Conheça as condições para mudança de comportamento

homem com varias expressões diferentes

De acordo com o conceito de neuroplasticidade, quanto mais o indivíduo exercita seu cérebro, maior será sua capacidade de se desenvolver.

Após certa idade, é muito comum que as pessoas comecem a acreditar que não têm mais idade para aprender, que já sabem o suficiente ou que já estão muito velhas para mudar o seu comportamento.

Por mais que não exista um consenso sobre o conceito de neuroplasticidade, muitos especialistas afirmam que a estrutura do sistema nervoso central não é fixa, ou seja: quanto mais o indivíduo exercita o seu cérebro e realiza atividades para se desenvolver, maior será o incentivo gerado. Essa característica não tem relação nenhuma com a idade ou com a quantidade de conhecimento acumulado durante a vida.

Portanto, saiba que nunca é tarde demais para desenvolver um novo estilo de vida, uma nova profissão, um dia a dia mais saudável, e por aí vai. Dessa forma, se você deseja modificar alguns comportamentos, é necessário identificar a psicologia que está por trás disso. Atendendo a essa finalidade, separamos algumas dicas para desenvolver novos e melhores comportamentos. Para conferi-las, é só dar continuidade à leitura a seguir!

1. Identifique o que precisa ser mudado

Se você deseja mudar algum comportamento na sua vida, é sinal de que há algo que já não o satisfaz. Talvez você esteja insatisfeito com a sua saúde, com a sua forma física, com a sua performance intelectual, com o seu desempenho no trabalho, e por aí vai. Saiba que essa insatisfação pode ser o início de uma transformação muito positiva.

Por isso, identifique quais são os aspectos da sua vida que precisam ser mudados. O que você deseja? Ler mais? Praticar atividades físicas? Alimentar-se de forma mais saudável? Trabalhar menos? Dedicar mais tempo aos amigos e familiares? Faça da sua insatisfação uma motivação para a mudança.

2. Prepare-se

Para alcançar qualquer objetivo, é essencial defini-lo de forma clara. Também é fundamental fazer uma reflexão sobre os benefícios que essa mudança de comportamento poderá trazer. Para favorecer a mudança de comportamento, é importante ter uma postura mais positiva e amigável diante dos feedbacks.

Digamos que você queira praticar exercícios físicos com regularidade, por exemplo. Quais são os benefícios que você tem a obter com esse novo hábito? Mais disposição, fortalecimento muscular, redução do risco cardiovascular, benefícios na saúde mental, ganho de longevidade e fortalecimento da imunidade. Além disso, pode ser uma oportunidade para fazer novos amigos. Por isso, liste tudo o que você tem a ganhar com o novo comportamento, de modo a fortalecer a sua motivação.

3. Gerencie os seus antecedentes

Você, melhor do que ninguém, conhece a si mesmo e sabe quais são os seus pontos que precisam de melhoria. Portanto, procure identificar quais são os gatilhos que disparam o comportamento que você deseja eliminar e quais são as mensagens negativas que você envia ao seu cérebro, trocando-as por mensagens positivas.

Ao receber um feedback, por exemplo, observe as mensagens negativas que o cérebro emite e transforme-as em positivas. Lembre-se de que tudo tem o intuito de levá-lo à sua evolução. Assim, substitua o “eu nunca vou conseguir me exercitar diariamente” pelo “no início é difícil, mas aos poucos eu vou me acostumando a essa nova rotina”. Seja paciente consigo mesmo!

4. Gerencie os seus comportamentos

A quarta dica se refere à fase em que você deve praticar o comportamento desejado e se observar. Ao adotar um comportamento de sucesso, veja a forma como você expressa as suas emoções e procure manter o controle sobre elas. Para isso, procure observar e se inspirar em pessoas que já tenham um comportamento que você considera positivo.

Se a motivação e a disciplina estiverem “escapando”, cerque-se de pessoas que o estimulem e o incentivem. Por exemplo, se estiver com preguiça de correr na rua, peça para aquele seu amigo que adora correr ligar para você, de modo que vocês possam correr juntos. Assim, você cria um ambiente que favorece o desenvolvimento desse novo comportamento, o que é fundamental.

5. Gerencie as consequências do novo hábito

Por fim, continue sempre se monitorando e ajustando os detalhes necessários, de acordo com a sua postura e personalidade. Lembre-se de manter o mesmo empenho e disciplina até que o novo comportamento comece a fazer parte de você. Tenha como objetivo manter-se positivo e receptivo, comemorando cada conquista.

Durante todo esse processo, é muito importante que você se permita falhar. Nenhuma mudança de comportamento é fácil. Por isso, não se deixe abater diante de recaídas. Procure refletir sobre o que pode ter desencadeado o comportamento e siga em frente. Adote metas realistas, respeite o seu tempo e seja paciente. Você chega lá!

Dica especial: coaching!

Ao seguir os passos acima, você estará se educando para construir um novo comportamento, e, a cada tentativa, o processo vai se tornando mais fácil e gratificante.

Contudo, se desenvolver a organização, a motivação e a disciplina para alcançar o seu objetivo estiver muito difícil, saiba que você sempre pode recorrer às sessões de coaching. Trata-se de um método de desenvolvimento pessoal que o ajuda em todas essas questões, tornando o alcance das suas metas muito mais simples e rápido. Aqui no IBC, contamos com os melhores profissionais do mercado nacional e estamos prontos para atendê-lo em todas as suas demandas. Entre em contato conosco!

Desenvolver um novo comportamento nem sempre é fácil, mas também não precisa ser impossível. Coloque as dicas acima em prática e confie em você mesmo. O processo pode ser longo e difícil, especialmente no início. Contudo, se você identificar os gatilhos para a sua disciplina e para a sua motivação, tudo ficará mais fácil. O importante é persistir e confiar nas suas próprias capacidades. Tenha muito sucesso!

E você, querida pessoa, tem algum comportamento que deseja melhorar? Qual? Compartilhe conosco, deixando o seu comentário no espaço abaixo. Essa é uma boa forma de encontrarmos, juntos, o melhor caminho a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63