Como melhorar a concentração com Coaching

homem concentrado no trabalho

g-stockstudio / Shutterstock A concentração permite a realização de projetos e atividades, bem como organizar melhor o dia e se aprimorar.

Você se considera uma pessoa focada? Em uma escala de 0 a 10, que nota você dá para a sua concentração no trabalho? Você costuma se distrair com muita facilidade? Quantas vezes por dia você pausa seu trabalho para checar e-mails pessoais, redes sociais ou seu celular? A resposta para essas perguntas pode lhe dar um bom panorama de como anda sua dedicação e foco no trabalho.

A concentração é, sem dúvida, um dos principais requisitos para que os profissionais tenham uma carreira de sucesso. Isso porque quem consegue manter o foco obtém muito mais resultados em seu dia a dia de trabalho.

Esta habilidade é fundamental em qualquer contexto da vida, e não apenas no âmbito profissional. Com concentração, é possível finalizar projetos e atividades dentro do prazo, planejar e concluir demandas de trabalho, organizar melhor o dia, praticar atividades físicas e, ler um livro, estudar e realizar diversas outras coisas.

Dicas de Coaching para melhorar a concentração no trabalho

Confira dicas poderosas de como melhorar a concentração e manter o foco em seu dia a dia profissional:

Divida seu trabalho em pequenas partes

Divida suas tarefas e demandas em parcelas, e sempre faça pequenas pausas para relaxar o cérebro. Se você ficou uma hora realizando alguma atividade sem nenhuma interrupção, por exemplo, faça uma pausa de alguns minutos para tomar um café e descansar a mente.

Essa atitude é importante porque, segundo especialistas da neurociência, o cérebro se mantém fixado em alguma tarefa por apenas 50 ou 60 minutos, e depois desse período a concentração tende a diminuir. Por isso, fazer pequenos intervalos é importante para manter a concentração durante todo o dia.

Se alimente adequadamente ao longo do dia

Trabalhar sem se alimentar adequadamente é um inimigo de quem deseja manter o foco no trabalho. Isso porque, para funcionar e se concentrar, o cérebro necessita de energia que só é possível alcançar por meio de uma boa alimentação.

O ideal é que você se alimente de três em três horas e tome bastante água ao longo do dia. Segundo especialistas, quando o corpo está bem alimentado e com suficiente reserva de energia, o cérebro tende a não se distrair com a fome.

Ouça música

Ouvir uma música relaxante pode ser um excelente aliado para aqueles que desejam manter a concentração. Além de eliminar os diferentes barulhos do ambiente, ela pode gerar sensação de relaxamento e bem-estar. Essa dica, entretanto, deve ser seguida com cautela para que a música não acabe se tornando uma distração.

Tente ser um profissional organizado

Segundo a neurociência, bagunça em excesso pode estimular o cérebro a se espelhar no ambiente. Ou seja, se o ambiente de trabalho é extremamente desorganizado, a tendência é que o sistema nervoso capte o ambiente externo, dificultando ainda mais a concentração. Por isso, dedique parte de seu tempo à organização.

Quais outras dicas você considera importantes para ajudar a manter o foco e a concentração? Deixe o seu comentário e contribua com o conhecimento!

Gostou do artigo?

Esses e outros aspectos da liderança são abordados com mais intensidade na nossa formação PSC - Professional & Self Coaching. Preencha o formulário abaixo e fale agora com um consultor especializado. Desenvolva sua
vida pessoal e sua carreira com a metodologia mais transformadora do mercado.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010