8 Passos Para implementar um CRM de Sucesso

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Conheça quais são os passos fundamentais para implementar um CRM de sucesso.

Para ter sucesso no mercado em que atua, uma empresa precisa encontrar formas eficientes de construir uma relação com seus consumidores, que seja forte e ao mesmo tempo duradoura. Não basta atendê-los ou vender para eles apenas uma vez. É necessário implementar estratégias verdadeiramente eficazes, que façam com que eles voltem e sempre escolham a sua marca, no momento em que precisarem dos produtos ou serviços que ela oferece. 

Existem diversos processos, que podem ser implementados em um negócio e que são totalmente capazes de contribuir, efetivamente e na prática, para fidelizar e transformar o seu cliente em um verdadeiro fã da sua marca. Entre elas está o CRM. 

Se você ficou curioso e interessado em saber mais sobre este assunto, continue nos acompanhando nesta leitura e confira!

O que é CRM?

De forma direta, CRM é a sigla, que se refere ao termo “Customer Relationship Management”. Traduzindo para o português, tem a ver com a Gestão de Relacionamento com o Cliente. Trata-se, basicamente, de uma gestão 360°, que envolve, principalmente, as vendas, o marketing, o atendimento e também os mais diversos pontos de contato do consumidor com a empresa. 

O CRM é uma ferramenta que ganhou e tem ganhado cada vez mais espaço nos mais variados tipos de negócios. Isso acontece porque estamos atravessando a era da transformação digital e das novas tecnologias, em que as empresas têm, por obrigação, oferecer a seus clientes a melhor experiência que eles puderem ter com a marca, para que, dessa maneira, eles se tornem verdadeiros fãs dela.

É importante ressaltar, que a implementação de um CRM de sucesso, contribui para que as organizações se tornem cada vez mais inovadoras e criativas, já que, ao contarem com informações detalhadas de seus clientes, elas conseguem obter mais e melhores oportunidades de vendas em seu dia a dia.

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Como implementar um CRM de sucesso

Depois de entendermos o que é, bem como a importância que o CRM confere à uma empresa, confira as dicas que preparamos especialmente para te ajudar a construir e implementar um CRM de sucesso. 

1 – Mapeamento

O primeiro passo a ser dado em direção ao CRM de sucesso é o de análise e mapeamento das reais e principais necessidades do negócio. Isso é importante, porque oferece uma visão clara e ampla do contexto em que o CRM será implementado.

Nesta etapa, o que você e sua equipe podem fazer é responder algumas perguntas, que vão servir como guia neste processo. Entre elas: 

  • Quais as principais características do segmento em que a empresa atua?
  • É possível encontrar de forma rápida os dados dos clientes?
  • A empresa possui orçamento suficiente para a implementação de um bom CRM?
  • Quais processos a sua empresa desenvolve para uma gestão de relacionamento com os clientes eficiente?
  • Como os concorrentes atuam na gestão de relacionamento com os clientes?

Ao responder estas perguntas, você já sentirá que tem um direcionamento para começar a agir. 

2 – Objetivos

O passo seguinte é o de definir os objetivos que se deseja alcançar com a implementação do CRM. Veja se a empresa precisa trabalhar para a redução de custos, se necessita reter mais clientes, qualificar melhor os leads, e assim por diante. Depois de feita esta definição, explore bem as metas, para que, dessa forma, haja bastante clareza sobre todo o processo. 

3 – Equipe

É fundamental contar com uma boa equipe, para implementar um CRM de sucesso. Defina quem serão os profissionais que vão iniciar esta jornada ao seu lado, bem como suas principais responsabilidades. Ter esta clareza vai ajudar a determinar os níveis de acesso à plataforma de CRM que será implementada. 

4 – Tipo de CRM

Para que você tenha sucesso na implementação do CRM dentro de sua empresa, é preciso que você escolha o tipo que mais se encaixa no perfil da mesma. Você pode escolher o CRM na Nuvem, que nada mais é que um sistema totalmente online, ou o CRM Local, que se trata de um sistema que é mantido em um servidor físico dentro da organização. 

5 – Processos

Seguindo adiante, o próximo passo é o de mapeamento de processos. Basicamente, você e sua equipe definirão as atividades que serão desenvolvidas em cada uma das etapas do processo. Defina responsabilidades, prazos e também resultados a serem alcançados. 

6 – Ferramenta de CRM

Você e sua equipe escolheram a ferramenta de CRM que mais se encaixa no perfil da empresa, agora é chegado o momento de configurá-la. Conte com as informações que vocês coletaram nos passos anteriores e personalize a plataforma de acordo com as necessidades da organização, lembrando sempre de definir as responsabilidades de cada um dos membros envolvidos no processo. 

7 – Apresentação

Este é o passo em que todo o processo de implementação do CRM será apresentado ao restante da empresa. É importante demonstrá-lo com clareza, bem como treinar bem os responsáveis, para que desempenhem suas funções com o maior nível de engajamento possível. 

8 – Monitoramento

Por fim, fazer um acompanhamento constante da evolução e dos resultados obtidos através desta nova estratégia, é fundamental para que a empresa tenha o sucesso que almeja ao longo de toda esta empreitada. 

O que você achou de saber mais sobre o CRM? A sua empresa já tem esta ferramenta implementada? Conte-nos sobre a sua experiência nos comentários e lembre-se de continuar acompanhando nossos conteúdos diários, para alcançar resultados extraordinários em sua vida pessoal, profissional e empresarial. 

Imagem: Por Alexander Supertramp

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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