Dicas para começar uma carreira em TI

telas digitais e softwares

Entenda um pouco sobre o mercado de TI e como iniciar uma carreira nessa área.

Se você gosta de gadgets, lógica e matemática, configuração de programas e tem curiosidade a respeito do funcionamento de equipamentos, deve considerar a área de Tecnologia da Informação (TI). O mercado de tecnologia tem crescido muito nos últimos anos, e é uma das carreiras mais promissoras do mercado. 

O problema, no entanto, é que não há quantidade suficiente de profissionais para atender a demanda. A área de TI é uma das que mais abrem vagas no mercado, de acordo com pesquisas do mercado de trabalho. Porém, apesar das vagas, há carência de um número significativo de profissionais especializados.

Essa situação é explicada pelo fato de, que para conseguir uma boa colocação, é necessário muito conhecimento. Também são necessárias qualificações específicas e certificações oficiais. Se você tem afinidade com essa área, saiba que é um caminho com excelentes oportunidades. Confira dicas de como começar a carreira em TI!

Carreira em TI: escolha um curso de graduação adequado

A graduação é importante para preparar os profissionais para os desafios do mercado de trabalho. Há opções de cursos voltados para a área de TI de diferentes configurações, como os técnicos, tecnológicos e superiores. Na hora de escolher o seu curso, é importante entender qual deles atende melhor o seu foco de carreira.

Ressaltamos, ainda, que muitos cursos de TI são bem diferentes do que os estudantes esperam ao ingressar no ensino superior. Por exemplo, são poucos os estudantes que sabem que terão que se dedicar paralelamente ao aprendizado de linguagens de programação Java e dotNet. Informe-se sobre o curso antes de iniciá-lo para saber exatamente o que te espera. 

Geral ou especialista?

O mercado de TI é muito vasto, permitindo que o profissional se especialize em uma área específica, tornando-se um expert em determinado assunto. Há, porém, aqueles com perfil generalista, que preferem entender de tudo um pouco e gerenciar as diferentes áreas de TI.

O especialista possui conhecimento técnico, teórico e prático em uma área na qual tem mais afinidade. Dentre as áreas estão: banco de dados, redes, arquitetura da informação, programação, processamento, segurança ou sistemas. A dica, caso você escolha se aprofundar em determinado tema, é ter uma especialização secundária para não ficar limitado na hora de oferecer soluções.

O generalista, por outro lado, tem um conhecimento vasto e pode participar de projetos de implantação e planos de soluções tecnológicas. Esse profissional auxilia analistas de diferentes setores — como desenvolvimento, banco de dados ou infraestrutura.  O que deve ser levado em conta na hora da escolha é o seu perfil pessoal e profissional. Tenha em mente quais são as áreas em que mais gostaria de atuar. 

Tenha uma certificação oficial

Ir além do curso superior é fundamental para se destacar e garantir um bom posicionamento no mercado de trabalho. Para quem trabalha com tecnologia, uma das melhores formas de adquirir esse conhecimento é por meio de certificações oficiais. As principais certificações são: ITIL, COBIT, ISO 20000, ISO 27001, SOX, BSC e BPM.

Alguns gigantes do segmento, como Microsoft e Oracle, possuem certificações importantes. Pesquise e saiba mais em centros credenciados ou escolas especializadas em tecnologia da informação que forneçam cursos sobre suas plataformas. Essas certificações exigem mais dedicação, porém são de extrema importância e muito valorizadas no mercado.

Se mantenha atualizado

Um bom profissional de TI está sempre atento aos últimos lançamentos e novidades. Por ser um setor muito dinâmico, é preciso estar constantemente em busca de atualizações.  Mantenha-se informado sobre banco de dados, sistemas operacionais, sistemas de gestão de negócios, ferramentas de gestão de redes, ferramentas de desenvolvimento, entre outras.

Acompanhe outros profissionais

Em qualquer profissão, aprender com outros profissionais é uma ótima alternativa para quem está começando. O contato com alguém mais experiente ajudará a expandir o seu horizonte. Além de poder aprender sobre questões técnicas, é possível entender melhor a dinâmica do mercado. 

Ao longo da sua carreira, esse networking também se mostra essencial para encontrar boas oportunidades. Interagir com pessoas que escolheram a mesma carreira que você tem muitos aspectos positivos. Não se esqueça disso e tenha chances reais de crescer na sua profissão.

Estude as plataformas mobile

O mobile está em plena expansão no mercado, sendo interessante que o profissional de TI se dedique ao estudo dessa área. Os destaques ficam para as plataformas Android, baseado em Java, e iOS da Apple. Para se destacar é muito importante acompanhar o crescimento do mercado de mobilidade. 

Dê preferência para empresas que oferecem treinamento

Está cada vez mais comum que empresas recém-criadas de tecnologia deem preferência para a contratação de profissionais com pouca experiência. Para compensar, essas companhias oferecem treinamentos para ajudar na qualificação dos contratados.

Uma boa dica para iniciar bem na carreira em TI é justamente dar preferência para as organizações que oferecem essa capacitação. 

Pratique

A internet abriu uma série de oportunidades para quem é curioso e deseja aprender o máximo sobre a sua área de atuação. Sendo assim, não tem desculpa para não se aplicar a aprender o máximo possível sobre as principais ferramentas. Não se trata mais de uma questão de oportunidade, todo mundo tem a oportunidade de se dedicar à prática.

Muitos recrutadores eliminam das seleções candidatos que dizem que nunca programaram por falta de oportunidade. Para aqueles que desejam realmente um lugar de destaque, recomendamos que reservem um tempo diário ou semanal para praticar.

Nesse tempo, é possível aprender uma nova ferramenta ou ler a respeito de algum setor do mercado em expansão. O que não dá é para ficar parado, então, não se intimide e se coloque à disposição para aprender mais. 

Seja fluente em inglês

Em um contexto em que o mercado de TI é extremamente globalizado e boa parte das ferramentas é em inglês, é imprescindível ser fluente. Fica a dica de que o conhecimento do idioma não é mais visto como um diferencial e sim como obrigatoriedade. Com a fluência torna-se mais fácil ler e assimilar artigos da área de TI. Quase todo o conteúdo é produzido nesse idioma.

Gostou dessas dicas de como iniciar uma carreira promissora em TI? Deixe sua opinião e compartilhe o artigo em suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds