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Como gerenciar as emoções no ambiente de trabalho

04/02/16

O gerenciamento de suas emoções no trabalho é essencial para que a sua imagem seja bem vista.

Embora a construção do currículo perfeito, o desenvolvimento de habilidades técnicas e o aperfeiçoamento sejam itens fundamentais para o sucesso da carreira de qualquer profissional, também é necessário que o indivíduo tenha domínio sobre suas atitudes no ambiente de trabalho.

As emoções fazem parte do ser humano, e separar a bagagem pessoal da vida profissional é um verdadeiro desafio para qualquer profissional. Porém, é possível administrar as emoções de modo que elas não afetem negativamente a convivência no trabalho e as relações pessoais.

O que são as emoções

As emoções estão diretamente associadas à personalidade, ao temperamento, à motivação e à experiência de vida de cada pessoa. Elas são responsáveis por tomadas de decisão rápidas, sem avaliação prévia do assunto ou circunstância, e envolvem reações biológicas como alterações na frequência cardíaca, na tonicidade muscular e no rubor da pele.

Um excelente exemplo de como as emoções atuam sobre as decisões é o medo, no qual a primeira reação é o impulso de fugir, antes mesmo que se tenha pensado nisso.

Gerenciando as emoções no trabalho

Gerenciar as emoções é fundamental para levar uma vida equilibrada e harmoniosa. Saber reconhecer as próprias emoções e a das outras pessoas, administrando as relações a partir dos sentimentos, permite a construção de relações satisfatórias. Essa habilidade é essencial no ambiente organizacional e para a manutenção dos vínculos profissionais.

Apesar de todas as dificuldades enfrentadas no ambiente corporativo, para atingir metas e gerar resultados positivos é importante tolerar as frustrações e aceitar tudo aquilo que foge do seu controle.

Quando você se sentir injustiçado, ameaçado ou provocado, por exemplo, tente entender a situação pela visão do outro, se colocando fora da situação. Essa atitude fará com que você consiga dominar suas emoções dentro do ambiente corporativo, conseguindo “esfriar sua cabeça” e refletir antes de tomar qualquer decisão.

8 passos para gerenciar as suas emoções no trabalho

- 1ª passo: assuma a responsabilidade pela emoção que sente;

- 2º passo: fale sobre a situação de maneira clara e sem se alterar;

- 3º passo: seja direto e fale qual comportamento ou situação lhe causou desconforto;

- 4º passo: mostre quais foram os impactos negativos causados pela situação;

- 5º passo: busque cooperação, visando mudanças nos outros e em você;

- 6º passo: proponha novas alternativas de relacionamento para que a situação não volte a acontecer;

- 7º passo: negocie novas alternativas;

- 8º passo: comprometa-se, também, com a mudança e agradeça o empenho de todos.

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Imagem: cunaplus / Shutterstock

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Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

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