Qualidade de vida no trabalho – Quais são os benefícios?

Investir em qualidade de vida no trabalho é fundamental para qualquer empresa que almeja conquistar bons resultados.

Depois de muitos anos, felizmente hoje cada vez mais empresas estão se tornando conscientes a respeito da importância da qualidade de vida no trabalho. Afinal de contas, pessoas não são robôs que trabalham incansavelmente de forma automática. Para que sejam produtivas e se dediquem, precisam estar saudáveis e se sentindo bem consigo mesmas.

Continue lendo para entender quais são os benefícios de prezar pela qualidade de vida no trabalho, tanto para os profissionais quanto para as empresas.

Benefícios da qualidade de vida no trabalho

Fazer parte de uma organização que preza pela qualidade de vida da equipe faz toda a diferença para o desempenho, a saúde e o entrosamento entre os colaboradores e seus supervisores. Mas, é importante lembrar que, além das iniciativas da empresa, é importante que cada indivíduo faça um compromisso consigo mesmo de viver de forma mais equilibrada.

Veja, a seguir, os principais benefícios de quando essas iniciativas se juntam.

Mais satisfação

Trabalhar em um ambiente agradável, para uma empresa que valoriza os colaboradores e se preocupa com o bem-estar deles é extremamente animador. Tudo isso faz com que as coisas fluam, gerando satisfação e estímulo para que todos continuem se dedicando.

Mais produtividade

A satisfação impulsiona a dedicação, o que resulta em mais produtividade. É nítida a diferença entre o desempenho de pessoas felizes e outras que estão insatisfeitas. Por isso, quando uma empresa investe em medidas para promover o bem-estar de seus funcionários, está investindo em resultados positivos para si mesma.

Menos faltas

Saúde física e mental são uma coisa só, o bem-estar emocional impacta positivamente a saúde. Desse modo, os investimentos na qualidade de vida da equipe também têm como benefício a redução de faltas por motivos de doenças.

Melhor relacionamento com colegas

Experimente colocar em um mesmo ambiente, convivendo cerca de oito horas diárias, um grupo de pessoas estressadas. As consequências dessa combinação podem ser desastrosas e resultar em desentendimentos que colocariam a perder a produtividade e a qualidade do trabalho realizado. Agora, imagine a mesma situação, mas com pessoas felizes, saudáveis e cheias de energia. Os resultados serão os melhores possíveis.

Menos estresse

O dia a dia de uma empresa envolve prazos, resolução de problemas, atrasos de fornecedor e mais uma série de questões, dependendo do segmento. É claro que, em situações assim, é natural que os colaboradores fiquem mais aflitos, entretanto, se eles tiverem qualidade de vida não irão se desestabilizar tão facilmente.

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7 Formas de promover a qualidade de vida no trabalho

Viu como a qualidade de vida dos colaboradores beneficia diretamente o desempenho deles e os resultados da empresa? Aproveite e confira formas de promovê-la, lembrando que tanto a organização quanto os colaboradores podem, juntos, buscar isso.

1 – Praticar atividades físicas

Pareceu estranho para você que a primeira forma de promover a qualidade de vida no trabalho seja algo que não tem relação com ele? Saiba que a prática de atividade física é fundamental para mais saúde, equilíbrio, bem-estar, disposição, coisas que beneficiam diretamente o desempenho profissional. A empresa pode incentivar essa prática através do oferecimento de um espaço para que os colaboradores se exercitem ou do custeamento de mensalidades em academias ou clubes, por exemplo.

2 – Trabalhar de forma colaborativa

Quando o ambiente na empresa é agradável e há o estímulo para o trabalho em equipe, as pessoas podem se ajudar, unir suas expertises, trocar conhecimentos e alcançar resultados fantásticos. Para isso, é importante que a empresa incentive a união do grupo, como, por exemplo, através da definição de metas que serão alcançadas em conjunto. E, claro, que os colaboradores estejam dispostos a serem generosos uns com os outros.

3 – Respeito entre os colegas de trabalho

Os valores de uma empresa determinam o comportamento que seus colaboradores terão. Organizações que não têm uma cultura definida abrem espaço para comportamentos inadequados e prejudiciais. Quando o respeito é uma marca forte, as pessoas se relacionam de forma muito mais positiva, resolvem impasses na base do diálogo, compreendem o lado do outro e são empáticas e isso também ajuda no fortalecimento da qualidade de vida.

4 – Incentivo à criatividade e inovação

Por mais que, em uma empresa, cada indivíduo tenha as obrigações que são padrão do seu cargo, é importante que haja espaço para a criatividade. Companhias que reconhecem a importância da inovação ganham de duas formas. Primeiro, porque se tornam mais competitivas e oferecem mais do que os concorrentes. E, segundo, porque veem seus colaboradores trabalhando com mais entusiasmo e o desejo de aprender cada vez mais para ter boas ideias.

5 – Reconhecimento

O reconhecimento é mais um aspecto que contribui para uma vida profissional mais feliz. Nesse caso, é papel da empresa reconhecer os esforços de seus funcionários, seja através de elogios, bônus, promoções e benefícios.

Hoje, quando uma pessoa não se sente valorizada em um lugar, a tendência é que, na primeira oportunidade, mude de emprego. Por isso, as companhias que desejam manter seus talentos devem valorizá-los.

6 – Incentivo à alimentação saudável

A alimentação é mais um aspecto que tem um grande peso quando o assunto é qualidade de vida. A empresa pode incentivar isso facilitando a alimentação dos seus colaboradores, como através do oferecimento de um espaço para que aqueçam as refeições ou mesmo de vale refeição em um restaurante saudável. É interessante, ainda, oferecer frutas e outros alimentos naturais como lanche.

7 – Equilíbrio entre carreira e vida pessoal

Por fim, temos o equilíbrio entre a carreira e a vida pessoal, que é fundamental para que os profissionais tenham qualidade de vida. Empresas em que os colaboradores têm uma rotina com horas-extras frequentes acabam gerando um desequilíbrio, porque o indivíduo deixa de ter tempo para si mesmo, para estar com a família, praticar um esporte e o que mais desejar. Por esse motivo, a meta deve ser sempre manter e incentivar o equilíbrio.

Neste artigo você pode ver o quanto a qualidade de vida é importante para o bom desempenho profissional, além de ter conferido dicas para implementar na sua empresa e promover o bem-estar dos colaboradores.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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