7 Dicas que vão te ajudar a elevar o nível de satisfação do seu cliente

Casal fazendo sinal de positivo

Confira 7 dicas verdadeiramente extraordinárias e que vão ajudar a sua empresa a conquistar um nível de satisfação dos seus clientes cada vez maior.

Toda empresa deseja ter um bom faturamento e se consolidar no mercado. Mas, para isso, é preciso construir uma base sólida, fortalecendo o nível de satisfação do cliente. Afinal, de nada adianta ter tudo funcionando corretamente dentro do negócio se o consumidor não aprova o produto ou serviço oferecido.

Se os clientes não estiverem verdadeiramente satisfeitos, na primeira oportunidade irão procurar o concorrente. Isso sem contar que, hoje, um consumidor insatisfeito pode se multiplicar através do compartilhamento de experiências pelas redes sociais. Então, se deseja que as pessoas falem apenas bem da sua empresa na internet e pessoalmente para amigos, precisa considerar alguns pontos básicos.

Continue lendo para conferir dicas de como elevar ao máximo o nível de satisfação do seu cliente. Cada uma das dicas que serão apresentadas representam formas efetivas de alcançar esse objetivo. Vamos lá?

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Dicas infalíveis para elevar o nível de satisfação dos clientes

Por mais que uma empresa já se esforce para promover a satisfação dos clientes, sempre dá para melhorar algo aqui e ali. Da mesma forma que se os consumidores se mostram insatisfeitos com frequência, é sinal de que existem pontos a serem melhorados. Seja qual for o caso do seu negócio, as dicas a seguir poderão ser úteis, acompanhe.

1. Ouça o cliente

No passado, muitas empresas encontravam grandes dificuldades para saber o que o seu cliente estava achando dos produtos ou serviços, do atendimento e da marca de modo geral. Hoje, com a internet e as redes sociais, esse relacionamento se tornou mais próximo, facilitando a mensuração da satisfação.

Se você ainda não desfruta desse benefício, comece agora mesmo. Veja o que os clientes falam sobre a sua empresa nas redes sociais, converse com eles pessoalmente caso tenha oportunidade, identifique quais os problemas mais recorrentes no SAC. Ouvir o consumidor é um passo fundamental para encontrar os melhores caminhos para encantá-los e fazer com que se sintam satisfeitos.

2. Planeje medidas baseadas no que ouviu dos clientes

Ouvir o cliente é importante, mas não é tudo, trata-se apenas de um primeiro passo para dar continuidade ao processo. Identifique as ações que podem ser realizadas dentro da empresa para resolver as questões apresentadas por eles.

Lembrando que não é porque um cliente disse algo que o negócio deverá ser todo replanejado. É preciso considerar as reclamações e demandas mais frequentes, estudar se foi mesmo uma falha da empresa, se existe algo que pode ser melhorado e assim por diante.

3. Ofereça um atendimento especial

Mais do que produtos e serviços de qualidade, as pessoas desejam ser bem atendidas e até prestigiadas. Desse modo é fundamental que todos os funcionários ligados ao atendimento, seja presencial, via chat ou telefone, sejam muito bem treinados. Esses colaboradores devem estar preparados para sanar dúvidas, resolver problemas e lidar com clientes irritados com a máxima calma.

Um ponto válido de ser mencionado é o pós-venda. Dependendo do tipo de produto ou serviço oferecido, é válido entrar em contato após alguns dias para verificar se está tudo certo com a aquisição, se o cliente tem alguma dúvida, entre outros detalhes. Isso demonstra atenção por parte da empresa e aumenta as chances de ele realizar uma nova compra e indicar a empresa para seus amigos.

4. Tenha rapidez para resolver problemas

Por mais que uma empresa se esforce para oferecer os melhores produtos e um atendimento impecável, problemas podem acontecer. Se as coisas forem resolvidas rapidamente e trouxerem um resultado satisfatório para o cliente é possível até fidelizá-lo através dessa situação.

Desse modo, toda empresa deve contar com alguém preparado para realizar a gestão de crise. Além disso, é válido dar aos responsáveis pelo atendimento algum tipo de autonomia para que tomem decisões rapidamente. Oferecer brindes e descontos como recompensa ao cliente também pode melhorar a relação com ele e evitar que comece a comprar do concorrente.

5. Invista na personalização

Dependendo do tipo de produto ou serviço que ofereça, encontre formas de investir na personalização. Muitas pessoas se sentem prestigiadas quando recebem um pedido por delivery e veem seu nome escrito na embalagem com algum recado gentil. Uma boa parcela delas acaba publicando a gentileza nas redes sociais, fazendo uma divulgação espontânea do negócio.

Pense em como os seus produtos ou serviços podem ser personalizados. Observando o exemplo citado, veja que não houve nenhum custo extra. Caso encontre uma opção que envolva algum tipo de investimento, verifique a viabilidade, pois se trata de um detalhe que pode influenciar na satisfação do cliente.

6. Apresente uma visão humanizada da empresa

As redes sociais realmente revolucionaram o mundo de diversas formas, uma delas foi aproximando os clientes e as empresas. Antes, as marcas que pareciam distantes, quase robotizadas, ganharam ares mais humanizados. Um bom exemplo é o Magazine Luiza com a Magalu, personagem criada para “conversar” com os consumidores.

Você não precisa criar uma personagem como o Magazine Luiza, mas pode seguir essa mesma linha de aproximação com seus clientes de outras formas. A função stories do Instagram, por exemplo, permite que converse de modo mais informal com os consumidores, conte coisas sobre a empresa, compartilhe dicas. Isso traz o cliente para perto e faz com que ele se sinta mais acolhido pela empresa.

7. Mantenha um acompanhamento da satisfação dos clientes

A primeira dica tratou sobre a importância de ouvir o cliente e realizar as mudanças que forem consideradas necessárias. Contudo, é preciso destacar que não se trata de fazer isso uma vez e sim de manter um acompanhamento contínuo.

É necessário que a empresa mantenha um canal direto com o consumidor a fim de identificar problemas rapidamente e resolvê-los. As pesquisas de satisfação também são uma boa alternativa para saber o que eles estão pensando e se têm alguma sugestão a fazer. O oferecimento de brindes e descontos para quem responder a pesquisa é uma forma de motivá-los a cederem essas informações tão valiosas para a empresa.

E então, você já segue alguma dessas dicas na sua empresa? Tem mais alguma sugestão a compartilhar? Deixe sua contribuição abaixo e aproveite para enviar este conteúdo para os seus amigos que também são empreendedores!

Imagem: Por Dean Drobot

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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