Marketing Cultural – O que é e como identificar?

PALAVRA MARKETING

Veja alguns exemplos de uso da estratégia de Marketing Cultural

O Marketing Cultural tem se tornado cada vez mais relevante para o posicionamento das marcas no mercado. Basicamente, se caracteriza pela realização de ações culturais que objetivam cativar o público e desenvolver uma relação mais forte com ele. 

Para que as ações de marketing de uma empresa tragam resultados rápidos, é importante estabelecer um relacionamento sólido com o público. É por isso que o Marketing Cultural tem se tornado uma estratégia mais empregada. A seguir, iremos apresentar o conceito com mais detalhes e te ajudar a identificar essas ações, acompanhe!

Afinal, o que é Marketing Cultural?

O Marketing Cultural consiste nas ações que utilizam a cultura para divulgar um produto, serviço ou marca. Para que essa estratégia seja bem-sucedida, é essencial conhecer e analisar os comportamentos, conhecimentos e hábitos do público-alvo

Apesar de boa parte das ações de marketing ser voltada para a obtenção de lucro, o Marketing Cultural não está restrito a essa configuração. Essa é uma prática em que a empresa busca desenvolver um diferencial para se destacar frente à concorrência. Assim, pode ficar mais perto do seu público-alvo.

Esse modelo de ações de marketing é relativamente novo, teve início na década de 1990. Porém, passou a ser mais usado nos últimos anos para o fortalecimento do branding

Como o Marketing Cultural funciona?

O Marketing Cultural é dividido em quatro categorias, explicaremos quais são elas a seguir. 

Marketing Cultural de Fim

Esse modelo abrange tudo desde a criação do produto/serviço até a efetivação do marketing que será realizado em cima dele. Tem como foco um objetivo ligado à cultura. 

Marketing Cultural de Agente

Essa categoria de Marketing Cultural não é realizada pelo dono do empreendimento e sim por um produtor cultural. Esse profissional deve analisar o mercado para tentar entender quais são as ações artísticas mais pertinentes. 

Marketing Cultural de Meio

A base desse tipo de marketing é o patrocínio e também o trabalho com diversos tipos de promoção cultural. 

Marketing Cultural Misto

Nesse modelo, duas ou mais empresas patrocinam um mesmo projeto. Em outras palavras, elas podem tanto apoiar a própria companhia quanto outros envolvidos. O desafio central é se destacar em meio à comparação com outras marcas. 

Independentemente da categoria de Marketing Cultural escolhida, é essencial que o objetivo esteja alinhado aos objetivos corporativos do seu negócio. Sendo assim, é preciso haver uma conexão entre a estratégia adotada. Identifique quais são as necessidades do seu público-alvo no tocante a questões sociais e demonstre que há a pretensão de auxiliar.

Como identificar o Marketing Cultural?

Para identificar as ações de Marketing Cultural, é importante conhecer os seus pilares. A seguir falaremos mais sobre eles. 

1. Oferta de uma vantagem

Para que as empresas se destaquem em um contexto mercadológico cada vez mais competitivo, é necessário ter um diferencial. Em outras palavras, é importante contar com uma vantagem frente ao público. A companhia que tem seu diferencial competitivo fica mais perto de atingir novos clientes em potencial. 

2. Foco na cultura local

Pertencimento é um fator crucial para que as marcas se consolidem perante os seus públicos. Quando existe essa sensação, há mais chances de que o público se mantenha fiel à sua marca. O Marketing Cultural se baseia também no estabelecimento desse laço. 

3. Responsabilidade social

A empresa deve ter uma política sólida em relação a temas sociais e ambientais. Trata-se de algo que gera muito valor à sua marca. Mais do que ter produtos e serviços que atendam as necessidades do público, é preciso trabalhar com esses temas. 

Por que usar o Marketing Cultural na sua empresa?

O objetivo central do Marketing Cultural não é alavancar as vendas da companhia (não diretamente, pelo menos), mas sim diferenciar a sua marca dos concorrentes. A ideia é mostrar ao seu público quem é a sua marca do ponto de vista social.

O Marketing Digital se baseia na promoção de engajamento com as pessoas. O Marketing Cultural também possui essa mesma base, ampliando o relacionamento com o público. 

Sendo assim, se o seu empreendimento tem leads que estão se afastando do negócio, é possível usar esse tipo de estratégia para reconquistá-los. Especialmente pelo fato de que os projetos culturais são bem-vistos pelo público e contribuem para a efetivação da compra. 

Confira exemplos de aplicação de Marketing Cultural

Abaixo listamos alguns exemplos de uso da estratégia de Marketing Cultural. Entenda como esse tipo de marketing pode levar a resultados bastante positivos. 

Marketing Cultural da Coca-Cola

A Coca-Cola é uma marca de refrigerantes que tem seu marketing baseado na venda de outro bem, a felicidade. A ideia é que os seus produtos sejam associados a bons momentos.

Para reforçar essa imagem, a empresa direciona investimentos recorrentes para eventos culturais. Um exemplo desse tipo de investimento no Brasil é o Festival de Parintins. Inclusive, a marca adota a cor azul para se alinhar aos bois-bumbá. 

Marketing Cultural do Banco Itaú

O Itaú investe bastante no Marketing Cultural desde que se uniu ao Unibanco. A empresa possui um braço nomeado como Itaú Cultural. Esse departamento faz muito sucesso e realiza uma série de ações com foco na cultura brasileira. Há um trabalho forte de mensagens como diversidade e valorização do legado cultural do país. 

Marketing Cultural da Ambev

Uma das maiores cervejarias do Brasil, a Ambev, tem um trabalho bem desenvolvido de Marketing Cultural. Um dos principais exemplos é o trabalho feito com a marca Skol que investe em apresentações de artistas representando a Skol Beats. Além disso, a marca Stella Artois patrocina o Brasil Open de Tênis, o torneio mais antigo da modalidade do país. 

Conclusão

O Marketing Cultural tem uma função muito importante, o de humanizar e aproximar as marcas dos seus públicos. Sendo assim, o investimento nesse tipo de ação cultural permite fortalecer a empresa em seu segmento, potencializando a sua relevância. Em um meio muito competitivo, é interessante apostar nesse tipo de ação.

As ações de Marketing Cultural podem ser decisivas para o posicionamento no mercado.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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