6 Dicas que vão te ajudar a criar um diferencial competitivo na sua empresa

Avião vermelho mudando de direção

Confira 6 dicas de como desenvolver um diferencial competitivo.

Em um mercado tão competitivo é fundamental adotar boas estratégias para se destacar. Ter um diferencial competitivo é essencial para as empresas que desejam ser a primeira escolha do seu público-alvo. Esse diferencial é o que faz da sua marca única e mais interessante do que as concorrentes

As companhias que conseguem desenvolver esse diferencial passam a ter as suas vendas potencializadas. Contudo, como conseguir se posicionar dessa forma? No artigo a seguir iremos explicar como desenvolver esse diferencial que é tão relevante para que a sua organização possa crescer. 

Diferencial competitivo: 6 dicas para desenvolver

Como explicamos acima, o diferencial competitivo é o atributo que torna a sua empresa única, aquilo que a destaca da concorrência. Confira a seguir 6 dicas de como desenvolver esse diferencial e alavancar a sua organização. 

1. Nada de meio-termo

O diferencial competitivo é o que torna a empresa única de alguma maneira. Tal atributo pode ter relação a forma como o consumidor é atendido, ao produto oferecido ou até a sua logística.

O desafio é entender quais são as oportunidades para se diferenciar. Tentar superar os concorrentes em vários aspectos, como qualidade, preço, agilidade, entre outros, é uma estratégia equivocada. 

Nenhuma marca conseguirá superar as demais em tudo, essa busca pode, inclusive, custar muito caro. Nesse processo é bem provável que a empresa chegue a um meio-termo em que se torna razoável em diferentes aspectos.

Porém, dificilmente as pessoas se lembram e valorizam o meio-termo. Sua empresa não será lembrada como a de menor preço, a de maior qualidade ou a mais inovadora. 

2. Foque em ser o melhor no que realmente importa

Como explicamos acima, o meio-termo é um lugar bastante perigoso para uma empresa que deseja se destacar. Sendo assim, é essencial procurar por algo específico a que se dedicar. Quando as companhias são direcionadas para serem as melhores em algo, conseguem galgar um lugar na mente e no coração do público-alvo.

Para escolher em que a sua empresa será a melhor, é necessário entender o que os seus clientes desejam. Em alguns setores a qualidade é o mais relevante, em outros o preço final e em outros pode ser a agilidade de entrega. Uma forma de entender com mais clareza é ouvir seus clientes através de grupos focais. 

O que parece relevante para a empresa pode não ser o que o público está buscando. O diferencial só é realmente competitivo se estiver alinhado com os anseios do seu público. Ouvir e absorver o que os consumidores têm a dizer é o que guiará todo o processo. 

3. Treinamento da equipe

Para que sua empresa consiga desenvolver seu diferencial competitivo na prática é essencial que tenha o suporte de uma equipe devidamente alinhada e treinada. A equipe precisa assumir o compromisso de fazer da marca a melhor no que ela se propõe a ser. Oferecer treinamento para a equipe é determinante para que as realizações possam acontecer. 

Fazer reuniões para debater e melhorar a estratégia competitiva contribuirá para o crescimento corporativo. Invista também na qualificação das equipes criando programas de treinamento e desenvolvimento.

Os colaboradores devem receber feedbacks para que possam potencializar os seus pontos fracos. A cultura do feedback, tanto positivo quanto de pontos a melhorar, é a base para a construção de um diferencial competitivo.

Somente quando existe uma troca relevante entre líderes e liderados é possível resolver as pendências que surgem. Os desafios se tornam mais fáceis de serem solucionados quando se está em um ambiente que favorece o diálogo. Se os colaboradores trabalham com mais satisfação, a tendência é que transmitam esse sentimento para os clientes. Assim o processo final é enriquecido. 

4. Crie uma experiência de compra satisfatória

Os consumidores desejam ter uma experiência de compra diferenciada e inesquecível. Entender que são importantes e bem acolhidos pela marca ajuda a desenvolver um vínculo mais forte.

No momento de pensar em como será essa experiência de compra, foque em oferecer algo que não pode ser encontrado na concorrência. Para muitos clientes a qualidade da experiência de compra é o que faz a diferença. 

Para trabalhar na melhoria da experiência de compra é interessante entender como o cliente vivencia a compra nesse momento. Pesquisas de satisfação ajudam a ter respostas cruciais.

Será que os clientes estão plenamente satisfeitos? Algo no atendimento os desagrada? As pontuações feitas podem ser usadas como base para melhorar a experiência de maneira que com o tempo os clientes tenham exatamente aquilo que desejam. 

5. Atenção aos dados

Acompanhar dados e índices é essencial para delinear uma estratégia sólida para o sucesso. Somente com um panorama completo é possível entender como os processos podem ser melhorados. Tendo processos bem resolvidos é possível entregar mais qualidade para os consumidores. 

Para tornar mais fácil esse processo de gestão de dados, recomendamos o uso de softwares. A otimização permite ter mais credibilidade para acessar e entender os dados. Use a tecnologia a favor do crescimento da sua companhia, desenvolvendo assim o diferencial competitivo tão almejado. 

6. Otimize os processos

Acima mencionamos que usar a tecnologia como sua aliada contribui para facilitar os processos. Nesta dica, reforçamos esse conselho, sugerindo a otimização das atividades da sua companhia. Todos os processos que podem se tornar digitais devem ser otimizados para que possam se tornar menos suscetíveis a erros.

Os avanços da tecnologia é o que ditam o ritmo de trabalho das organizações. Então, se uma empresa não adota soluções otimizadas pode ter dificuldades para se manter dentro da produtividade esperada. Ao adotar os recursos tecnológicos para a estrutura da sua organização é possível trabalhar com mais rapidez e ter mais qualidade. 

A dica é investir tempo na investigação da melhor tecnologia para cada processo. Os colaboradores devem receber treinamento para que possam interagir corretamente com os novos mecanismos.

Com o passar do tempo, a otimização começa a se refletir em melhores índices de vendas. A qualidade dos serviços prestados pela companhia faz toda a diferença para que ela se torne a primeira opção do público-alvo. 

Aplique essas dicas na sua empresa e desenvolva o seu diferencial competitivo!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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