5 dicas para lidar com um chefe intimidador

chefe apontando erros de modo taxativo para um colaborador

Um chefe intimidar pode ser bastante díficil de lidar. Confira 5 dicas que vão te ajudar nesse processo.

Por mais que falemos e incentivemos bastante, aqui em nosso blog, o desenvolvimento de um estilo de liderança, que acompanhe, conduza e inspire os colaboradores a alcançarem resultados extraordinários dentro das empresas, ainda é comum observarmos profissionais que ocupam cargos de gestão, caminhando na direção totalmente contrária a esta. 

São indivíduos que acreditam que dominar é a melhor forma de comandar uma equipe. Para este tipo de gestor, só é possível ganhar respeito e obediência de cada colaborador, através do medo e da intimidação. No entanto, todos nós sabemos que conduzir profissionais desta forma, não gera bons resultados. Pelo contrário, pode acabar fazendo com que as pessoas sintam-se cada vez mais desmotivadas, o que impacta negativamente a produtividade e performance de todos.

Se você convive com um chefe intimidador diariamente, o artigo de hoje foi produzido especialmente para você. Confira, nos próximos parágrafos, como este tipo de gestor age e o que você pode fazer para lidar com ele e superar, da melhor maneira possível, este desafio de sua vida profissional. 

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

5 dicas para você lidar com um chefe intimidador

Os profissionais que ocupam cargos de gestão têm papel fundamental no alcance de resultados da empresa e na performance de seus colaboradores. Isso porque, eles são os responsáveis pela condução das atividades da equipe, bem como por motivá-la a dar o seu melhor, diariamente, na organização. 

Quando estes escolhem liderar pelo medo, ao invés de escolherem a liderança pelo exemplo e motivação, os colaboradores acabam sentindo-se desvalorizados e não conseguem entregar a sua melhor performance. 

Se isso acontece com você, veja, a seguir, as poderosas dicas que elaboramos, para que você saiba como lidar com o desafio que é ter um chefe intimidador:

1 – Evite levar para o lado pessoal

Quando o seu chefe agir de forma intimidadora com você, faça uma análise fria da situação. Veja quanta pressão está por trás deste comportamento e tente relevar o que for possível. Ocupar um cargo de gestão é uma grande responsabilidade e pode, realmente, fazer com que um profissional tenha atitudes, que nem ele percebe que está tendo e que estão prejudicando tanto a todos. 

Por isso, não leva para o lado pessoal e, se possível, continue trabalhando e entregando a melhor performance que você pode entregar. 

2 – Tente enxergar os pontos positivos

Em grande parte dos casos, chefes intimidadores são extremamente assertivos e focados em resultados. Isso pode lhe render alguns aprendizados. Neste sentido, enquanto estiver sob a tutela deste tipo de gestor, procure aprender com ele e aprimorar essas habilidades, que também são essenciais para todo e qualquer tipo de profissional. 

Caso seja necessário, determine um prazo para extrair dele todos os aprendizados e experiências e, em seguida, veja como alinhar tudo isso à sua carreira, para que ela tenha continuidade e seja cada vez mais bem-sucedida. 

3 – Invista em um plano B

Conforme dissemos acima, uma boa maneira de lidar com este desafio é determinar um prazo para vivenciá-lo. Depois que este prazo acabar, o que você deve fazer é dar início à caminhada, que o levará à conquista de seus sonhos e objetivos. 

O que queremos dizer é que, neste período, você pode e deve investir em rotas alternativas, ou seja, na elaboração de um plano B. Pense nas metas, sonhos e objetivos que deseja alcançar, e, assim que terminar o prazo que você determinou, comece a se direcionar para conquistar um a um. 

Fazer isso vai ajudá-lo a ter sabedoria e paciência, para lidar com seu chefe, aguardando o momento certo de seguir adiante e construir o melhor caminho para a sua carreira. 

4 – Converse

Outra maneira também eficiente de lidar com um chefe intimidador é conversar com ele, sobre a forma como você se sente, nos momentos em que ele o intimida. Por mais que isso gere medo e apreensão, é preciso deixar esta situação clara, pois conforme dissemos, em alguns casos, o gestor sequer se dá conta de que age assim. 

Convide-o para uma conversa franca e fale sobre os pontos em que você acredita que ele pode melhorar. Além disso, o que você pode fazer também é pedir a ele feedbacks, para que, dessa forma, vocês dois entrem em alinhamento e se entendam, no que diz respeito ao que cada um pode fazer melhor no dia a dia profissional. 

Com certeza esta conversa vai desarmá-lo e a relação de vocês pode até mesmo melhorar bastante. 

5 – Desenvolva a sua inteligência emocional

É certo que as ações deste perfil de gestor acabam por impactar diretamente as emoções dos profissionais que fazem parte de sua equipe. Os seguidos atos de intimidação, com o passar do tempo, vão deixando os colaboradores cada vez mais desmotivados e sem saber o que fazer, para se defender de situações assim. 

Diante disso, a nossa dica é que você invista no desenvolvimento da sua inteligência emocional, porque ela vai oferecer as ferramentas que você precisa, para superar este desafio, que é temporário em sua vida. 

Através da inteligência emocional, você fortalece a sua resiliência, e, quando você menos percebe, a intimidação já não o atinge tanto quanto atingia antes.

Comece com este passo a passo, e, com certeza, você alcançará os melhores resultados, ao lidar com um chefe intimidador. 

E se você gostou das nossas dicas, deixe o seu comentário, lembrando-se sempre de se lembrar de compartilhar este conteúdo com seus amigos e familiares, em suas redes sociais. 

Imagem: Por ra2 studio

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010