Você, de fato, sabe o que é ter estresse? Saiba a diferença entre estress e distress

O estresse é divido em duas fases: o eustress e o distress. O eustress auxilia na produtividade e o deustress pode interferir na capacidade de concentração da pessoa.

O ritmo de vida atual, junto a problemas emocionais, carga e condições de trabalho, problemas financeiros, perfeccionismo e violência urbana são alguns fatores influenciadores no nível de estresse no indivíduo. Como você já deve saber, o estresse é uma reação do organismo quando o ser humano entra em contato com determinada situação, mas você sabia que em certos momentos ele pode ser benéfico?

A questão é que cada indivíduo responde de maneira diferente às situações. Sendo assim, o que pode resultar em algo positivo para você pode não surtir o mesmo efeito em outra pessoa, por exemplo.

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Eustress e Distress: saiba a diferença

O estresse, em sua fase inicial, produz adrenalina, o que gera energia e torna a pessoa mais produtiva. O nome que se dá a esse estágio é eustresse. Neste caso, ele é algo construtivo, que estimula o indivíduo, aumenta seu envolvimento, mantém a concentração focal, provoca a sensação de bem-estar, gera controle da situação e, consequentemente, impulsiona a ação. É o caso de uma promoção no trabalho, o nascimento de um filho e conhecer pessoas novas.

Já quando o estress se torna prejudicial ao ser humano, ele é denominado distress e se manifesta quando a pessoa não consegue se adaptar a determinada situação, tornando-se incapaz de se concentrar, mudar tal circunstância e voltar ao seu estado normal. Como reação, o corpo provoca desequilíbrio físico e emocional, ansiedade, insônia, dores variadas no corpo, distúrbios alimentares, queda das defesas imunológicas, agressividade e baixa eficiência, além de gerar problemas no trabalho e na vida pessoal. O distress intimida o ser humano, fazendo com que ele fuja do problema e não tente solucioná-lo.

Como evitar o distress

Você pode incorporar determinadas ações para que o eustresse torne-se parte da sua rotina e, consequentemente, possa melhorar a sua qualidade de vida. Conheça algumas delas:

  • Organize seu tempo para que prazos e tarefas possam ser cumpridas de acordo com o planejado.
  • Tenha um tempo para você.
  • Durma as horas necessárias.
  • Separe a vida pessoal da profissional.
  • Planeje viagens, assim você pode sair da sua zona de conforto.
  • Partilhe de forma moderada seus problemas com outras pessoas.
  • Faça exercícios físicos. A prática libera endorfina, substância que causa sentimentos agradáveis.
  • Tenha uma alimentação equilibrada.
  • Defina prioridades.
  • Não adie tarefas.
  • Entenda seus limites.
  • Evite o perfeccionismo.
  • Não antecipe problemas.
  • Não se preocupe com situações imaginárias.
  • Tenha disponibilidade para a sua família e amigos.
  • Tenha um hobby: leitura, assistir filmes e séries, arte, trabalho voluntário.

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As situações cotidianas, as várias horas no trabalho e os diversos problemas que você enfrenta durante a vida são alguns dos fatores que podem ser obstáculos para o alcance do eustresse. Sendo assim, o Coaching pode, através de ferramentas adequadas, ajudá-lo a traçar metas, entender mais sobre si mesmo e, assim, eliminar o distress da sua rotina e atingir resultados extraordinários.

Conseguiu identificar qual dos tipos de estresse é presente no seu dia a dia? Comente e compartilhe este artigo nas redes sociais.

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Imagem: luanateutzi / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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