Como Entrevistar um Candidato – Dicas de um Coach

Entrevista de emprego

Confira dicas de um Coach para extrair de um candidato mais do que respostas protocolares.

O processo de recrutamento é um dos momentos mais importantes de uma empresa, pois é dele que virão os futuros colaboradores. Entretanto, é preciso definir bem quais serão os fatores avaliados para que deste modo, tanto candidatos quanto à organização alcancem êxito ao final deste processo.

No artigo a seguir apresentaremos dicas de como os recrutadores podem utilizar ferramentas de Coaching para entrevistar candidatos. A partir do uso dessas ferramentas se torna possível identificar habilidades essenciais para escolher candidatos mais bem preparados para cada vaga disponível. Continue lendo para saber mais! 

Veja como entrevistar um candidato

Os recrutadores têm um papel bastante relevante para as organizações em que trabalham, selecionar os melhores profissionais para compor seu capital humano. Mais do que analisar qual é o candidato mais bem preparado do ponto de vista técnico, é fundamental entender como cada um pode agregar a companhia.

A metodologia Coaching pode ser uma grande aliada nesse momento de análise porque permite enxergar além do que está escrito no currículo de cada candidato.  Apresentaremos dicas de um Coach para extrair de um candidato mais do que respostas protocolares.

Com essas dicas será possível também entender a essência do candidato. E então recrutar para a empresa mais do que um profissional com as competências técnicas, mas também um ser humano, que tenha os valores correspondentes com os da organização.

Dicas de um Coach para entrevistar um candidato

Abaixo você encontrará dicas de como um Coach que podem ser aplicadas durante a entrevista. Essas ferramentas sugeridas a seguir são poderosas para compreender o todo sobre o candidato que está sentado a sua frente. O processo de recrutamento deve considerar mais do que o currículo técnico. 

Aplique o Coaching Assessment 

Esta ferramenta de mapeamento comportamental, baseada no modelo Disc, é aplicada para entender qual o perfil comportamental do candidato (Analista, Comunicador, Executor, Planejador).

Também permite entender quais são as motivações de cada tipo, os dificultadores, entre outras, e se este profissional atende as características pretendidas pelo cargo. Mais uma vez ressaltamos que uma contratação eficiente vai além da análise de questões técnicas. 

Técnica Shazan 

Quais os 3 melhores momentos e os 3 mais difíceis da sua vida? Com estes questionamentos é possível saber o que é mais importante para o candidato, como este reage às dificuldades e as enfrenta.

É uma forma de o recrutador saber o que é considerado difícil pelo candidato e o que lhe ajuda a ser feliz. Certamente é uma técnica que permitirá saber o quanto o candidato em questão está alinhado com os valores da empresa. 

Roda da Vida 

Com esta ferramenta é possível mapear o nível de importância que o candidato dá a determinados aspectos da vida como: 

  • Família;
  • Saúde;
  • Trabalho;
  • Relações amorosas;
  • Espiritualidade;
  • Lazer;
  • Conhecer as suas prioridades e entender o real valor de tais aspectos para este profissional.

Com a Roda da Vida, o recrutador tem uma visão mais completa sobre quem é o candidato. Conhecer o que tem importância para o candidato, em sua vida pessoal e profissional, ajudará a ter mais certeza a respeito do seu alinhamento com a proposta da companhia. 

Perguntas Poderosas de Sabedoria (PPS)

Essa é uma ferramenta bastante utilizada pelos Coaches durante as sessões com os coachees (aprendizes) e pode ser colocada em prática durante as entrevistas. A ideia é fazer perguntas poderosas que levem o indivíduo a refletir e compreender quais são os pontos mais importantes para ele. 

Ao longo da entrevista o recrutador pode inserir algumas dessas perguntas para conseguir entender como os candidatos entendem os mais diferentes temas. Essas perguntas fazem os entrevistados refletirem sobre como podem atender as demandas da companhia em questão. 

A importância de analisar candidatos além das questões técnicas

A metodologia de Coaching vem ganhando cada vez mais espaço no recrutamento de profissionais porque já se compreende a relevância de olhar além das questões técnicas. Muitas empresas possuem em seus quadros profissionais com excelente qualificação técnica, mas que não estão alinhados com os valores da companhia.

Essa falta de alinhamento em algum momento leva a uma ruptura, ou seja, a rotatividade. Ter um número considerável de profissionais sendo admitidos e desligados reflete que algo não está caminhando como deveria. A alta rotatividade gera custos e sérias dificuldades de construção de uma equipe. 

A melhor forma de resolver essa questão é trabalhar em sua causa, ou seja, evitar que ela aconteça repetidas vezes. Então contratar profissionais que oferecem o conjunto técnico e de valores compatíveis é o primeiro passo para resolver essa questão. E é exatamente aí que a metodologia de Coaching surge como grande aliada.

Com as ferramentas que apresentamos acima é possível que o recrutador identifique questões mais subjetivas. Há determinadas questões que não são respondidas através de perguntas diretas. Essas questões demandam que se faça uma observação mais criteriosa do que o candidato tem a oferecer.

Fortalecendo a empresa com contratações eficientes

A partir do momento em que os profissionais recrutados para a companhia estão alinhados com os valores corporativos ajudam em seu fortalecimento. Contratações eficientes são aquelas que resolvem as demandas em médio e longo prazo.

Basicamente, isso significa que talvez o candidato com mais conhecimentos técnicos não necessariamente é a melhor escolha considerando o passar do tempo. Se há um candidato que ainda não tem tanta experiência, mas tem valores alinhados com a companhia é válido considerá-lo.

O conhecimento técnico pode ser obtido através de investimento em qualificação, já os valores não. Um candidato mais preparado que não concorda com questões básicas da organização pode ter dificuldade para se adaptar. Essas discordâncias podem, eventualmente, representar queda de desempenho.

Em outras palavras, o preparo técnico pode não se sobressair porque existe um descompasso entre profissional e empresa. Já o candidato em que se investiu para ampliar os conhecimentos técnicos tende apenas a crescer. Observar com atenção questões mais subjetivas é fundamental para encontrar os melhores candidatos. 

Gostou de saber mais sobre como usar o Coaching para entrevistar candidatos? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010