Como lidar com funcionários folgados? Estratégias para motivar e engajar!

Lidando com funcionários folgadosVocê já teve algum funcionário ou mesmo colega de trabalho folgado? Trata-se daquele profissional que não cumpre as suas obrigações, entrega demandas com atraso, delega as próprias atribuições a terceiros e não arca com as consequências dos seus atos, pois sempre “empurra” a culpa para outras pessoas.

Lidar com esse tipo de funcionário ou colega é um desafio e tanto, afinal de contas, precisamos manter a calma e tentar resolver o problema sem comprometer a produtividade e a qualidade das entregas. Neste artigo, vamos conferir algumas dicas sobre como lidar com funcionários folgados. Continue a leitura e confira!

Por que manter funcionários motivados e engajados?

A motivação é a força que nos impulsiona a tomar uma atitude. Por isso, se um funcionário é folgado, pode ser que ele esteja com baixa motivação e pouco engajamento — o que pode acontecer em relação à empresa, aos colegas, aos chefes ou ao trabalho propriamente dito.

Dessa forma, investir no bem-estar e na força motivacional dos colaboradores é um meio de evitar essa atitude “folgada” ou egoísta. Pessoas que trabalham com engajamento e motivação conseguem ser mais produtivas, ter ideias melhores, cooperar com os colegas e, consequentemente, obter melhores resultados.

Como lidar com funcionários folgados?

Agora que você já compreende a importância de manter a motivação e o engajamento entre os seus colaboradores, deve estar se perguntando como podemos fazer isso. Na sequência, você vai conferir algumas dicas para evitar que os colaboradores fiquem desmotivados e “folgados”.

1. Comunique expectativas claramente

Se os seus funcionários são “folgados”, em primeiro lugar, questione-se: será que eles sabem o que é esperado deles? Seja claro nesse sentido. Defina metas específicas para o departamento/equipe e certifique-se de que cada um saiba o seu respectivo papel no alcance das metas estabelecidas. Defina também um padrão de desempenho, incluindo os prazos e a qualidade esperada nas atividades desenvolvidas. É importante deixar todas essas questões muito claras antes de cobrar performance.

2. Forneça feedbacks construtivos

O feedback é a comunicação do resultado obtido pelo colaborador em uma avaliação de desempenho, seja formal, seja informal. O ideal é que os feedbacks sejam realizados individualmente, de modo que cada profissional saiba os pontos em que tem acertado e os aspectos em que precisa melhorar. Nesse sentido, o líder precisa ser específico também ao orientar os próximos passos, definindo como aquele funcionário pode se aperfeiçoar. Também permita que ele fale sobre os seus medos e dificuldades.

3. Incentive a participação ativa

Os colaboradores tendem a ser mais “folgados” nos ambientes em que sugestões não são bem-vindas. Por isso, certifique-se de construir um ambiente de trabalho mais participativo e colaborativo. Valorize as opiniões e colaborações de cada profissional, incentivando a participação em projetos e iniciativas. Muitas vezes, tudo o que um funcionário quer é ser ouvido. Por isso, disponibilize um espaço ou um momento para ouvir a sua equipe e entender o que ela propõe ou solicita.

4. Reconheça e recompense o bom desempenho

Qualquer funcionário deseja se sentir valorizado, e há diferentes meios pelos quais as organizações podem fazer isso. O meio mais conhecido e óbvio é o aumento salarial ou a promoção do profissional, como um reconhecimento pelo seu valor. Todavia, há outros programas de bônus e recompensas que podem ser adotados. Na verdade, o reconhecimento mais transformador é, muitas vezes, aquele que vem do dia a dia, em um simples elogio ou em um comentário positivo sobre o esforço dos profissionais.

5. Desenvolva um plano de desenvolvimento profissional

O funcionário folgado age dessa forma porque não leva a sério a empresa, o cargo ou o trabalho em si. Uma maneira de tornar essa relação mais profissional e demandar mais seriedade de cada colaborador é criar planos de desenvolvimento individuais. Se a organização apresentar aos profissionais caminhos de crescimento e progresso, muito provavelmente eles levarão as suas tarefas mais a sério. Assim, construa planos de carreira, pensando em treinamentos, cursos, promoções e benefícios.

6. Promova um ambiente de trabalho positivo

Um ambiente de trabalho positivo pode ser desenvolvido a partir de uma série de fatores: infraestrutura adequada, redes apropriadas de comunicação, liderança democrática, momentos de integração entre os colaboradores, remuneração justa, trabalho em equipe e uma cultura de respeito e cooperação. A esse respeito, lembre-se de que todo colaborador sempre vai tomar os seus líderes como referência. Assim, certifique-se de dar o exemplo das características e valores que você deseja ver.

7. Ofereça treinamento e recursos

Pode ser que o tal funcionário folgado realmente aja dessa forma porque não está confiante ou preparado para exercer as funções que lhe foram designadas. Para resolver esse problema, ofereça cursos e treinamentos que possibilitem o desenvolvimento dos conhecimentos e das habilidades (técnicas e comportamentais) necessárias ao cargo em questão. Além disso, garanta que os profissionais tenham acesso às ferramentas necessárias, tanto físicas quanto digitais, para as suas tarefas.

8. Estabeleça consequências claras

Por fim, se, mesmo colocando todas as orientações acima em prática, você ainda notar que há colaboradores que não estão cumprindo as suas obrigações, defina consequências claras e aplique-as. Mostre que há expectativas que devem ser atendidas e que há consequências para o não cumprimento delas. O ideal é que elas estejam contempladas no regimento interno da organização, que deve estabelecer advertências, suspensões, multas e até o desligamento do colaborador.

Concluindo, lembre-se de que cada pessoa é única, e as abordagens podem precisar ser adaptadas de acordo com as circunstâncias individuais e com as características gerais de cada equipe ou de cada organização. Uma gestão eficaz envolve equilibrar a eficiência com a empatia, criando um ambiente em que os funcionários sintam que o seu trabalho é valorizado e que têm a oportunidade de crescer e se desenvolver. Isso o ajudará a resolver a questão dos funcionários folgados.

E você, ser de luz, já teve que lidar com funcionários folgados? E com colegas de trabalho com essa característica? Como conduziu essa situação? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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