Conheça Ferramentas de Coaching Efetiva Para Gerenciar Crises

Ferramentas de Coaching Conheça algumas Ferramentas de Coaching

 

Ter o conhecimento para gerenciar processos é fundamental para todas as empresas e o Coaching é um poderoso aliado neste processo. O Coaching é um método de desenvolvimento humano, conhecido para acelerar resultados, aprimorar habilidades e competências para um profissional alcançar a alta performance. É um processo que une ferramentas e técnicas de diversas ciências para despertar o potencial infinito dos Seres Humanos. Porém o Coaching também tem outras finalidades, como ajudar na hora de gerenciar crises nas empresas. Quer saber mais sobre ferramentas para gerenciar crises? Continue a leitura!

O 1º passo para ser Coach é realizar o Professional & Self Coaching – PSC

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO

 

O que é uma crise no ambiente corporativo? 

De acordo com Mario Persona, escritor, palestrante, consultor e professor de Marketing e Comunicação, a crise pode ser definida como uma circunstância ou evento que tem o poder de alterar um processo que seria considerado normal. Por isso, o termo pode ser usado tanto para crises pessoais, de saúde, e no nosso caso, empresariais.

Com o advento da internet, cada pessoa passou a ter um canal próprio para difundir informações, tendo tanto palco como público e com o poder de espalhar qualquer notícia em uma velocidade assustadora e de proporções gigantescas. Devido a essa impressionante força, hoje em dia, qualquer boato pode virar uma crise, por isso, saber lidar e controlar uma crise é cada vez mais necessário para uma empresa.

Segundo John Birch, especialista em gerenciamento de crise, essa situação não pode ser tratada como um problema simples, já que esse tipo de evento é imprevisível e possui um potencial devastador enorme, podendo provocar prejuízos significativos para empresa, colaboradores, produtos, serviços, finanças e principalmente a reputação.

Como enfrentar a crise na empresa?

O primeiro passo para retomar o controle da situação é assumir que a empresa está passando por um momento sério e grave. Normalmente a resposta inicial a uma crise é a negação dela, como se tudo não se passasse de uma pequena turbulência. Fato que só dará oxigênio para o incêndio, e como todos sabem, quanto maior forem as chamas, pior será para apagá-las.

Nesse contexto, conseguir visualizar os indicadores que mostram a existência e evolução dessa situação problemática é essencial para para definir quais serão as próximas ações da organização e aconselhar os colaboradores sobre a melhor forma de agir. E uma das ferramentas mais importantes para conseguir olhar de verdade para dentro é o Coaching.

Como o Coaching pode auxiliar o gerenciamento de crises

No gerenciamento de crises, o Coaching é um método muito eficaz, pois tem como premissa identificar e trabalhar aspectos que possam limitar os profissionais e equipes a desenvolverem um trabalho de excelência. As ferramentas do Coaching podem dar um suporte significativo para gerenciar crises. Conheça aqui algumas ferramentas que podem contribuir com o gerenciamento de crises em sua organização empresarial: 

1 – Mapeamento de perfil utilizando ferramentas de Coaching

Estas três ferramentas, que vamos falar logo abaixo, proporcionam aos gestores maior assertividade no que diz respeito a conhecer as características de cada colaborador e da equipe como um todo. Identificando os perfis marcantes de cada um, no momento de crise terá mais habilidades para conduzir cada profissional e cada equipe da melhor maneira.

2 – Coaching Assessment

Um software com validação científica, que tem por objetivo traçar as tendências comportamentais de uma pessoa e também de um grupo. É ideal para traçar os perfis comportamentais dos colaboradores e assim, delegar funções compatíveis com esses perfis. 

3 – Avaliação de Perfil Comportamental

Essa avaliação permite, através de um teste com 25 questões, identificar o perfil comportamental predominante de uma pessoa. Conhecida popularmente como teste dos bichos, esta avaliação é baseada em quatro animais – gato, tubarão, lobo ou águia –  que representam as características marcantes de cada perfil.

4 – Teste de sistemas representacionais

Auditivo, sinestésico, digital ou visual, são os sistemas que nos representam na hora de estruturar pensamentos e nos comunicar. Contribui de maneira positiva com a melhoria nas comunicações de uma empresa. 

O 1º passo para ser Coach é realizar o Professional & Self Coaching – PSC

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO

 

5 – Ferramentas de autoconhecimento

Outras ferramentas do Coaching podem ser utilizadas nos momentos de crise, uma vez que fará com que o profissional reflita sobre si mesmo, seus comportamentos e suas atitudes ante os demais. Citaremos algumas:

  • Roda da Vida

Essa ferramenta proporciona o conhecimento do equilíbrio da vida de uma pessoa como um todo, no âmbito pessoal, profissional, qualidade de vida e relacionamentos.

  • Autofeedback

Já o autofeedback proporciona ao profissional escrever em um papel seus pontos fortes, os de melhoria, suas expectativas, assim como as oportunidades, fatores limitantes e outros aspectos, que oportunizam um processo de autorreflexão, do que deve ser trabalhado para que alcance seus anseios, sejam profissionais ou pessoais.

6 – Feedback 360º projetivo

Trata-se de perguntas que projetam o profissional a refletir a percepção que ele e outras pessoas têm dele, sendo seus superiores, pessoas do mesmo nível hierárquico e subordinados.

Essas são apenas algumas das centenas ferramentas utilizadas no Coaching, que você pode aprender fazendo a formação Professional and Self Coaching do IBC. Tendo o domínio delas você terá mais habilidades para gerenciar crises.

O artigo foi útil para você? Compartilhe nossos conhecimentos com os seus amigos nas redes sociais!

Copyright:320057984 – https://www.shutterstock.com/pt/g/rawpixel

Gostou do artigo?

Esses e outros aspectos da liderança são abordados com mais intensidade na nossa formação PSC - Professional & Self Coaching. Preencha o formulário abaixo e fale agora com um consultor especializado. Desenvolva sua
vida pessoal e sua carreira com a metodologia mais transformadora do mercado.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010