Como preparar sua equipe para o futuro do trabalho?

Equipe reunida

Veja algumas dicas para preparar sua equipe para o futuro do trabalho.

O avanço constante da tecnologia nos aponta a grande relevância de preparar a equipe corporativa para o futuro do trabalho. Nossas rotinas estão cada vez mais tecnológicas e os processos estão se automatizando. Embora essas configurações representem facilidades, também criam desafios. 

É natural que o futuro tenha algum viés de incerteza e abra debates essenciais sobre preocupações e novos recursos. No artigo a seguir falaremos mais sobre o que esperar desse futuro e como preparar a equipe de colaboradores da sua empresa. Descubra mais sobre como se posicionar diante do cenário futuro. 

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Olhe para o presente para entender o futuro do trabalho 

O futuro do trabalho é construído todos os dias por meio do impacto do que acontece no presente. Estamos saindo de uma grande crise sanitária e tentando driblar os reflexos econômicos que essa crise deixou. A pandemia do novo coronavírus certamente contribuiu para uma série de mudanças no curso do futuro do mercado de trabalho.

As desigualdades sociais e de acesso nunca estiveram tão evidentes quanto agora. A falta de colaboradores qualificados em áreas decisivas e o aumento ou redução das taxas de natalidade e mortalidade têm impactos profundos na realidade mercadológica. Nesse contexto, há três pilares que estão impulsionando essa grande mudança no futuro do trabalho sendo eles: 

– A realidade do trabalho propriamente dito; 

– O perfil de quem realiza o trabalho; 

– Como o trabalho está sendo realizado. 

As companhias que desejam se posicionar adequadamente neste futuro devem investir em tecnologias que possam atender a esses três pilares. A Inteligência Artificial é um dos tópicos centrais nesse debate a respeito do futuro da organização. A velocidade de evolução dessa tecnologia é determinante. 

Aos poucos, o mercado vem entendendo que a tecnologia não deve ter o papel de substituição da mão de obra humana e sim de redirecionamento da mesma. Os profissionais devem ser deslocados de tarefas maçantes para atividades que demandem mais da sua capacidade criativa.

As máquinas contribuem para a redução da incidência de erros em atividades repetitivas e permitem que os profissionais ocupem postos melhores dentro das empresas. No entanto, para que isso aconteça é crucial que haja o devido preparo. 

Futuro do trabalho: quais são as principais mudanças?

Muitas empresas já estão investindo no presente na educação corporativa. No futuro, esse tópico terá ainda mais relevância para impulsionar as organizações rumo ao sucesso em seus mercados. Esse investimento tem grande potencial para o engajamento dos profissionais e a consequente retenção de talentos. 

Uma das mudanças mais significativas que serão observadas no futuro do trabalho com certeza é a maior presença da automação. Como já citamos, existe um movimento cada vez maior da substituição do tipo de atividades que os trabalhadores desempenham. O investimento em inovação, tanto sob o viés tecnológico quanto humanístico, precisará ser acentuado. 

Outro tópico que passará por uma grande transformação será o de medidas preventivas relativas à saúde dos colaboradores. Com o aumento da expectativa de vida será necessário encontrar um sistema previdenciário sustentável. Além do maior desenvolvimento de áreas como a da saúde, que demandará profissionais mais qualificados para atender a terceira idade. 

Dicas para preparar sua equipe para o futuro do trabalho

Com o futuro do trabalho ainda incerto, é importante entender como preparar a sua equipe para alcançar os melhores resultados. A seguir listamos algumas dicas que podem ajudar nesse processo de transição. 

1. Flexibilidade

A palavra do momento no mercado de trabalho é flexibilidade e isso não parece que vai mudar tão rápido. Os profissionais estão buscando alternativas para alinhar suas responsabilidades de trabalho com a vida pessoal. Oferecer a possibilidade de trabalho remoto contribui de forma positiva para a organização e para os profissionais. 

A pandemia ajudou a acelerar essa transformação e as companhias devem buscar se adequar a essa realidade. Além de funcionar como um fator de retenção de talentos, eleva consideravelmente a produtividade. Uma das realidades do futuro do mercado de trabalho é a busca pelo maior conforto e qualidade de vida dos profissionais. 

2. Investimento no desenvolvimento tecnológico 

As empresas que desejam preparar as suas equipes para o futuro devem estar dispostas a investir em qualificação. Os profissionais precisam receber constante atualização para que possam interagir com mais facilidade com as mudanças. 

Essa qualificação deve ser dedicada especialmente para os profissionais que já fazem parte da equipe há mais tempo. Os membros da equipe precisam ser preparados para usar as novas ferramentas de forma mais adequada. 

3. Atenção à globalização

Esse é o momento em que empresas de diferentes portes e setores devem se atentar para a importância considerar que seu trabalho pode ultrapassar fronteiras. A internet criou uma série de novas oportunidades, muitas vezes distantes da sua localização geográfica.

Dessa forma, é indicado que os gestores comecem a pensar em como irão posicionar suas marcas nesse contexto globalizado. Também é necessário compreender como esse novo sistema de atuação mercadológica se reflete nos colaboradores. 

4. Incentivo à busca por qualificações 

Para contar com equipes experientes e preparadas para os desafios é fundamental incentivar os colaboradores a se manter buscando qualificações. Esse incentivo pode se dar através da flexibilização de horários e até mesmo do auxílio no pagamento das mensalidades das instituições de ensino. Ter no quadro de colaboradores pessoas empenhadas em aumentar seu escopo de conhecimento é decisivo. 

5. Propósito

Este tópico diz respeito a algo mais subjetivo, mas que tem grande relevância, o propósito. Cabe às empresas entender o que os seus colaboradores buscam e ajudá-los a alcançar essas metas. Quando os propósitos corporativos e dos profissionais são alinhados é possível dar início uma parceria mais relevante para o futuro. 

O desenvolvimento de um plano de carreira é fundamental para que os colaboradores tenham o desejo de permanecer na empresa. A possibilidade de ascender profissionalmente contribui para aumentar o engajamento e a busca pela constante melhoria. 

Gostou dessas dicas de como preparar a sua equipe para o futuro do trabalho? Aplique-as em sua empresa e tenha um time mais forte e pronto para as novidades!

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63