Qual papel de um Gerente Comercial?

Gerente comercial

Veja quais são as principais funções de um gerente comercial.

O gerente comercial é um profissional de grande relevância dentro das empresas. Dentre as funções principais desse cargo estão o gerenciamento da equipe de vendas e a criação de ações de venda. Dentro dessas duas atribuições principais há uma série de outras funções embutidas. 

Ao longo do artigo iremos explicar com mais detalhes quais são as funções de um gerente comercial. Essa é uma boa leitura tanto para as empresas que estão se preparando para contratar esse colaborador, quanto para os profissionais que querem assumir esse posto. 

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Gerente comercial: qual é o papel desse profissional?

O cargo pode ser nomeado como gerente comercial ou gerente de vendas. Sua função consiste basicamente no gerenciamento da equipe de vendas. O profissional que assume essa função deve selecionar, capacitar e motivar a sua equipe. Porém, suas tarefas não estão limitadas a essas atribuições. 

Um bom gerente comercial deve buscar formas de alcançar as metas estabelecidas, mantendo o nível de satisfação dos clientes. As funções desse cargo vão muito além da liderança da equipe. É necessário conhecer e saber como aplicar técnicas de vendas, fazer pesquisas de mercado, cuidar do relacionamento com os clientes e pós-venda. 

Também faz parte do escopo de atividades do gerente comercial manter um bom relacionamento com a direção da companhia. Esse profissional deve ter um bom diálogo com os demais departamentos para planejar ações de marketing direcionadas. 

Gerente comercial: conheça as principais atribuições e funções do cargo

O gerente comercial é um profissional que tem uma série de atribuições importantes em sua rotina de trabalho. Confira, a seguir, quais são as principais atribuições do cargo e como atendê-las satisfatoriamente. 

Planejamento

Com tanta coisa para fazer e coordenar, é importante que o gerente comercial tenha um bom planejamento, não é mesmo? O profissional dessa área deve conhecer profundamente o processo utilizado pela companhia para fazer um planejamento coerente.

Apenas com esse conhecimento será possível estabelecer os parâmetros para seu método de trabalho. Também faz parte da atividade informar-se sobre o mercado em que se pretende inserir para fazer um planejamento coerente. 

Organização

Para organizar suas atividades e as da equipe, é determinante que o gerente comercial conheça as etapas de todos os processos de venda. É crucial definir metas e objetivos para serem alcançados ao longo da jornada de vendas. O gerente ainda deve distribuir as tarefas de cada colaborador de acordo com o perfil dos mesmos. 

Responsabilidades devem ser delegadas, visando que cada colaborador contribua da melhor forma possível. Cabe ao gerente comercial o estabelecimento de normas, regras e diretrizes que deverão ser seguidas pelos colaboradores. 

Liderança

O gerente comercial é também o líder da equipe de vendas, sendo o responsável pelo direcionamento da equipe. Isso significa que é atribuição dele distribuir tarefas e cobrar resultados. Também é tarefa dele dar condições para que a equipe entregue os resultados esperados. 

O ambiente de trabalho deve ser saudável e estar sob uma liderança forte e que dialogue sempre que necessário. Diariamente, esse gerente deve apontar o caminho para a sua equipe chegar aos melhores resultados, ele deve estar presente, mas sem uma postura autoritária. Todos os dias, o gerente comercial deve se certificar de que os membros da equipe tenham acesso a todas as ferramentas de que necessitam. 

Controle

Uma das funções mais relevantes do gerente comercial é manter o gerenciamento de vendas sob controle. Esse controle está associado ao acompanhamento dos resultados. Não basta definir números e percentuais a serem alcançados, é preciso participar da busca pelos mesmos. 

Recomendamos que o gerente comercial trabalhe com KPIs (indicadores-chave de desempenho). Esses indicadores possibilitam que o gerente de vendas identifique os seus próprios resultados, os da sua equipe e o alcance de metas. Os resultados dos indicadores possibilitam fazer ajustes aos processos e à estrutura da equipe. 

Gerente comercial: características importantes para o perfil

Para que o profissional consiga cumprir com todas as suas tarefas é fundamental ter algumas tarefas. 

1. Capacidade de liderança

Liderar não é o mesmo que ser chefe. O líder é alguém com a habilidade de desenvolver habilidades em outras pessoas. O chefe, por sua vez, é alguém que dá ordens que devem ser simplesmente seguidas. Adotando a postura de líder, o gerente comercial tem mais chances de conquistar bons resultados, sem desgastes ou contratempos. Ressaltamos que todo mundo pode desenvolver a habilidade da liderança. 

2. Proatividade

Tomar decisões é uma parte importante das atividades do gerente comercial. No dia a dia, é natural que algumas decisões pertinentes precisem ser tomadas fora do planejado. O mais importante é saber se antecipar aos problemas e ter agilidade para solucioná-los da melhor forma possível. 

3. Competitividade

A área de vendas costuma ser bastante competitiva e ter essa característica é interessante. Obviamente que é essencial saber balancear essa característica com atitudes razoáveis. A competitividade deve ser o combustível para impulsionar a equipe e não para criar rachaduras. 

4. Ética profissional

Trabalhar com ética é crucial em qualquer cargo, mas ainda mais relevante para quem ocupa um posto de destaque. O gerente comercial não pode se esquecer de que é o exemplo para os outros membros da equipe. A ética contribui para manter a qualidade dos serviços, a transparência e a boa imagem profissional. 

5. Habilidade interpessoal

Diariamente, o gerente comercial precisa lidar com muitas pessoas de perfis diferentes, incluindo profissionais de outros setores. Isso demanda uma boa capacidade interpessoal, ou seja, de lidar com as pessoas extraindo o melhor delas. 

6. Conhecimentos específicos

O gerente comercial deve conhecer bem os produtos e serviços com que trabalha. Também precisa ter conhecimentos específicos a respeito da sua área de atuação. Técnicas de finanças, gestão, entre outros, são diferenciais relevantes para o cargo. 

7. Organização e disciplina

O profissional dessa área deve ser organizado e disciplinado para conseguir cumprir todas as suas atividades. A lista de atividades diárias do gerente comercial é bastante extensa e demanda versatilidade para estar pronto para cada tarefa. 

Agora você já conhece bem o papel do gerente comercial! Aproveite para comentar abaixo e compartilhar o conteúdo com amigos que desejam trabalhar nessa área.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010