Como administrar a rivalidade entre o seu negócio e as empresas concorrentes

Como administrar a rivalidade entre o seu negócio e as empresas concorrentes
O ideal é que suas estratégias para lidar com a concorrência estejam associadas a seus diferenciais e forças, evitando conflitos desnecessários e diretos.

Uma característica comum de todas as empresas é a concorrência. Seja de maior ou menor porte, todas as empresas possuem concorrentes. Deixo aqui a pergunta: você sabe quem são os seus concorrentes? Se você sabe responder esta pergunta é porque você também conhece a sua empresa. Identificar com assertividade os seus concorrentes só é possível quando você entende e conhece o seu negócio, a sua empresa. Mais um pergunta: Você sabe lidar com a rivalidade entre concorrentes?

Vale destacar que concorrentes não são, necessariamente, empresas que oferecem o mesmo produto que você ou que possuem o mesmo modelo de negócio que o seu. A empresa pode ter como concorrente quem vende algo parecido ao que ela vende, ou qualquer outra empresa do mesmo segmento mercadológico. Há quem acredite que todas as empresas são concorrentes umas das outras; a justificativa é de que o objetivo de todas as empresas está na busca em conquistar clientes e lucrar com os produtos/serviços. Sendo assim, a rivalidade entre concorrentes é comum em um mercado tão dinâmico e amplo.

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Se você conhece seus concorrentes, quero te fazer outra pergunta: como você lida com eles? Suas estratégias estão voltadas para eliminar seus concorrentes ou para administrar a rivalidade entre o seu negócio e as empresas concorrentes? Acredite, é possível lidar com a concorrência sem utilizar a velha estratégia da “batalha dos preços baixos”. Separei para você algumas dicas que vão te ajudar neste processo.

Dicas para lidar com a rivalidade entre concorrentes

1- Mostre (e aumente) seu diferencial

Pense em tudo aquilo que a sua empresa faz e compare com a sua concorrencia. Reveja o atendimento, o preço, a qualidade e a eficiência do produto. Faça destes diferenciais o carro-chefe do seu negócio.

2- Aumente sua Força de Vendas

É importante que seu negócio tenha força de vendas que esteja alinhada e ciente de quais são os produtos destaque da sua empresa. Se houver necessidade, contrate novos colaboradores para garantir que os clientes receberão um ótimo e encantador atendimento.

3- Evite confrontos

Esta, talvez, possa ser a dica mais importante. Muitas empresas entram em batalhas desnecessárias e até incômodas com os seus concorrentes. As disputas mais comuns são para provar quem tem o preço mais barato, quem oferece as melhores formas de pagamento; em alguns segmentos, é possível ver concorrentes trocando indiretas nos comerciais de tv. Isso só deixará o seu produto ainda mais desvalorizado perante os seus consumidores. Você pode até conseguir vencer esta batalha, mas no final quem sairá perdendo é o seu negócio.

E você, o que pensa a respeito? Conte pra gente como você lida com os seus concorrentes. Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe nas redes sociais.

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Imagem: Sira Anamwong / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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