Plano de Marketing – Quais os passos para montar o seu?

uma pessoa usando um notebook e palavra marketing do lado.

Confira como desenvolver um Plano de Marketing estratégico e completo.

O Plano de Marketing funciona como um guia para direcionar os esforços de marketing da sua empresa para o lugar certo. Com base em dados e análises, esse plano contribui para alcançar resultados mais positivos.

Podemos dizer que o plano de marketing é como um mapa que vai te levar ao destino certo. No entanto, para chegar ao lugar desejado é fundamental saber como montar um plano consistente. Continue lendo para entender melhor.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O que é um Plano de Marketing?

O Plano de Marketing consiste em um documento em que estão compiladas as estratégias de marketing para um determinado período. O documento inclui indicadores, análises e informações relevantes a respeito da companhia. Pode ser desenhado para a área de marketing como um todo ou ter foco em uma campanha, como a de Black Friday.

O plano é relevante para fazer a gestão de marketing, orientando, dessa forma, as estratégias e ações da área. A partir do planejamento desse documento é possível levar a empresa a um crescimento contínuo e exponencial.

Também se trata de uma ferramenta importante para a gestão do negócio. Ressaltamos que esse documento não precisa seguir regras de prazos, por exemplo, apenas estar adequado à realidade corporativa.

Plano de Marketing: conheça os passos para montar o seu

A seguir você poderá conhecer com detalhes os passos para desenvolver um Plano de Marketing estratégico e completo, confira!

1. Faça o diagnóstico da empresa

O primeiro passo para montar um Plano de Marketing eficiente é fazer o diagnóstico da empresa. Faça uma análise, observando a estrutura do negócio, o número de funcionários, histórico de vendas, recursos disponíveis entre outros.

É importante que, nessa fase, o gestor analise os pontos fortes e fracos da sua companhia. A análise SWOT é ideal para essa etapa por considerar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Fazer essa análise é crucial para elaborar um Plano de Marketing adequado à realidade da companhia. Com base em dados é possível entender qual é o orçamento disponível e como utilizá-lo da forma mais efetiva. Lembre-se de que esse plano é uma ferramenta estratégica de gestão.

2. Analise o ambiente de negócios

A etapa seguinte à análise da empresa é olhar para fora, ou seja, para o seu ambiente de negócios. Analisar o ambiente inclui o levantamento de dados do macro e microambiente. O objetivo é identificar potenciais fatores capazes de gerar problemas na atuação da companhia. Basicamente, se trata de identificar possíveis dificuldades.

A análise do macroambiente inclui olhar diretamente para as grandes mudanças e tendências da região, país e até do mundo. Para facilitar a identificação das mudanças significativas você pode verificar os seguintes tópicos: natural, econômico, demográfico, tecnológico, sociocultural e político-legal.

O microambiente observa com atenção especial a área de atuação da companhia e os atores principais que estão envolvidos. Dentre os principais tópicos a serem analisados estão os concorrentes, poder de barganha com fornecedores, ameaça representada por novos concorrentes, poder de barganha com os clientes e a ameaça gerada por novos serviços e produtos.

Ao analisar todos esses fatores, o gestor tem dados suficientes para delinear cenários que podem ser otimistas, neutros ou pessimistas. A partir desses possíveis cenários para o futuro, é possível elaborar estratégias de fortalecimento para a companhia. O Plano de Marketing é elaborado como uma ferramenta de antecipação ao futuro do empreendimento.

3. Análise completa da concorrência

No tópico acima falamos brevemente sobre a concorrência, no entanto, ela merece atenção especial em relação ao Plano de Marketing. Uma análise completa da concorrência é fundamental para elaborar um plano estratégico bem embasado.

Como a concorrência se relaciona com o seu público consumidor? Dialoga com a persona? Divulga seus produtos? Como estão os resultados do seu principal concorrente? A partir da resposta dessas perguntas é possível entender qual é o posicionamento da concorrência e se ela representa uma ameaça.

Conhecer os concorrentes possibilita ter insights de como reagir e se posicionar para o público. Olhar para a concorrência possibilita identificar qual é o posicionamento da sua empresa. Também permite elaborar planos que antecipem cenários, tornando mais fácil ter acesso a bons resultados.

4. Faça a definição do público e personas

Nesta etapa de elaboração do Plano de Marketing, é necessário olhar para o público-alvo e definir seu perfil. O público-alvo nada mais é do que um grupo de consumidores que possui características demográficas, psicológicas e comportamentais parecidas. É uma forma de conhecer o perfil de pessoas para quem o plano é direcionado.

Para conhecer o público-alvo é necessário dividir o mercado em segmentos que possuem características em comum. Dentre esses grupos segmentados, a quais seus produtos/serviços atendem de forma satisfatória? A proposta de valor da marca deve ser direcionada para esse público em especial.

Partindo da descrição do público-alvo, é possível delinear a persona. A função da persona é aprofundar os valores, comportamentos, expectativas e dores do público. Sintetizando esses elementos é possível criar um personagem e, através disso, desenhar uma jornada de compras.

5. Definição de objetivos e estratégias

Tendo passado por todas as etapas anteriores, é possível definir os objetivos com clareza e certa facilidade. Os objetivos precisam ser realistas e mensuráveis, ou seja, devem caber na realidade da companhia e ser passíveis de verificação de alcance. Para isso, é fundamental utilizar métricas para acompanhar o desempenho das estratégias delineadas.

As estratégias devem ser pensadas para que os objetivos sejam concretizados. Tenha em mente que sem planejamento é bastante improvável que você obtenha sucesso. De que maneira as ações propostas pelo Plano de Marketing serão realizadas? Ter um cronograma com todos os passos e seus prazos é crucial para um trabalho organizado.

Lembrando que todas as estratégias devem estar perfeitamente alinhadas com o orçamento e recursos disponíveis. Para dar mais poder ao seu Plano de Marketing, é válido colocar todos os dados em um documento oficial que deverá ser seguido pela empresa. 

Seguindo esses passos é possível montar um plano de marketing pertinente para levar sua empresa ao sucesso!

E você, já fez um plano de marketing para a sua empresa? Compartilhe sua experiência e percepções sobre o assunto abaixo!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63