Sistema LMS: o que é e para o que serve?

Sigla LMS

Confira as vantagens de usar a plataforma LMS.

A tecnologia vem avançando a passos largos nos últimos anos e ferramentas significativamente inovadoras vem surgindo. Tais estratégias contribuem para a evolução dos processos de aprendizagem. O desenvolvimento de softwares poderosos auxilia várias áreas, incluindo a educação corporativa. No artigo a seguir iremos falar a respeito de uma dessas inovações, o sistema LMS.

Essa tecnologia permitiu oferecer um ensino mais eficiente e acessível, pois conta uma série de elementos que podem mudar a forma de aprender a ensinar. Trata-se de uma inovação que oferece grandes benefícios para os treinamentos corporativos. Continue lendo para entender melhor esse conceito.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O que é um sistema LMS?

As letras LMS são a abreviação de Learning Management System, que nada mais é do que uma plataforma de ensino. Esse sistema permite levar para o espaço virtual o ambiente educacional presencial. É uma plataforma que viabiliza o ensino online e oferece ferramentas para potencializar o ensino, garantindo mais dinamismo. 

Em português, a tradução da sigla LMS é Sistema de Gestão de Aprendizagem. Também é conhecida como plataforma EaD (Ensino à Distância). Tais plataformas são muito usadas para a aplicação de treinamentos digitais em empresas de diferentes segmentos. É uma forma de reduzir os custos e otimizar o processo de aprendizagem

Para que serve o sistema LMS?

Essas plataformas contam com todos os recursos necessários para o desenvolvimento e disponibilização de conteúdos de treinamentos online. O sistema LMS possibilita o acompanhamento dos alunos e emissão de certificados. Ressaltamos que também possui outras funcionalidades.

Confira a seguir os recursos principais de um sistema LMS e entenda como ele pode ser extremamente útil: 

– Desenvolvimento de treinamentos para funcionários;

– Possibilidade de ter uma interface personalizada; 

– Capacidade de hospedagem de conteúdo;

– Acesso a variadas atividades de aprendizagem; 

– Conteúdos facilmente atualizados;

– Possibilidade de integração com os dados do setor de Recursos Humanos através da identificação de cargos, metas de performance e acompanhamento dos profissionais; 

– Possibilidade de controlar a participação dos colaboradores nos treinamentos; 

– Possibilidade de criar avisos e lembretes para que os profissionais se mantenham atualizados; 

– Geração de relatórios dos treinamentos com informações relevantes para uma avaliação completa; 

– Possibilidade de desenvolver um modelo de acesso aos gerentes para que os materiais sejam aprovados. 

Essas são apenas algumas das funções que o sistema LMS possui e que podem fazer a diferença para a efetividade dos treinamentos corporativos. 

Plataforma LMS X Plataforma LXP: por que são diferentes?

Vivemos na era digital e isso implica estarmos em meio a uma grande quantidade de inovações. Perante tantas mudanças, é natural que haja alguma confusão entre alguns tipos de plataforma. Uma confusão bastante comum é aquela entre as plataformas LMS e LXP. Confira a seguir qual é a diferença entre elas. 

Plataforma LMS

Ao longo do artigo explicamos que o sistema LMS é uma plataforma que possibilita o ensino online. O seu surgimento contribuiu para grande inovação na forma como o ensino à distância é realizado. Essa plataforma oferece uma série de ferramentas que permitem criar, organizar, personalizar e administrar treinamentos digitais com mais facilidade. 

Plataforma LXP

A sigla LXP se refere à Learning Experience Platform, em português Plataforma de Experiência de Aprendizagem. Trata-se de um software que objetiva oferecer uma experiência personalizada para o aluno. A diferença do sistema LXP para o sistema LMS está no fato de que o primeiro tem um objetivo mais amplo do que o primeiro. 

No LMS a ideia básica é disponibilizar um ensino online acessível e completo. Já no caso da LXP o foco está em priorizar as necessidades dos usuários que utilizarão a plataforma, gerando, assim, benefícios para que haja maior engajamento. O processo de aprendizagem dos alunos é realizado de forma ativa, promovendo maior interação. 

No sistema LXP, o aluno tem mais liberdade para a definição da direção dos seus estados de forma a ter maior motivação. Suas competências podem ser melhor desenvolvidas.

Em geral, há a integração das plataformas LXP e LMS para oferecer uma experiência mais interessante para os usuários. Dessa forma, as duas podem atuar juntas, permitindo alcançar resultados mais positivos. 

Por que o sistema LMS é importante para as empresas?

Os treinamentos corporativos são essenciais para o pleno desenvolvimento de habilidades e competências profissionais. Porém, mesmo reconhecendo a importância, as companhias identificam que há dificuldades no oferecimento dessa qualificação. O engajamento dos alunos aparece como uma das principais questões. 

Para as organizações, além desses desafios, se mostra importante se adaptar às transformações digitais para manter a sua relevância no mercado. Assim, as plataformas LMS aparecem como uma excelente solução de enfrentamento dessas barreiras. As experiências geradas pelos treinamentos podem ser melhores de acordo com um sistema de gestão de aprendizagem. 

O grande diferencial está na possibilidade de maior interação e também mais flexibilidade de horário. Os conteúdos podem ser acessados de casa, no horário do almoço na empresa ou até no transporte público. 

Por fim, é necessário destacar que o sistema LMS oferece uma vantagem essencial para as empresas, a redução dos custos financeiros. Os treinamentos podem ser oferecidos com excelente qualidade, mas sem toda a demanda financeira dos treinamentos presenciais.

Vantagens de usar a plataforma LMS

O sistema LMS oferece uma série de vantagens e uma delas é a agilidade para a criação dos treinamentos. Com diversas funcionalidades, permite desenvolver diferentes tipos de conteúdos como vídeos, e-books, imagens, áudios, entre outros formatos. Há mais facilidade para a construção do material e também para o uso de materiais já existentes na internet. 

Outra vantagem considerável de usar o sistema LMS é ter mais controle sobre o diagnóstico dos colaboradores da organização. A plataforma permite acompanhar a evolução dos profissionais, saber quais já terminaram o treinamento e quais ainda precisam concluir. Também permite entender quais profissionais tiveram bom desempenho no treinamento e quais ainda precisam de algum reforço. 

E, claro, que não poderíamos deixar de mencionar que o sistema LMS oferece como grande vantagem a escalabilidade. Milhares de pessoas podem treinar ao mesmo tempo nesse sistema. Em treinamentos presenciais há a limitação do espaço físico. Os alunos também costumam ter maior engajamento.

Gostou de saber mais sobre o sistema LMS? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo para levar o conhecimento adiante!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63