportamento está completamente formado através de todos os conhecimentos e valores que acumulamos ao longo da vida.

Baseado em diversas abordagens da Psicologia (Cognitivo – Comportamental, Positiva, Organizacional), o Coaching trabalha os diversos modelos de formação do comportamento humano. Por isso, esta ciência é fundamental no processo de mudanças comportamentais e para a aceleração de resultados que a metodologia propõe.

E na formação Professional & Self Coaching – PSC são utilizadas diversas ferramentas da Psicologia para formar e desenvolver, tanto o aspecto pessoal como profissional do futuro Coach, e para que este munido de conhecimentos sobre a ciência do comportamento possa ter sucesso com seus clientes.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010