Qual o perfil do líder sustentável?

Homem estende a mão para a mão da natureza

Confira as principais funções do líder sustentável.

Sustentabilidade, essa palavra há algum tempo foi inserida em nosso cotidiano. Hoje, não há como pensar em futuro sem pensar em sustentabilidade. O conceito diz respeito a manter recursos naturais e seus processos de maneira a utilizá-los da maneira correta.

Organizações de todos os segmentos adotaram condutas sustentáveis, como economia de energia, reciclagem, auxílio em projetos de preservação ambiental, entre outros. Nesse cenário, surgiu a figura do líder sustentável. O profissional que conduz os processos de trabalho de forma a atender as necessidades da empresa, os interesses dos colaboradores e ainda preservar o meio ambiente.

No artigo a seguir iremos explicar qual é o perfil do profissional que assume esse papel de fazer uma liderança focada na sustentabilidade.

Qual é o perfil do líder sustentável?

A liderança demanda um pensamento fora da curva para que seja possível conduzir a sua equipe ao sucesso. Neste artigo iremos falar especificamente de um perfil de liderança que está ganhando destaque no mercado, o líder sustentável.

Entenda quais são os principais pontos que norteiam esse tipo de liderança, compreendendo qual é esse perfil.

Líderes sustentáveis acreditam verdadeiramente nos valores da sustentabilidade 

A crença nos valores estruturantes da sustentabilidade vêm em primeiro lugar nesse perfil de líder. Nesse modelo de liderança, não basta acreditar nos valores sob o viés utilitarista, é importante ter um interesse real em mudar o mundo para melhor. A sustentabilidade, para ser bem trabalhada, precisa ser vista como mais do que uma forma de agregar valor a um empreendimento.

O verdadeiro líder sustentável acredita na importância da preservação dos ecossistemas e diversidade, na justiça, na ética altruísta, no potencial do ser humano. A prática desses pontos pode ser visualizada nas escolhas feitas pelo líder.

As principais decisões são motivadas por esses valores e ideias sustentáveis. O primeiro impulso é criar um mundo melhor e somente depois vem tornar o negócio melhor visto no mercado.

Os líderes sustentáveis devem, acima de tudo, ser coerentes no que dizem e no que realizam. Ao assumir para si a pauta, esse líder deve entender que está assinando um contrato subjetivo com a sociedade. Não cumprir ou então não cumprir como o esperado é o mesmo que quebrar a sua promessa. O desejo de trabalhar com sustentabilidade não pode ser simplesmente ligado ou desligado quando é conveniente. 

Líderes sustentáveis compreendem a interdependência entre os sistemas produtivo, social e ambiental

Para ser um bom líder sustentável, é essencial entender que as empresas não estão acima da sociedade e do meio ambiente. A realização dos negócios deve seguir um modelo respeitoso e desprovido da arrogância de acreditar que a geração de dinheiro dá direito a fazer o que quiser. O equilíbrio entre as esferas produtiva, social e ambiental é o que garante o sucesso das três.

O mantra desse líder é a busca por um lucro consistente, proteção do meio ambiente e justiça social. Essa interdependência precisa ser conservada dentro dos parâmetros do respeito para alcançar a legitimidade. Somente a partir desse equilíbrio é possível ter uma atuação que se perpetue e faça sentido. 

Nessa visão, se entende que o melhor negócio é aquele que é bom para todas as partes e não apenas para a companhia. Agir com base nesse entendimento é o que legitima um líder como uma liderança verdadeiramente sustentável. Com uma visão sistêmica esses líderes conseguem tratar o todo como algo integrado. 

Na liderança sustentável, existe a compreensão de que o projeto empresarial deve ir além das fronteiras econômicas. Trata-se de saber como posicionar a sua empresa no mercado, mas sem que isso prejudique o meio ambiente ou a sociedade. A gestão estratégica faz parte do trabalho de um líder sustentável, tendo como um dos seus focos manter o ritmo sustentável. 

Líderes sustentáveis demonstram coragem frente a dilemas e persistência na condução de mudanças 

A implementação da sustentabilidade em uma empresa segue três passos básicos. Em cada um desses passos é exigido da liderança um conjunto diferente de competências. O primeiro diz respeito à instalação do processo de mudança. O segundo é a transformação das intenções em ações concretas. 

O primeiro passo demanda que o líder demonstre a necessidade da ação, adotando uma abordagem clara. A sustentabilidade deve ser associada de maneira inteligente ao negócio em questão. Todos os públicos devem ser convocados para auxiliar nessa transformação. 

No segundo passo, o líder precisa ser capaz de transformar os compromissos num programa prático de mudanças. As iniciativas devem ser listadas de maneira transparente e fácil de entender. O líder precisa ter a capacidade de convencimento para que os envolvidos compreendam seu papel e façam todo o necessário. 

Por fim, o terceiro passo é o de avaliar os resultados e como as ações adotadas foram impactantes para o empreendimento e para o meio ambiente. Nesse processo de avaliação, o líder precisa ter excelente capacidade analítica para entender como as ações agregaram valor. Essa avaliação será decisiva para que a empresa se mantenha nesse caminho sustentável. 

Quais são as funções do líder sustentável? 

As atribuições desse profissional são várias, confira a lista abaixo: 

– Atender os objetivos da empresa; 

– Realizar planejamentos para execução das atividades;

– Delegar responsabilidades;

Criar engajamento entre os colaboradores;

– Estabelecer um ambiente motivador para executar as ações;

– Criar estratégias para redução dos impactos ambientais;

– Criar medidas que possam auxiliar na preservação do meio ambiente.

Líder sustentável: habilidades e competências 

O perfil do líder sustentável é de um profissional que reúne diversas habilidades e competências para gerir com eficiência a companhia. Cabe a ele o direcionamento das questões organizacionais, do capital humano e das questões ecológicas. Podemos afirmar que ele é um líder Coach, o profissional que utiliza o Coaching como filosofia de liderança.

Sendo assim, além de comunicativo, dinâmico, flexível, planejador, engajador, inspirador e motivador, o líder sustentável deve ter uma visão sistêmica. Essa visão deve ultrapassar as paredes da organização para beneficiar, ou ao menos não prejudicar, a sociedade e o futuro da humanidade. 

O líder sustentável preza por entregar bons resultados para a empresa, desenvolver os colaboradores, atender as necessidades dos stakeholders e ajudar o planeta. Trata-se de um profissional bastante focado em se aprimorar e encontrar o caminho de gestão mais eficiente.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Pense nisso! Seja um líder Coach sustentável.

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds