Como a tecnologia 5G pode impactar pequenas empresas?

Ícone 5G

Conheça os principais benefícios da tecnologia 5G.

Em 2020, a pandemia da Covid-19 tornou obrigatório que empresas de todos os portes se reinventassem para se manter competitivas no mercado. Uma das principais estratégias para se manter em atuação foi a conectividade. Os empreendimentos precisaram encontrar formas de se adequar com a nova realidade virtual. 

Ao longo dos meses de quarentena e migração para o digital, as companhias passaram a trabalhar com outros modelos de atuação. Nesse contexto, em que a internet é uma das principais ferramentas de trabalho, é especialmente interessante a chegada da rede 5G ao país. Essa tecnologia permitirá abrir o leque de produtos e serviços oferecidos, assim como pode ajudar a melhorar os serviços já oferecidos. 

O grande diferencial que a tecnologia 5G oferece é ter baixo tempo de latência e velocidade alta de transmissão de dados. Essas características possibilitam desenvolver soluções mais inovadoras que dependiam de mais velocidade de conexão e menos interrupções.

Estima-se que a velocidade alcançada pelo 5G seja de 1Gbps (gigabits por segundo), bem mais do que o 4G. Continue lendo para entender mais sobre a tecnologia e como ela pode impactar as micro e pequenas empresas.

O que é tecnologia 5G?

O “G” diz respeito às gerações da tecnologia de comunicação de aparelhos celulares. Em linhas gerais, a tecnologia 5G permite o aumento da velocidade de conexão além de permitir ter mais dispositivos conectados a uma rede sem que haja perda de qualidade. 

Também é importante ressaltar que existe uma íntima relação entre a tecnologia 5G e a Internet das Coisas. Com mais velocidade e melhor performance é mais fácil desenvolver novas soluções. A rede 5G possibilitará mais estabilidade para os usuários além de uma conexão mais confiável e fluida. 

Tecnologia 5G: conheça os principais benefícios 

A tecnologia 5G além de oferecer mais velocidade do que a tecnologia 4G também apresenta baixo consumo. Basicamente, isso significa potencializar o tempo de vida útil dos equipamentos. Também oferece melhoria de processos e permite realizar novos negócios. Com essa tecnologia a otimização do armazenamento de dados se torna uma realidade.

Essa tecnologia oferece estabilidade total para os usuários, em especial em operações que são realizadas em tempo real, como transmissões de dados. A estabilidade é muito interessante ainda para a conexão simultânea entre diversos dispositivos sem que haja instabilidade ou redução da velocidade de internet. 

Impactos da tecnologia 5G em pequenas empresas

Para as micro e pequenas empresas, a tecnologia 5G representa a oportunidade de uma série de melhorias. A redução da latência e aumento da transmissão de dados podem contribuir para o surgimento de várias soluções. Passará a ser possível, por exemplo, utilizar mecanismos de autoatendimento, telepresença e serviços robotizados. 

O Metaverso está se tornando uma realidade cada vez mais próxima e companhias de todos os setores podem utilizar esse recurso para destacar seus produtos e serviços. Devemos citar, ainda, o fato de que essa tecnologia também irá gerar uma série de vantagens para a execução da Internet das Coisas (IoT), Big Data e Inteligência Artificial (IA)

A seguir explicaremos com mais detalhes sobre os principais impactos que a tecnologia 5G pode ter nas micro e pequenas empresas: 

1. Aumento das vendas online

Há mais de uma década que o e-commerce vinha despontando como uma forte tendência no Brasil. Em 2020, com a pandemia de Covid-19, essa tendência finalmente se consolidou como uma realidade no mercado. O crescimento da presença online das empresas e a conquista de clientes que geralmente evitavam esse método de compras contribuíram para essa consolidação.

A tecnologia 5G tem tudo para melhorar consideravelmente a performance das lojas virtuais. Acredita-se que não haverá mais dificuldades de carregamento de imagens, informações e problemas com métodos de pagamento. Todos esses tópicos têm grande impacto na conclusão do processo de venda. Com sites com melhor performance e velocidade o cliente terá acesso a uma melhor experiência. 

Além disso, tornará mais simples a aplicação do transporte automatizado de mercadorias. Esse sistema permite que a matéria-prima seja retirada do estoque e integrada à produção. A forma como as empresas operam no mercado poderá se tornar muito mais inteligente e satisfatória. 

2. Aumento da velocidade e precisão no gerenciamento de dados

A tecnologia 5G tornará mais fácil compartilhar dados e informações. Também será possível se valer de soluções de monitoramento e gestão de dados em tempo real. A velocidade de transmissão de dados permitirá acompanhar mais satisfatoriamente o desempenho da organização. 

A quantidade de processamento dos algoritmos crescerá consideravelmente, trazendo mais precisão e confiabilidade. Isso contribuirá para que haja maior previsão de tendências do mercado e mudanças nos hábitos de consumo das pessoas de maneira geral. A velocidade e a precisão são elementos cruciais para um posicionamento mais seguro no mercado.

3. Uso de realidade virtual no varejo 

A possibilidade de utilizar a realidade virtual ou aumentada facilitará consideravelmente a venda de produtos. Os clientes poderão fazer testes virtuais remotamente e, com isso, as empresas podem se tornar ainda mais bem-sucedidas em seus segmentos.

A tecnologia contribui para a criação de um ambiente mais atraente e dinâmico, algo essencial para fechar novos negócios. A tecnologia 5G contribuirá para que o futuro chegue antecipadamente para empresas de todos os portes. 

4. Computação em nuvem

Uma mudança bastante interessante que essa tecnologia permitirá é a maior democratização da segurança. Empresas de menor porte passarão a ter acesso a opções de armazenamento seguro e eficiente de documentos, informações e dados. 

Será reduzida a possibilidade de extravio e de golpes. Mecanismos como criptografia e backups automáticos tornarão mais difícil a realização de ataques cibernéticos. Essa tecnologia beneficiará consideravelmente a relação entre consumidores e empresas no universo virtual através do aumento da segurança.

Quando há melhorias tecnológicas todos ganham benefícios e podem tornar sua atuação no mercado ainda mais positiva. A segurança virtual ainda é uma questão que intimida muitos consumidores. Poder resolvê-la através do fortalecimento dos mecanismos de controle é crucial para adotar um crescimento sustentável.

Gostou de conhecer mais sobre o potencial da tecnologia 5G? Saiba que o seu empreendimento poderá crescer com esse recurso!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63