Quais as vantagens e desvantagens de uma Dark Store?

Dark store

Veja o que é uma Dark Store e quais são as suas vantagens e desvantagens.

O modelo de rede de distribuição conhecido como Dark Store ganhou destaque durante a pandemia de coronavírus. Criou-se uma forma estratégica de utilizar as estruturas de lojas físicas já existentes. Os varejistas precisaram se reinventar para manter o interesse dos consumidores e não hesitaram em fazer isso. 

Tornou-se evidente o desejo do público consumidor de ter acesso o mais rápido possível às suas compras online. Para que essa agilidade seja conquistada, é essencial ter um planejamento logístico bem detalhado com excelente controle de estoque. A proximidade física do cliente é determinante para o sucesso corporativo. 

No artigo a seguir explicamos o que é uma Dark Store e quais são as suas vantagens e desvantagens. 

Afinal, o que é Dark Store? 

Traduzindo literalmente a expressão em inglês Dark Store temos “loja escura”. Essa chamada loja escura nada mais é do que um espaço exclusivo para armazenar, separar e enviar produtos vendidos online. É importante dizer que existem diferenças entre os conceitos de Dark Store e de centro de armazenamento.

Enquanto centros de armazenamento são bastante amplos e estão localizados em regiões afastadas, as dark stores são espaços menores situados nos centros urbanos. O nome desse espaço vem do fato de que parece uma loja, mas que permanece com as portas fechadas para o atendimento ao público. Geralmente, esse mini espaço de armazenamento fica situado em áreas com maior densidade populacional.

O objetivo de ter uma Dark Store é reduzir as distâncias entre os produtos e os seus consumidores. Torna-se possível realizar entregas no mesmo dia ou no dia seguinte quando se tem centros de armazenamento nos grandes centros. Esses espaços podem ser chamados ainda de micro-fulfillment center, microhub, hyper local fulfillment center ou minicentro de distribuição urbano. 

Vantagens da Dark Store 

Como as dark stores ficam situadas em grandes centros urbanos, agilizam o processo de compra e entrega de produtos para os consumidores. Inclusive, o cliente pode fazer a coleta do produto, de maneira a ter acesso ao item no mesmo dia da compra. Para os consumidores atuais isso faz toda a diferença.

Além da maior agilidade no processo de entrega, as dark stores têm outras vantagens que apresentaremos abaixo. 

Melhor aproveitamento de lojas físicas

Muitas empresas perceberam que é lucrativo transformar lojas físicas com pouco movimento, mas bem localizadas, em dark stores. Ainda que não tenha funcionado como uma loja tradicional, é possível que o ponto seja eficiente como mini centro de distribuição. 

Dependendo do tamanho da loja é até possível mantê-la funcionando como loja física e dark store ao mesmo tempo. Nesse caso, basta que haja uma área dedicada à separação de pedidos online. Contudo, observe que a separação das duas áreas é imprescindível para o sucesso de ambas. 

Redução de custos de transporte

A implementação da estratégia de dark store contribui para reduzir os impactos ambientais e as emissões de carbono decorrentes das entregas. Nesse sistema, os clientes podem optar pelo click-and-collect. Tudo o que a sua empresa puder fazer para reduzir custos deve ser incluído na estratégia. 

Redução de problemas

Com um sistema prático de separação e envio de mercadorias é possível reduzir consideravelmente problemas recorrentes relativos ao e-commerce. 

Dinamismo para atender regiões com grande volume de pedidos

O auxílio da tecnologia e as boas estratégias contribuem para oferecer um atendimento mais eficiente para áreas com grande volume de pedidos. A empresa pode estabelecer uma dark store em um ponto em que há mais pedidos, mas em que não haveria necessariamente saída como loja comum. 

Baixo custo

A implantação e a operacionalização da estratégia de dark store tem custo relativamente baixo em comparação com montar uma loja convencional. Os custos de construção e reforma podem ser bem menores do os necessários para uma loja tradicional. A visibilidade e a otimização do espaço e tempo contribuem para alavancar o ponto de vista financeiro. 

Mais eficiência

A tecnologia nas etapas de recebimento, armazenagem e envio dos produtos contribui para o aumento da eficiência. Além de atender mais clientes em menos tempo, torna-se possível satisfazer mais amplamente quem compra da sua companhia. Quanto mais rápido os consumidores tiverem acesso aos produtos adquiridos, mais fidelizados serão. 

Experiência diferenciada ao cliente

Quando o projeto de dark store é implementado considerando todos os pontos mais relevantes, contribui para a maior fidelização dos clientes. Cria-se um ambiente propício ao desenvolvimento e maior aproximação dos consumidores. A taxa de abandono de carrinho tende a diminuir consideravelmente devido a redução dos prazos de entrega. A facilidade de devolução também é um ponto determinante. 

Desvantagens da Dark Store 

Ao longo deste artigo apresentamos as vantagens de adotar o sistema de dark store. Contudo, precisamos falar também a respeito das potenciais desvantagens de ter uma loja escura. A principal desvantagem é a possibilidade de escolher uma localização ruim. Nesse caso, a estratégia tem impacto na lucratividade da companhia. 

Localização é sempre um ponto delicado em qualquer estratégia de marketing e demanda bastante estudo. Outro ponto que deve ser considerado é a importância de fazer a integração e gestão do hub logístico. Quando não se tem um bom trabalho nesse sentido, não adianta nem estar em um ponto bem localizado.

Isso quer dizer que as empresas que desejam trabalhar com dark stores precisam conhecer profundamente seus públicos e saber o que estão fazendo. O despreparo pode ser o grande vilão desse método e levar a empresa a sofrer com a perda do investimento na dark store. Ao tomar a decisão de implementar a estratégia, é crucial fazer um amplo estudo para não errar.

Embora, como citamos anteriormente, o investimento para montar uma dark store seja menor do que uma loja convencional, ainda representa uso de recursos. Os gestores devem manter seu foco em fazer o melhor possível com os recursos que possuem. Uma dica é fazer uma análise constante dos resultados da dark store para ter certeza de que é um investimento com bons retornos. 

Agora você já sabe o que é uma dark store, as suas vantagens e desvantagens! Já conhecia essa modalidade de estabelecimento? Comente abaixo!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010